Ambiente de trabalho: importância e como o melhorar

Ambiente de trabalho

Acordar cedo todos os dias para trabalhar é um verdadeiro sacrifício para si? Se se sente assim, saiba que não está sozinho, pois este é o sentimento que acompanha, diariamente, a generalidade das pessoas.

Para essas pessoas, bem como para si, faltam uma série de fatores que poderiam melhorar a relação com o trabalho, como uma retribuição de acordo com a função desempenhada, uma jornada de trabalho flexível, um clima organizacional saudável, entre outros quesitos que asseguram a motivação necessária para o bom cumprimento das obrigações quotidianas.

Facto é que fica muito mais fácil ser feliz e produtivo quando as coisas em redor estão a nosso favor, não é mesmo? Embora nem tudo esteja ao nosso alcance (afinal, se fosse possível, daríamos hoje mesmo um generoso aumento!), existem alguns aspetos sobre os quais podemos ter controlo, entre eles, o ambiente de trabalho.

É sabido que, quando há muitas intrigas, inveja, falta de companheirismo e outros comportamentos inadequados no local de trabalho, somos negativamente impactados por esse clima pesado, capaz de nos fazer implorar pela chegada das férias ou do próximo fim de semana.

Não obstante, é fundamental que observe o que lhe incomoda e que tente fazer parte da mudança que deseja ver. Essa autoanálise é importante para entender o que está a gerar tantos conflitos e de que forma pode estar a contribuir para a sua manutenção.

Se deseja saber como melhorar o ambiente de trabalho, então não deixe de ler este artigo no qual partilhamos algumas dicas que lhe podem ajudar a ser um profissional mais dedicado, mais realizado e, principalmente, mais amistoso com os seus colegas.

Entenda os motivos do mau ambiente de trabalho

Se está a sentir-se incomodado com o clima pesado no seu ambiente de trabalho, então comece por fazer uma reflexão honesta para tentar entender o que está na origem dessa situação. As causas mais comuns que levam os profissionais queixar-se do clima organizacional são:

  • Conviver com muitas pessoas desmotivadas e infelizes;
  • Sentir-se pressionado;
  • Ser constantemente vítima ou testemunha de situações desagradáveis;
  • Presenciar e/ou sofrer injustiças e falta de reconhecimento;
  • Sofre assédio moral no trabalho (mobbing);
  • Sentir-se explorado por colegas e superiores hierárquicos .

Algumas das situações referidas podem ser classificadas como inadmissíveis, como ser vítima de assédio moral e injustiças, por exemplo. Nestes casos, recomendamos que procure o auxílio de um colega dos recursos humanos, área responsável, nas grandes empresas, por investigar excessos e punir que os pratica com sanções que podem mesmo levar à demissão.

Caso a situação fique insustentável, é chegada a hora de dizer adeus a esse ambiente tóxico e partir em busca de novas oportunidades, afinal, a sua saúde mental merece toda a atenção.

Mas, se acredita que é possível contornar a situação e evitar medidas drásticas, então confira infra algumas ideias que podem ajudar a reverter a sensação de insatisfação ou infelicidade no ambiente de trabalho.

1. Interaja mais com os seus colegas

O ambiente de trabalho está pesado, ou está a sentir-se excessivamente pressionado? Nesta situação, saiba que interagir com os seus colegas pode ajudar a aliviar a tensão.

Aproveite esses momentos para partilhar ideias e até mesmo desabafar sobre os problemas que lhe tem incomodado, pois isso pode tornar o seu dia a dia mais leve. A conversar, moderadamente, todos se entendem!

2. Foi convidado para um happy hour? Aceite o convite

A tentação de negar este convite pode ser enorme, afinal, depois de um longo e cansativo dia de trabalho, tudo o que se quer é voltar para casa e poder descansar. No entanto, é preciso entender que participar eventualmente de happy hours ou outro género de convívios pode ser a oportunidade de que precisa para conhecer melhor os seus colegas de trabalho e melhorar o convívio de uma maneira geral.

Caso o grupo não seja adepta desses encontros, nada perde em sugerir. É certo que todos poderão divertir-se e partilhar momentos de alegria e descontração, afinal de contas nem só de trabalho vive o homem!

3. Faça pausas para um café

Está a ter um dia difícil, cansativo e precisa de tomar decisões importantes? Então que tal fazer uma pausa para oxigenar os pensamentos e degustar um café? Este é um hábito bastante saudável, que lhe permite respirar novos ares, esticar as pernas e até mesmo trocar ideias com outros colegas enquanto toma a sua bebida favorita. Faça o teste, certamente vai perceber que esta é para si uma ótima maneira de melhorar o ambiente de trabalho.

