Relatório de estágio: o que é, como escrever e modelo

Com o objetivo de desenvolver de forma prática as habilidades profissionais de um estudante, os estágios são uma excelente oportunidade de aprendizagem, uma vez que  lhes fornecem experiência de atuação do mercado de trabalho na sua área de estudo.

Para que o estágio seja concluído satisfatoriamente, o estudante deverá apresentar um relatório por escrito, onde precisará descrever formalmente as suas funções e tarefas do dia a dia, além de evidenciar, sobretudo, o seu envolvimento direto com as atividades realizadas.

Entretanto, ao iniciarem os estudos, poucos são os estudantes familiarizados com a obrigatoriedade do relatório de estágio para a sua formação, bem como com as exigências textuais e estruturais deste escrito. Assim sendo, neste artigo partilhamos algumas informações úteis, nomeadamente como escrever um relatório de estágio, bem como alguns modelos que poderá usar como exemplo.

O que é um relatório de estágio?

De um modo geral, o relatório de estágio é um documento elaborado pelo estudante onde este deve relatar a sua experiência profissional e formativa durante o seu tempo de trabalho. Para isso, o relatório deve ser escrito como se o estudante fosse um funcionário regular a descrever as suas atividades na empresa, a sua aprendizagem com o cargo e as melhorias desenvolvidas na sua função.

Por outro lado, sendo muitas vezes uma etapa obrigatória para a emissão do diploma, o relatório de estágio serve ainda para informar os gestores educacionais (professores, mentores e orientadores) de todas as competências adquiridas pelo aluno, que, no futuro, poderão ser utilizadas ativamente no exercício da sua profissão. Além disso, a instituição de ensino pode utilizar o relatório para ajudar o aluno a ingressar no mercado de trabalho.

Como escrever um relatório de estágio?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a redação de um relatório de estágio requer um planeamento inicial, devendo começar antes mesmo da elaboração propriamente dita. Dessa forma, é recomendável que tome notas ao longo da sua experiência de estágio, uma vez que isso o ajudará a elencar os detalhes indispensáveis a serem escritos. Por fim, lembre-se que a proficiência de um relatório de estágio determina a eficiência de quem o escreveu.

Para lhe ajudar neste processo, confira abaixo as etapas básicas – pré-texto, texto e pós-texto – para a estruturação adequada de um relatório de estágio, lembrando de adaptar de acordo com a área de estudo e com as exigências da instituição de ensino.

I. Pré-texto

A primeira parte deste documento deve conter os elementos pré-texto, isto é, os componentes que antecederão o conteúdo central do relatório de estágio, sendo eles: a capa, a página de agradecimentos, o resumo, as informações sobre a empresa / instituição e o índice.

1. Capa

Com o objetivo de distinguir o relatório de estágio dos demais trabalhos académicos, a capa deve conter, principalmente, as informações do aluno, da instituição de ensino e da organização na qual o estágio foi realizado, bem como o título do trabalho apresentado. Procure incluir também o nome completo do professor / orientador responsável.

2. Agradecimentos (não obrigatório)

Embora os agradecimentos não sejam uma parte obrigatória do relatório de estágio, a maioria dos estudantes optam por os incluir no trabalho. Nesse caso, é necessário escrever de forma breve, tendo o cuidado de incluir o nome da pessoa ou da instituição a quem está a agradecer, bem como as respetivas razões.

3. Resumo e glossário

O resumo (ou abstract – caso a instituição exija uma versão na língua inglesa) é uma parte obrigatória em qualquer trabalho académico, na qual são apresentadas as informações gerais sobre o conteúdo central, sendo este, portanto, o primeiro contacto do leitor com o relatório de estágio. Para o fazer, o estagiário deve ter o cuidado de descrever as experiências do estágio, procurando incluir:

  • Descrição breve das funções;
  • Contribuição do aluno para a organização;
  • Metodologia aplicada para as observações e para a aplicação das melhorias;
  • Medidas de ação implementadas.

Ao fim do resumo, o estudante deve adicionar uma seção de palavras-chaves e termos técnicos (glossário) que serão utilizados ao longo do texto.

