Quer saber como branquear a roupa? Confira algumas dicas

A cor branca tem inúmeras vantagens face a outras cores, não só é particularmente bonita e permite inúmeras combinações, como é também uma ótima opção para peças de vestuário, roupa de cama, toalhas e outros produtos domésticos. Não obstante, tem também algumas desvantagens, visto que as peças desta cor ficam sujas e manchadas com relativa facilidade.

Por estes e outros motivos, torna-se particularmente importante para os adeptos do branco saber como branquear a roupa, afinal de contas, mesmo bem tratadas, com algum uso é normal que as peças de cor branca comecem a escurecer.

As manchas nos tecidos brancos surgem por diferentes motivos. Como já referimos, em muitas situações é o próprio tempo e uso que faz com que comecem a ficar encardidas. No caso das peças de vestuário, não podemos deixar de referir ainda o contato com cremes e desodorizantes que aplicamos no corpo, já para não falar no próprio suor. Mesmo lavando corretamente, parece que as manchas insistem em não sair.

Mas nem tudo está perdido! Existem muitas formas de branquear a roupa que podem ajudar. Neste artigo partilhamos algumas dicas que poderão ser úteis no seu dia a dia. Boa leitura!

Misturas caseiras para branquear a roupa

Além das manchas que tendem a surgir nas peças de roupa, é natural que a coloração branca se vá perdendo com o uso frequente e com as constantes lavagens.

Para evitar que isto aconteça ou mesmo para reverter a situação e branquear a roupa que já estiver encardida, existem algumas misturas caseiras, elaboradas com produtos banais que certamente terá por casa que costumam apresentar bons resultados. Entre os mais populares estão o vinagre, o limão, o leite e o bicarbonato.

Antes de entrar em mais pormenores, importa referir que é muito importante respeitar a dosagem, sob pena de os resultados não serem os desejados.

1. Bicarbonato de sódio

Este é um dos produtos que quase todas nós temos por casa, principalmente devido às inúmeras possibilidades de utilização. O bicarbonato de sódio pode ser usado para limpar vidros, limpar o forno e outras partes da cozinha, por exemplo. Trata-se de um produto que tem um preço muito baixo com um ótimo custo-benefício.

A capacidade de promover uma limpeza profunda faz com que o bicarbonato seja ótimo também para branquear a roupa. Regra geral, a sua utilização para este efeito é muito simples. Ao lavar, além do detergente (líquido ou em pó), só tem de acrescentar meio copo de bicarbonato de sódio.

Para as manchas mais difíceis de retirar, basta aplicar um pouco de bicarbonato de sódio diretamente sobre estas e deixar atuar por alguns minutos antes de avançar para a lavagem da roupa propriamente dita. Para potenciar o seu efeito, o bicarbonato pode ser misturado com um pouco de sumo de limão.

2. Vinagre branco

Trata-se de um produto que é bastante útil, visto funcionar em diferentes situações, como para limpar o mofo e também para branquear a roupa. A forma de aplicação é também bastante simples, devendo ser feita no momento em que for proceder à lavagem da roupa. Basta adicionar meio copo de vinagre ao detergente.

No caso de manchas mais resistentes, como as que costumam surgir na região das axilas, o ideal é, antes de lavar, colocar um pouco de vinagre na mancha e deixar atuar por cerca de uma hora. Depois é só enxaguar e lavar normalmente.

Além de ajudar a eliminar as manchas da roupa, a utilização de vinagre branco também faz com que as peças fiquem mais macias.

3. Leite

Pode até parecer estranho, mas muita gente utiliza leite para branquear peças de vestuário de tecidos delicados. Para isso, basta colocar as peças de molho numa bacia com um pouco de leite por aproximadamente duas horas. Depois só tem de enxaguar ou, se desejar, fazer uma lavagem simples com água e sabão neutro. O resultado são roupas brancas e mais macias.

4. Limão

O sumo de limão parece ser particularmente eficaz quando utilizado em conjunto com o bicarbonato de sódio, como já referimos. Não obstante, pode também funcionar quando usado separadamente, visto ter propriedades que ajudam a limpar em profundidade, sendo indicado também para limpar o bolor da roupa.

Uma dica importante se pretender branquear a roupa com sumo de limão é colocar algumas rodelas de limão numa panela com água, deixar ferver e colocar as peças manchadas, deixando-as de molho por aproximadamente uma hora. Depois é só lavar como habitualmente faz.

Outra possibilidade é combinar o sumo de dois limões com uma colher de sal, um pouco de detergente e água fria. A roupa deve ficar de molho e depois colocada ao sol para secar, sem lavar. Apenas depois de secar deverá ser lavada normalmente.

5. Água oxigenada

Trata-se de outro produto muito útil para branquear roupa. A forma mais indicada para o fazer é colocar um pouco de água oxigenada (10 volumes) nas manchas mais resistentes um pouco antes de as lavar. Alternativamente, pode elaborar uma pasta misturando um pouco de água oxigenada com bicarbonato de sódio, colocando-a também nas manchas e esfregando o tecido húmido.

Para manchas mais simples, basta adicionar meio copo de água oxigenada ao sabão durante a lavagem.

Uma das principais vantagens de branquear a roupa de forma natural, isto é, com recurso a misturas caseiras, é que estas são menos agressivas que os produtos químicos e industrializados que encontra nos supermercados. Assim, para além do meio ambiente, também a pele sai a ganhar, sobretudo para quem a tem mais sensível e tem tendência sofrer com alergias.

Qual a melhor forma de branquear a roupa?

Não existe uma técnica para branquear a roupa que possa ser considerada a “melhor”, tudo vai depender de cada pessoa e do tipo de tecido do vestuário. Neste âmbito, nada melhor que testar e ver qual apresenta melhores resultados.

Além das soluções caseiras que apresentamos, existem também alguns produtos profissionais para o branqueamento da roupa que poderá facilmente encontrar em qualquer supermercado.

Não obstante, ao comprar, é importante ler todas as instruções enunciadas na embalagem para saber qual a melhor forma de os usar, visto que em alguns casos, esses produtos poderão ser indicados apenas para o pré-lavagem, enquanto outros apenas durante a lavagem.

Dicas para peças de roupa branca

Além de ser importante saber como branquear a roupa, é também importante saber como cuidar das peças de vestuário de cor branca no dia a dia para que se mantenham limpas e sem manchas. Partilhamos algumas dicas:

  • Nunca lavar peças brancas em conjunto com peças coloridas;
  • Observar se a água está turva, visto que isso pode manchar;
  • Evitar a máquina de secar, privilegiando a secagem da roupa ao sol;
  • Não aplicar perfumes ou desodorizantes corporais diretamente na roupa.

Quem já tentou limpar roupas de cor branca sabe que não é propriamente uma tarefa muito simples. Todavia, esperamos que com todas as dicas de como branquear a roupa que fomos partilhando ao longo deste artigo a tarefa esteja mais fácil!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.