4. Almoce com os colegas com os quais gosta de conversar

Os horários de almoço devem ser respeitados, pois é fundamental fazer uma pausa para se alimentar adequadamente e até mesmo descansar um pouco (se a sua empresa disponibiliza espaços para descanso, aproveite-os!).

Se leva o almoço de casa, então procure um ambiente agradável para almoçar, pode ser no refeitório ou outros espaços de uso coletivo, basta que sejam suficientemente confortáveis para que se sinta bem. Se prefere comer em restaurantes, não deixe de convidar os colegas de quem mais gosta para dividir esse momento tão importante do seu dia. É preciso repor as energias!

5. Não faça parte do grupo da bisbilhotice

A bisbilhotice e os mexericos são comentários, via de regra, maldosos a respeito de um outro colega, que nem sempre quer ter a sua vida exposta e divulgada pelos corredores da empresa.

Além de ser um hábito para lá de controverso, participar em grupos de bisbilhotice pode acabar mal para si e para quem mais se envolver nos boatos. Lembre-se de que o ambiente de trabalho deve ser agradável, mas ao promover burburinhos só estará a contribuir para um mal-estar generalizado. Se não pode falar bem de alguém, então é melhor que nada fale, esta é a máxima de ouro!

6. Afaste-se das pessoas negativas e desmotivadas

Todas as empresas tem uma pessoa que vive a reclamar de tudo: do ar-condicionado que está forte demais, do café gelado, das reuniões a meio da tarde, do colega que chegou atrasado, da chefe que é demasiado exigente… para estas, parece que tudo é motivo para demonstrar descontentamento, estão sempre insatisfeitas no ambiente de trabalho.

Se é um alvo fácil desse tipo de pessoa, então comece a prestar atenção ao seu comportamento: muitas vezes, são as nossas atitudes que acabam por atrair pessoas negativas e desmotivadas. Fique alerta e evite estar perto de quem tem uma perceção negativa de tudo.

7. Não seja conivente com injustiças ou faltas de respeito

Para que um ambiente de trabalho seja agradável é imprescindível manter um convívio respeitoso e saudável com todos. Por isso, não participe, tampouco incentive brincadeiras pejorativas; não profira ofensas travestidas de brincadeiras inofensivas e nem contribua com injustiças.

Se por acaso testemunhar esse tipo de conduta abominável, fale com os recursos humanos da sua empresas e se não surtir efeito com a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). Bullying é coisa séria!

8. Mantenha a sua mesa de trabalho organizada

Um ambiente de trabalho agradável precisa de ser organizado, afinal, a desordem atrapalha significativamente a produtividade. Por isso, mantenha a sua mesa sempre limpa e organizada, e não se esqueça de deixar por perto os materiais que serão utilizados no decorrer do dia, como blocos de notas, canetas, agrafador, garrafa de água, entre outros itens, cuidado que evitará deslocações desnecessários durante o expediente e a falta de foco.

Se preferir, deixe o ambiente mais alegre e colorido, para isso, invista em plantas ornamentais, porta-retratos, pequenos objetos de decoração e o que mais achar conveniente. Esta é uma ótima maneira de se sentir mais à vontade na empresa, lugar em que passa a maior parte do seu dia, não é mesmo?

9. Ajude os seus colegas sempre que for possível

Nada melhor do que um clima de cooperação para tornar mais agradável o ambiente de trabalho. Sempre que possível, colabore com os seus colegas, dê sugestões quando for solicitado, ajude a finalizar as tarefas que estão pendentes, entre outras ações que demonstram que está alinhado com a equipa, e que deseja ver o sucesso de todos. Seja um bom parceiro!

10. Trabalhe com afinco, mas não abdique de viver

O trabalho é fundamental na vida da maioria das pessoas, afinal, é através dele que garantimos o nosso sustento e realização pessoal/profissional. Não obstante, jamais se esqueça que é preciso separar um tempo para si, no qual poderá dedicar-se a atividades prazerosas, como estar com a família e os amigos, praticar atividade física, descansar e dormir para repor as energias da semana que passou…

Se notar que está a passar tempo demasiado tempo no trabalho, e que isso está a atrapalhar outras áreas da sua vida, então é hora de rever os seus horários e a sua rotina. Lembre-se: é preciso ter o tempo livre de ser, de nada ter que fazer. Só assim poderá encontrar-se como pessoa e como profissional.

Concluindo…

Faça tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar o ambiente de trabalho, pois ao agir assim, criará situações favoráveis para si e para os seus colegas. Afinal, é muito melhor quando a rotina profissional transcorre de forma harmoniosa, livre de discórdias e conflitos que só atrapalham a sua produtividade e comprometem o seu bem-estar. Cuide-se!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)