Quais as melhores praias no Alentejo?

Já conhece a costa alentejana? Não? Mas certamente já ouviu falar neste paraíso que ostenta 150 quilómetros de belíssimas praias, que vai desde a baía de Setúbal até ao Algarve ocidental. No Alentejo, encontrará praias selvagens, alcançáveis apenas por estradas secundárias ou trilhos, e outras que são presença cativa na rota dos turistas que desejam mais animação.

Se está a planear as suas próximas férias, então recomendamos que leia este artigo, em que partilhamos consigo quais são as melhores praias no Alentejo. Está na hora de desbravar as maravilhas da costa alentejana que é famosa pelas suas paisagens deslumbrantes, praias fabulosas e locais de beleza única, que abrigam uma variedade de fauna e flora dignas de encantamento. Boa leitura e boa viagem!

As 10 melhores praias no Alentejo

Como já referimos a costa alentejana esconde algumas das melhores praias de Portugal, todavia, na impossibilidade de as listarmos todas, selecionamos aquelas que consideramos ser as melhores praias no Alentejo:

1. Praia da Comporta

Praia da Comporta, Troia

A Praia da Comporta é uma das mais belas praias da região, por isso, é inevitável constar nesta lista das melhores praias no Alentejo. Essa praia está localizada nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, no sul da Península de Troia. Lá existem todos os atributos necessários para atrair os turistas mais exigentes, visto a alta qualidade da água do mar, atestada pela sua bandeira azul e pela areia branca e limpa. Além disso, possui uma boa estrutura de apoio, nomeadamente estacionamento, casas de banho e chuveiros. Desfrute de um dia agradável neste paraíso!

2. Praia da Zambujeira do Mar

Praia da Zambujeira do Mar, Odemira

Outro destino que integra a nossa lista das melhores praias no Alentejo é a famosa Praia da Zambujeira do Mar, destino muito concorrido pelos turistas durante o verão. Por lá acontece, regra geral, no primeiro fim de semana de agosto, o Festival do Sudoeste, evento que atrai centenas de milhares de visitantes que querem aproveitar não só a praia, mas também muita música e diversão. Quanto às belezas naturais, este recanto conta com falésias altas que proporcionam uma vista impressionante do oceano. O seu mar agitado é ideal para a prática do surf e do bodyboard. Se gosta de desportos aquáticos, certamente vai gostar desta praia!

3. Praia do Carvalhal

Praia do Carvalhal, Odemira

Na praia do Carvalhal encontrará uma paisagem inigualável e uma tranquilidade que o vai remeter a um paraíso tropical, em que é possível esquecer a rotina e o mundo. Fica localizada em Odemira e não conta com grandes infraestruturas, como bar ou restaurante, no entanto, conta com algo que não tem preço: paz. Se for visitar este recanto idílico, não se esqueça de levar todos os mantimentos, inclusive água. Temos certeza de que esta será uma experiência inesquecível numa das melhores praias no Alentejo.

4. Praia de Odeceixe

Praia de Odeceixe, Aljezur

Não é por acaso que a Praia de Odeceixe foi eleita uma das “7 maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de praias de arribas. Por lá, o turista pode aproveitar, não apenas o mar, mas também deliciosos banhos no rio. Sim, é possível encontrar a junção da água doce e da água salgada, uma festa das águas que atrai turistas em busca de boas condições para a prática de desportos como a canoagem. Na época da maré baixa, formam-se pequenas lagoas, proporcionando a diversão ideal para os mais pequenos, que podem brincar na água com segurança. Todavia, quando a maré vaza, é preciso cautela com as correntes que se formam.

5. Praia de São Torpes

Praia de São Torpes, Sines

A bonita Praia de São Torpes é uma das mais concorridas de todo o Alentejo durante o verão. Além dos banhistas, é destino ideal para os surfistas, que a elegeram como a melhor praia para praticar surf na região do Alentejo. A temperatura da água é um pouco mais elevada do que o habitual, e isso acontece em virtude da sua proximidade com a Central Termoelétrica da CPPE. Em relação à infraestrutura, por lá o visitante encontrará uma área para estacionamento, um restaurante e até mesmo uma escola de surf. Além disso, a limpeza do areal e a recolha do lixo é constante, sendo que durante o verão a praia é vigiada por nadadores salvadores.

6. Praia da Samoqueira

Praia da Samoqueira, Porto Côvo

Um lugar lindo e peculiar. Estes são os melhores adjetivos para descrever a intrigante Praia da Samoqueira, localizada na zona de Porto Côvo, em Sines. O seu areal é recortado nos rochedos, criando ambientes acolhedores e privados. A água na Praia da Samoqueira é de cor esmeralda, detalhe que dá ao visitante a sensação de estar num lugar paradisíaco. Por lá é também possível desfrutar de grutas, piscinas naturais e uma impressionante cascata de água doce, elementos que completam um cenário místico que só poderá ser compreendido se um dia for até lá.

7. Praia do Pêgo

Praia do Pêgo, Grândola

Selvagem, bela e muito procurada. Estamos a falar da Praia do Pêgo, disputada por turistas de todo o país. Mas os motivos de tanta procura vão além das belezas naturais – que proporcionam ao visitante admirar um oceano a perder de vista e sentir a brisa do Atlântico –, pois lá está localizado o Sal, eleito o melhor bar de praia do mundo pelos leitores da revista Condé Nast Traveler. Motivos não vão faltar para preparar as suas malas e partir para esta que é uma das melhores praias no Alentejo!

8. Praia do Farol

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes

Em Vila Nova de Milfontes encontrará praias que permanecem intocadas e a Praia do Farol, recanto protegido das vagas pela costa, característica que faz deste um lugar ideal para casais com filhos, visto oferecer águas pouco profundas e encantadoras piscinas naturais durante a maré baixa. Além disso, é possível contar, nesta que é uma das melhores praias no Alentejo, com uma razoável infraestrutura, que oferece ao visitante um restaurante em frente ao mar, além de ser vigiada por nadadores salvadores durante o verão. Vá e desfrute deste lugar cativante!

9. Praia do Malhão

Praia do Malhão, Vila Nova de Milfontes

Localizada entre Porto Côvo e Vila Nova de Milfontes, a Praia do Malhão possui um areal extenso, por isso foi dividido em três zonas: a norte, onde o turista encontrará grandes dunas que possibilitam a prática do naturismo; a sul, cuja encosta de rochas protege uma área ampla, e o centro, lugar em que três praias pequenas são protegidas do vento graças a formações rochosas. Mas prepare-se para enfrentar uma longa estrada de terra, o único acesso possível para este cenário idílico. De uma coisa temos certeza: não vai se arrepender!

10. Praia da Amália

Praia da Amália, Odemira

No Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina encontrará a inigualável Praia da Amália, uma verdadeira maravilha da natureza que está praticamente preservada no seu estado puro. O nome é uma homenagem à célebre Amália Rodrigues, que costumava frequentar este recanto tranquilo e de natureza quase selvagem. A Praia da Amália é bastante procurada por naturistas, sendo também um dos destinos favoritos de praticantes de surf e pesca desportiva! Um verdadeiro encanto!

Já escolheu qual a sua praia favorita? Então no próximo verão faça as malas e leve a sua família a conhecer as melhores praias no Alentejo, uma experiência que certamente lhes vai agradar! Quer mais opções? Que tal descobrir as melhores praias do Algarve? O importante é que desbrave o litoral português e assim prestigie nossas belezas naturais!

Luana Castro Alves

Graduada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)