Ossos do corpo humano: quantos são e para que servem?

Alguma vez já parou para pensar sobre os ossos do corpo humano, quantos são e para que servem? Se até hoje ainda não tinha tido essa curiosidade, então está na hora de fazer uma imersão neste assunto tão interessante! Acompanhe o artigo que preparamos para si e bons estudos!

Quantos são os ossos do corpo humano?

Estrutura formada por vários ossos e cartilagens, o esqueleto humano é responsável por várias funções, entre elas, a nossa movimentação. Por se encontrar na parte interna, recebe o nome de endoesqueleto ou endoesqueleto, como é também conhecido, sendo formado por mais de 200 ossos, mais precisamente, 206, tendo como referência o corpo de um adulto.

Todavia, um recém-nascido possui aproximadamente 300 ossos, que durante o crescimento vão-se fundindo uns aos outros; ou seja, esses ossos do corpo de uma criança não são absorvidos ou destruídos, como erroneamente algumas pessoas pensam.

Principais funções dos ossos do corpo humano

Engana-se quem pensa que os ossos do corpo humano servem apenas para ajudar na movimentação corporal! São muito importantes e desempenham outras funções primordiais, tais como:

  • Sustentação: formam um esqueleto complexo, que abriga e suporta todos os órgãos e tecidos. Juntamente com os músculos, os ossos são responsáveis pela nossa sustentação;
  • Articulação do movimento: como referido, os ossos do corpo humano permitem a nossa movimentação, trabalhando em conjunto com articulações e músculos;
  • Proteção: englobam importantes estruturas do corpo, e atuam protegendo os órgãos. Por exemplo, a caixa torácica é responsável por proteger os pulmões e o coração;
  • Hematopoiese: a produção de células do sangue acontece no interior dos ossos, nomeadamente, na medula óssea;
  • Armazenamento de minerais: os ossos do corpo humano abrigam grande quantidade de cálcio, o que ajuda no equilíbrio dessa substância em nosso organismo.

Divisão dos ossos do corpo humano

Os ossos do corpo humano podem ser divididos em dois grupos, isto é, a parte axial e a parte apendicular. A parte axial é formada por 80 ossos, sendo 28 ossos que formam o crânio, 1 osso hioide, 26 ossos que formam a coluna, 24 costelas e 1 esterno.

Quanto à parte apendicular é formada por 126 ossos, sendo 64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular) e 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica). Adiante, falaremos de forma detalhada sobre os principais ossos do corpo humano, continue a leitura.

Ossos do crânio

No crânio existem ossos que, na sua maioria, estão juntos em virtude das articulações imóveis. Estão relacionados com funções importantes do organismo, como a proteção do encéfalo e o processo de fala e de mastigação, sendo esta última possível pela presença da mandíbula.

Os ossos que formam o crânio podem ser divididos em dois grupos: ossos faciais e cranianos:

  • Ossos faciais: maxilas (duas), zigomáticos (dois), nasais (dois), lacrimais (dois), conchas nasais (dois), palatinos (dois), mandíbula e vômer. Todos os ossos são encontrados aos pares, com exceção do vômer e da mandíbula. Importante referir que a mandíbula é o osso mais forte da face, bem como o mais longo. Ademais, é o único que apresenta articulação móvel.
  • Ossos cranianos: ossos parietais, temporais, occipital, frontal, esfenoide, etmoide, ossículos auditivos e ossos suturais. Os ossos parietais e temporais são encontrados aos pares. Os ossículos auditivos são seis, e os ossos suturais possuem número variado.

Coluna vertebral

Importante referir que a coluna vertebral é essencial para a sobrevivência do indivíduo, pois garante, entre outras funções, suporte para o corpo e proteção para a medula espinhal, que é uma porção do sistema nervoso central. Os ossos do corpo humano que formam a coluna vertebral são denominados vértebras. Entre uma vértebra e outra, estão os discos intervertebrais, que atuam como um “colchão” entre cada um desses ossos.

Na coluna vertebral existem sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, sacro e cóccix. O sacro é formado pela fusão de cinco vértebras, enquanto o cóccix é formado pela fusão de quatro vértebras.

Membros superiores

Os membros superiores são formados pela cintura escapular, pelo braço, antebraço, punho e pela mão. A cintura escapular é formada por dois ossos, clavícula e escápula, e desempenha uma importante função, que é a de unir os membros superiores ao tórax.

Nos braços, antebraços, punhos e mãos, temos os seguintes ossos do corpo humano:

  • Úmero: maior osso do membro superior, responsável por formar o braço.
  • Ulna e Rádio: formam o antebraço, sendo a ulna o mais longo deles.
  • Ossos do carpo: formam o nosso punho e representam um grupo de ossos dispostos em duas fileiras de quatro ossos. Os ossos do carpo são denominados escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato e uncinado.
  • Metacarpos: grupo de cinco ossos que formam a palma da mão.
  • Falanges: são os ossos do corpo humano que formam os nossos dedos. São classificadas em: falange proximal, média e distal. O polegar conta com duas falanges, enquanto os outros dedos da mão apresentam três falanges.

Membros inferiores

Os membros inferiores são formados pela cintura pélvica, coxa, joelho, canela, panturrilha e pé. A cintura pélvica desempenha a função de unir os membros inferiores ao esqueleto axial e é formada pelos ossos pélvicos ou ossos do quadril.

Os ossos do quadril são formados a partir de três ossos: ílio, ísquio e púbis. Na coxa, no joelho, na canela, panturrilha e no pé, estão presentes os seguintes ossos:

  • Fêmur: conhecido por ser o mais longo dentre os ossos do corpo humano, o fêmur forma a nossa coxa.
  • Patela: forma o joelho.
  • Tíbia: conhecida como osso da canela.
  • Fíbula: osso da panturrilha.
  • Ossos do tarso: tálus, calcâneo, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral. Os ossos do tarso são similares aos ossos que formam nossos punhos.
  • Metatarsos: grupo constituído por cinco ossos.
  • Falanges: ossos do corpo humano que formam os dedos. O hálux, popularmente conhecido como “dedão do pé”, é formado por duas falanges, enquanto os outros dedos dos pés são formados por três falanges.

De que são formados os ossos do corpo humano?

Embora muitas pessoas acreditem que os ossos do corpo humano são constituídos exclusivamente de cálcio e fosfato, importa referir que estes são formados também por inúmeros tipos celulares que pertencem ao tecido ósseo.

No tecido ósseo são encontradas células como:

  • Osteócitos: ficam situados em cavidades presentes no interior da matriz óssea;
  • Osteoblastos: responsável pela secreção da parte orgânica da matriz óssea;
  • Osteoclastos: atuam reabsorvendo o tecido ósseo, o que garante o remodelamento do osso.

A matriz óssea é mineralizada, por isso o tecido é resistente. É composta por uma parte inorgânica, rica em fosfato e cálcio, e uma parte orgânica, que apresenta, principalmente, fibras colágenas.

Curiosidades sobre os ossos do corpo humano

Agora que já sabe o que são, para que servem, de que são formado e quantos são, que tal conhecer algumas curiosidades sobre os ossos do corpo humano? Confira:

  • Os humanos possuem o mesmo número de ossos no pescoço que as girafas.
  • O osso que mais se rompe é a clavícula.
  • Existem mais de 230 articulações moveis e semimóveis no corpo.
  • Os ossos representam 14% do nosso peso.
  • Os ossos são duros por fora, mas macios por dentro.
  • O esmalte dos ossos é a substância mais dura do corpo.

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)