4. Índice

Para orientar e facilitar a leitura dos orientadores e demais interessados, o índice deve compreender todos os títulos e subtítulos utilizados para dividir o texto, indicando precisamente a página onde se encontram cada tópico mencionado. Caso o trabalho contenha anexos, o índice também deverá incluí-los e discriminá-los.

II. Texto

A segunda parte, refere-se ao texto em si, isto é, o conteúdo geral do relatório, onde o estagiário deve incluir os seguintes capítulos:

1. Introdução

Os primeiros parágrafos do texto devem ser reservados para a introdução, que tem como objetivo central introduzir o leitor no propósito do estágio, bem como esclarecer o interesse do estudante em desenvolver tal propósito durante o seu tempo de trabalho. Para isso, devem ser descritos de forma sucinta os projetos a serem elaborados para concluir este propósito, além dos métodos escolhidos para aplicá-los.

2. Descrição da organização

A segunda parte do corpo textual deve descrever a organização responsável pelo estágio, incluindo todas as características necessárias para contextualizar a experiência do estagiário. Esta descrição abrange:

  • Detalhes relevantes sobre a organização, como as principais funções, o público-alvo, as qualificações e méritos, valores e a missão enquanto entidade pública ou privada;
  • Departamento em que o estagiário trabalhou, bem como a descrição das atividades deste departamento;
  • Características que associam a organização com a área estudada e com o interesse de pesquisa do aluno.

3. Embasamento teórico

Após descrever as características da organização, é preciso estabelecer um embasamento teórico das atividades que serão elaboradas, bem como incluir referências de autores que, porventura, já tenham investigado o campo de atuação do estagiário. Sendo assim, deve ser determinada e pesquisada uma temática central, incluindo no relatório todas as repercussões previamente discutidas desta temática, além das abordagens utilizadas e as suas devidas conclusões.

O embasamento teórico é necessário para que o relatório de estágio adquira credibilidade científica e académica, além de ajudar o estagiário a desenvolver a metodologia necessária para a aplicação das medidas de ação no ambiente de trabalho.

4. Descrição das atividades do estagiário e resultados obtidos

Este é o ápice do relatório de estágio, em que o estudante deve descrever detalhadamente e desenvolver a respeito das suas atividades no dia a dia da organização. Para a conclusão desta seção, inclua de forma concisa e clara:

  • Todas as funções e responsabilidades do estagiário na organização;
  • Medidas de ação implementadas pelo estudante, bem como os respetivos resultados da aplicação destas medidas;
  • Cronograma utilizado para a realização as atividades diárias;
  • Competências e habilidades adquiridas durante o período de experiência;
  • Propostas coerentes e exequíveis de melhoria para a organização;
  • Reflexão sobre a aprendizagem do estudante, tanto a nível profissional quanto pessoal.

5. Conclusão

Por fim, a conclusão do relatório de estágio deve analisar o desfecho de todas as reflexões supracitadas, incluindo as principais consequências da aplicação da metodologia escolhida, além das perspetivas futuras para a temática central. O estagiário pode ainda, escrever uma síntese das suas atividades, apresentando uma análise crítica final do período de experiência.

III. Pós-texto

Com o texto já finalizado, a seção pós-texto deve conter os anexos e as referências bibliográficas. Nesse sentido, é recomendável que sejam anexados ao relatório de estágio todo o material de apoio e as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do estudo. No caso das referências bibliográficas, estas devem ser apresentadas sempre em ordem alfabética, seguidos do sobrenome do autor e do ano de publicação.

Formatação e apresentação do texto

Além da estruturação adequada do relatório de estágio,  existem outros aspetos importantes que devem ser considerados ao redigir um trabalho académico, especialmente quando há cunho científico. Por isso, é recomendável que o estudante procure seguir os tópicos abaixo:

  • Tipo de letra: Arial (tamanho 10 ou 11), Verdana (tamanho 9 ou 10), Times New Roman (tamanho 11 ou 12).
  • Margens: superior – 4 cm, inferior – 2,5 cm, esquerda – 2,5 cm e direita – 2,5 cm.
  • Espaçamento entre as linhas: no corpo do texto – 1,5 cm e nas notas, referências bibliográficas e citações longas – 1 cm.
  • Número de páginas: idealmente, entre 35 e 70 páginas.
  • Paginação: nos cantos superior ou inferior da folha, na qual a paginação deve começar desde a seção de agradecimentos até os últimos anexos do relatório de estágio.

