Quais as melhores praias de Portugal?

Igrejas milenares. Castelos. Palácios. Mosteiros. Vinhas centenárias. É possível encontrar tudo isto em Portugal. Estas são as nossas joias culturais, das quais muito nos orgulhamos e que atraem milhões de turistas todos os anos às terras lusitanas. Todavia, nem só de história vive o turismo português, afinal de contas, por aqui existem belezas naturais dignas de encantar os mais exigentes visitantes, entre elas, as nossas belíssimas praias.

Sim, Portugal é um ótimo destino de verão, não duvide! O nosso litoral tem das melhores e mais bonitas praias da Europa, muito contribuindo as suas falésias e um extenso mar azul claro, quase transparente. Algumas são disputadíssimas; outras, ainda preservam os seus ares paradisíacos e singulares. Facto é que, de norte a sul, é possível encontrar praias de excelente qualidade.

Para o ajudar a conhecer um pouco mais sobre este assunto, sobretudo se já estiver a planear as suas próximas férias, redigimos o presente artigo no qual encontrará uma lista daquelas que consideramos serem as melhores praias de Portugal.

As 10 melhores praias de Portugal

Está na hora de exaltar os nossos mares e mostrar para todo o mundo que Portugal, assim como Malta, Grécia e Itália, também tem um litoral que é uma verdadeira preciosidade!

Em seguida, listamos as 10 melhores praias de Portugal, sem ordem de preferência, afinal de contas, cada uma tem características bem distintas. Caberá a si escolher a sua preferida, aquela que mais tem a ver com a sua personalidade, e colocá-la no seu roteiro de viagem. Vamos lá?

1. Praia da Dona Ana, Lagos

Praia Dona Ana, Lagos

Sabia que a Praia da Dona Ana, no Algarve, foi eleita em 2013 como a melhor praia do mundo pela revista espanhola Condé Nast Traveller? Ficou surpreendido? Pois não ficará depois que puder conhecê-la de perto e saber o que muitos já descobriram: esta certamente merece estar entre as melhores praias de Portugal.

Localizada na cidade de Lagos, apresenta uma paisagem de tirar o fôlego, com formações rochosas impressionantes, areias douradas, águas claras e tranquilas e falésias repletas de grutas. Embora a faixa de areia seja extensa, aconselhamos que chegue cedinho e garanta o seu lugar, pois a Praia da Dona Ana é bastante procurada e costuma ficar bem cheia nos finais de semana.

2. Praia da Marinha, Lagoa

Praia da Marinha, Lagoa

Sabe certamente que o Algarve é uma região incontornável no que toca a praias. A estonteante Praia da Marinha, localizada em plena zona costeira do concelho de Lagoa, é apenas um outro exemplo.

E porque pode ser considerada uma das melhores praias de Portugal? É simples. Trata-se de uma das mais bonitas e emblemáticas, além de ser considerada como uma das 10 mais belas praias da Europa e uma das 100 mais belas praias do mundo pelo renomado Guia Michelin.

A Praia da Marinha é bastante conhecida pelas suas falésias e pela qualidade da água, cuja transparência permite aos turistas visualizar o fundo marinho com precisão. Os seus valores naturais singulares foram reconhecidos com o galardão “Praia Dourada”, concedido pelo Ministério do Ambiente. Se ainda não conhece este lugar incrível, sugerimos que o faça, pois não se vai arrepender!

3. Praia de Galapinhos, Setúbal

Praia de Galapinhos, Setúbal

Localizada em pleno Parque Natural da Arrábida, a Praia de Galapinhos é uma das mais famosas de Setúbal e uma das melhores praias de Portugal. Além disso, foi eleita em 2017 pelo site European Best Destinations como a melhor praia da Europa.

Fama e reconhecimento não são por acaso: um mar calmo, de águas cristalinas que permitem vislumbrar a vida marinha é um argumento mais do que suficiente. É perfeita para quem não abre mão da sua privacidade, visto que o acesso à praia é mais complicado, fator que faz deste ambiente um deserto. Tem apenas 550 metros de comprimento e uma faixa de areia até o mar de 60 metros, características que a tornam única.

4. Praia do Guincho, Cascais

Praia do Guincho, Cascais

A Praia do Guincho, em Cascais, tem o seu lugar garantido na nossa lista de melhores praias de Portugal. E é merecido, pois a beleza incontestável do lugar é destino certo para aqueles que estão em busca de uma paisagem deslumbrante e, sobretudo, de emoção. Sim, não pense que as águas da Praia do Guincho são calmas, muito pelo contrário: o seu mar revolto é influenciado pelas correntes marítimas do Oceano Atlântico, cujas ondas gigantescas atraem surfistas de todo o mundo. Por lá, o vento bate forte, o que propicia condições ideais para a prática de desportos aquáticos como windsurf e kitesurf.

Todavia, não é o destino mais adequado para as crianças, pois as suas correntes ocultas podem representar um perigo, ainda que vários nadadores salvadores patrulhem a área durante a época balnear. Além disso, as dunas são baixas, por isso quase não oferecem abrigo para o sol e para o vento. Portanto, o Guincho é maravilhoso para surfistas e amantes de desportos aquáticos, mas não é a mais indicada para famílias em busca de um passeio tranquilo.

