Melhores canais de YouTube para crianças

Se tem filhos pequenos, sabe que é quase impossível mantê-los longe da internet por muito tempo. Até parece que esta geração já nasceu conectada com a tecnologia, tal é o interesse e a facilidade em manusear os mais diversos dispositivos (quem nunca se espantou com a habilidade dos dedos sobre telas e teclados que atire a primeira pedra!).

Muitas vezes nós, os pais – sobretudo aqueles que já passam dos trinta anos , sentimo-nos perdidos com tantas novidades, múltiplas ferramentas e um oceano de conteúdo disponível em diferentes plataformas, principalmente naquela que é a plataforma de vídeo mais famosa do mundo, o YouTube.

Mas, como nem tudo são flores, infelizmente a plataforma está cheia de armadilhas para os miúdos. Certamente já notou que o ambiente virtual pode ser um prato cheio para pessoas mal intencionadas, que partilham vídeos de conteúdos questionáveis e até mesmo perigosos. Por isso, é preciso ficar sempre alerta ao que o seu pequeno assiste na internet, pois só assim este será um espaço amigável, capaz de proporcionar entretenimento e aprendizagem sem prescindir da segurança.

Para o ajudar nesta importante missão de influenciar positivamente os filhos, preparamos este artigo sobre os melhores canais de YouTube para crianças. São opções ricas e que têm muito a oferecer com a formação intelectual e cultural desses pequenos cidadãos que tanto precisam da nossa tutela responsável e, principalmente, de um olhar vigilante e amoroso. Confira as nossas dicas!

Melhores canais de YouTube para crianças

Saber escolher os melhores vídeos para o seu filho é uma tarefa que pode ensinar muito aos pequenos e também os proteger de conteúdos maliciosos (acredite, o YouTube está cheio deles!). Nesta lista elencaremos os melhores canais de YouTube para crianças de acordo com a avaliação de especialistas em educação.

1. YouTube Kids

A nossa lista de melhores canais de YouTube para crianças começa com o YouTube Kids, ambiente controlado da plataforma cujo conteúdo é 100% direcionado para as crianças. Não obstante, é necessário configurar as suas preferências, pois só assim será possível ter acesso a vídeos de acordo com a faixa etária dos mais pequenos.

2. Doggy Doggy Cartoons

Precisa de distrair o pequeno enquanto trabalha, mas comummente sente-se incomodado com vídeos barulhentos? Então este canal é perfeito para si – e para o seu filho, claro. O canal espanhol Doggy Doggy Cartoons é uma opção silenciosa (ou quase isso), visto que os vídeos contam histórias através de bonecos feitos de plasticina, sem diálogos, o que facilita a compreensão por parte de qualquer criança. As personagens, via de regra, são super heróis em versões bem humoradas, cujas ações garantem boas risadas aos miúdos. Vale a pena adicionar este aos favoritos, afinal de contas trata-se de um dos melhores canais de YouTube para crianças.

3. Zig Zag

O Zig Zag é o espaço de programação infantil da RTP para crianças dos 18 meses aos 14 anos. Durante este bloco, são exibidos desenhos animados e algumas séries infanto-juvenis live-action, além de um programa com o mesmo nome. A programação prioriza conteúdos educativos, com playlists que ensinam enquanto divertem os pequenos. Por lá, os miúdos vão poder aprender mais sobre biografias, mitos, lendas, histórias e invenções. Embora não se trate de um canal de YouTube é uma opção muito semelhante.

4. Rádio Recreio

Este canal, considerado um dos melhores canais de YouTube para crianças, é dedicado aos pequenos que adoram ouvir música e dançar. A Rádio Recreio disponibiliza playlists para todos os gostos, com canções animadas e divertidas que vão fazer o maior sucesso nas festas de aniversário, no carro – durante a ida e vinda da escola -, na estrada e onde mais houver um dispositivo conectado! Os seus filhos vão descobrir as novas canções do Panda e os Caricas, da Pipi das Meias Altas, entre outros, sempre na companhia do amigo REC.

5. Pulga Atrás da Orelha (Toys’R’Us)

O objetivo deste canal, de propriedade da multinacional norte-americana Toys’R’Us, é partilhar vídeos lúdicos e pedagógicos, que proporcionem diversão e muitas aprendizagens para as crianças. A marca de brinquedos explica que o facto de, hoje em dia, as crianças a partir dos dois/três anos já utilizarem o YouTube, levou-a a criar o canal, para ir até onde está o seu público. Não poderia faltar nesta lista de melhores canais de YouTube para crianças!

6. Disney Junior

O nome não nega: estamos a falar daquela que é referência mundial na produção de conteúdo infantil há quase um século! O Disney Junior, canal da Disney voltado para crianças, disponibiliza vários vídeos educativos, canções infantis e segmentos como os “Momentos Mágicos” e o “Top 5” das suas séries favoritas. Os seus filhos vão adorar conhecer os grandes clássicos e também as novidades deste que é, sem dúvidas, um dos melhores canais de YouTube para crianças.

7. Boomerang PT

O Boomerang PT é um canal que aposta nos clássicos que marcaram a infância de muitos pais – que agora poderão apresentar aos pequenos os seus desenhos favoritos. Como não se divertir com as aventuras de Tom e Jerry, do Scooby-Doo, The Looney Tunes, Mr.Bean e tantos outros títulos que garantem a diversão da criançada (e dos adultos também)! Ademais, o canal disponibiliza jogos, partidas, dicas e muito mais. Não deixe de conferir!

8. Baby TV

Achou que não nesta lista nada direcionado para os bebés? Mas é claro que não deixaríamos de fora, afinal de contas, também adoram cores e sons! Apresentamos-lhe o Baby TV, um dos melhores canais de YouTube para crianças, cuja programação pré-escolar é totalmente livre de anúncios e feita por especialistas em infância. Vai gostar de conhecer este universo encantador cheio de música e diversão, que certamente vai ensinar (e divertir) muito o seu filho.

Proteger os seus filhos de conteúdo impróprio

Considerando a quantidade de conteúdo impróprio partilhado no YouTube, é fundamental que os pais tomem alguns cuidados para que seja, de facto, um espaço amigável para os mais pequenos. Para isso, basta que siga as seguintes recomendações:

Utilize o “Modo restrito” do YouTube

O Modo Restrito do YouTube é uma ferramenta de controlo parental opcional que “usa sinais, como título de vídeo, descrição, metadados, revisões de diretrizes da comunidade e restrições de idade, para identificar e filtrar conteúdo para maiores de idade”. Embora esta ferramenta não seja infalível, é ainda melhor do que nenhuma proteção, não é mesmo?

Passo a passo para ativar o “Modo restrito” no computador:

  1. Clique na sua imagem do perfil;
  2. Em seguida clique em “Modo restrito”;
  3. Na caixa apresentada na parte superior direita, clique em “Ativar Modo restrito” para ativar ou desativar.

Passo a passo para ativar o “Modo restrito” na app do YouTube:

  1. Inicie a sessão na sua conta do YouTube;
  2. Na parte superior direita, clique no ícone do perfil;
  3. Selecione “Definições” e, em seguida, “Geral”;
  4. Ative o “Modo restrito”.

Pronto, terminou a operação! Agora, basta repetir o processo com outros navegadores e outros computadores. Ademais, não esqueça de sair da sua conta YouTube/Google quando terminar a configuração, o que evitará que o seu filho mais curioso desligue o Modo Restrito.

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)