Para a apresentação do texto, é importante atentar-se aos seguintes critérios:

  • Seguir a norma culta padrão da língua portuguesa, evitando coloquialidades;
  • Ser objetivo e escrever de forma clara e concisa;
  • Não escrever na primeira ou na terceira pessoa, usando sempre a forma impessoal dos verbos (exemplo, ao invés de usar “realizo”, use “realiza-se”);
  • Usar o itálico em caso de estrangeirismos;
  • As citações devem ser utilizadas para enriquecer o texto, evitando o seu uso em demasia.
  • Não utilize adornos embelezadores no corpo textual, como fundos coloridos, logotipos ou demais elementos gráficos.

Exemplo / modelo de relatório de estágio

Para esboçar melhor os elementos supracitados, confira abaixo um modelo de relatório de estágio que pode ser adaptado de acordo com as regras da sua instituição de ensino e do seu curso.

Capa

  • Relatório de Estágio: [Nome da empresa]
  • [Período do estágio]
  • [Nome do aluno]
  • [Instituição de ensino]
  • [Nome dos orientadores e coordenadores]
  • [Ano]

Agradecimentos

Com a finalização deste Relatório de Estágio, faz-se necessário agradecer o apoio de alguns intervenientes. Agradeço primeiramente à [nome da pessoa, da instituição ou da organização] por [motivos do agradecimento]. Também desejo agradecer à [nome da pessoa, da instituição ou da organização] por [motivos do agradecimento]. A todos, o meu obrigada!

Resumo e glossário

O presente trabalho tem como objetivo a [incluir a proposta do estágio] para a conclusão do relatório final de estágio do [nome do curso ou área de estudo] da [nome da instituição de ensino]. Durante o estágio na [nome da organização], [descrição breve das funções] e assim pude contribuir para a melhoria das atividades da organização da seguinte forma [detalhes]. Para a realização da função, observou-se que a aplicação de [descrever a metodologia utilizada] obteve os resultados [descrever os resultados obtidos com a aplicação da metodologia].

Palavras-chave: [incluir termos mais repetidos durante o corpo textual]

Índice

  1. Introdução
  2. Informações da organização
  3. Descrição do estágio
  4. Conclusão
  5. Anexos

Introdução

O presente relatório tem como objetivo apresentar de forma detalhada o trabalho desenvolvido ao longo de um estágio na [organização]. Neste capítulo, serão elencados os objetivos e a proposta central do estágio, bem como o plano de trabalho realizado.

i) Objetivos:

  • Objetivo 1;
  • Objetivo 2;

ii) Plano de trabalho:

  • Foram realizadas atividades de [detalhes] e de [detalhes das outras atividades];
  • A metodologia escolhida foi [descrever a metodologia e as medidas de ação aplicadas]

Informações da organização

[Nome da organização] foi fundada em [ano] com a intenção de [detalhes]. A declaração de missão da empresa é [declaração de missão]. [Nome da empresa] desempenha um papel vital na comunidade com [detalhes]. Esta organização foi escolhida uma vez que sua missão é considerada relevante para [evidenciar como a empresa se relaciona com a área de estudo do estagiário].

Descrição do estágio

As funções exercidas durante o período de experiência foram [descrever as funções]. Também foi possível [adicione detalhes complementares, incluindo atuações pessoais positivas para a organização e seus funcionários]. Dessa forma, as principais competências e habilidades desenvolvidas através do exercício das funções foram as seguintes [descrever habilidades].

Com o decorrer da atuação na organização, foi percetível [estabelecer a temática central e correlacionar com autores, abordagens e citações].

Conclusão

Ao longo dos [tempo de estágio], tornou-se notável que [descrição sucinta das atividades realizadas e as consequências para a organização]. Dessa forma, conclui-se que [evidenciar a temática, concluindo a respeito das possíveis melhorias]. Por isso, sugere-se que [melhorias].

A redação do trabalhador.pt