5. Praia de São Pedro do Estoril, Cascais

Praia de São Pedro do Estoril, Cascais

Depois de uma praia de “mar selvagem”, uma praia que é o verdadeiro paraíso para famílias e crianças em busca de diversão. Estamos a falar da Praia de São Pedro do Estoril, que não poderia faltar neste artigo sobre as melhores praias de Portugal.

A areia é branca e a água é limpa, e quando a maré está baixa, o mar forma grandes piscinas que fazem a alegria dos mais pequenos. Mas não pense que está fora da rota dos surfistas, pois existem ondas ideais para a prática do surf e também do bodyboard. Embora não seja a maior da região, proporciona um cenário pitoresco com falésias que circundam a praia e enchem os nossos olhos com a sua beleza.

6. Praia do Barril, Tavira

Praia do Barril, Tavira

Um areal extenso e magnífico a perder de vista. A Praia do Barril é uma das praias mais calmas da costa algarvia, mesmo durante o verão, por este motivo, é bastante procurada por famílias em férias pelo litoral Sul português. Além disso, ostenta regularmente a Bandeira Azul, sinal que indica a sua qualidade ambiental e faz desta uma das melhores praias de Portugal.

Como todo litoral da região do Algarve, possui um mar cristalino e surpreendentemente frio, detalhe que não chega a intimidar os visitantes à procura de descanso. Apesar dessa característica, é um dos destinos favoritos dos naturistas. Não possui rochas, peculiaridade que permite banhos de mar ainda mais descontraídos e relaxantes. Recomendamos que a conheça!

7. Praia do Portinho da Arrábida, Setúbal

Praia do Portinho da Arrábida, Setúbal

Pequena, mas de uma beleza exuberante! É por isso que a Praia Portinho da Arrábida, em Setúbal, foi considerada, em 2010, uma das Sete Maravilhas de Portugal na categoria praias e falésias.

Está localizada numa área de conservação ambiental, por isso a pesca é uma atividade proibida. Entretanto, se a sua intenção não é praticar pesca submarina, poderá divertir-se com um delicioso banho de mar em águas calmas e transparentes, ótimas para mergulho.

Caso goste de conhecer os arredores das praias que visita, ficará surpreso com a quantidade de locais de interesse localizados próximos ao Portinho da Arrábida, nomeadamente: o Museu Oceanográfico, a Pedra da Anicha, a Praia do Creiro e a Estação Arqueológica do Creiro. Ou seja, um passeio riquíssimo e encantador por uma das melhores praias de Portugal!

8. Praia da Galé, Armação de Pera

Praia da Galé, Armação de Pera

Entre as melhores praias de Portugal está a Praia da Galé, uma das mais impressionantes do Algarve. Trata-se de uma zona calma, ideal para quem deseja fugir de lugares movimentados.

Está dividida em duas partes, a parte leste e a parte oeste. Enquanto a parte leste é mais estreita e cheia de formações rochosas que naturalmente constroem piscinas naturais, a parte oeste é ampla e aberta, perfeita para os desportos náuticos. É um lugar tão peculiar que oferece ao turista características distintas; basta que escolha, de acordo com a sua preferência, o posicionamento ideal.

Possui afloramentos surpreendentes de rochas, águas límpidas e uma areia “fofa”, elementos que compõem uma paisagem deslumbrante. Embora a corrente possa ser eventualmente forte, é bastante procurada pelos portugueses durante o verão.

9. Praia do Carvalhal, Grândola

Praia do Carvalhal, Grândola

Mais uma praia que fez por merecer o galardão Bandeira Azul e o nosso espaço na lista de melhores praias de Portugal. Estamos a falar da Praia do Carvalhal, um enorme areal rodeado de dunas cuja beleza fará jus à sua visita no próximo verão.

A qualidade da água do mar, bem como os ventos fortes, são perfeitos para a prática de atividades como a natação, a pesca, o surf, o bodyboard ou o kitesurf. Além disso, a presença contígua de antigas lagoas dá à praia uma diversidade de paisagens únicas e biodiversidade peculiar e extremamente rica. Você certamente vai adorar desbravar cada cantinho desse recanto!

10. Praia do Castelo, Albufeira

Praia do Castelo, Albufeira

Para fechar a nossa lista de melhores praias de Portugal está a pequena, porém encantadora, Praia do Castelo, em Algarve. O nome faz referência aos paredões rochosos de 9 metros de altura, que remetem bastante a um castelo e contornam os 200 metros de areia.

O local é bastante agradável, oferecendo tudo que o turista pode desejar: uma bela paisagem, águas cristalinas e segurança, visto que durante o verão os nadadores salvadores vigiam a região.

Esta praia possui habitual o certificado da Bandeira Azul, o que comprova a qualidade do mar. Não obstante, é preciso referir que as falésias da Praia do Castelo são instáveis, por isso, não é aconselhável que se abrigue do Sol próximo a uma. Feita a ressalva, esperamos que desfrute de momentos maravilhosos num cenário absolutamente encantador!

Gostou das nossas dicas sobre as melhores praias de Portugal? E que tal escolher a sua praia favorita e visitá-la no próximo verão? Temos certeza de que vai adorar o litoral português e os seus surpreendentes recantos! Aproveite e partilhe este artigo com familiares e amigos! Quem sabe não vão juntos numa próxima aventura? Divirta-se!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)