Cães de guarda: quais as melhores raças?

Muito provavelmente, quando pensa em raças de cães de guarda, a primeira imagem que lhe ocorre é de um cão grande e imponente. Embora isso possa ser verdade em muitos casos, dado que as raças de cães grandes podem assustar, nem sempre os cães de grande porte são bons cães de guarda.

Algumas raças de cães têm um instinto natural de proteger a casa e a família e são excelentes cães de guarda, tendo como principais características a lealdade, a força e o seu instinto vigilante.

Cada raça tem particularidades próprias, bem como cuidados e necessidades específicas, no entanto, regra geral, todas as raças de cães de guarda precisam de treino e muito socialização, em grande medida devido à sua força e tamanho.

As mais populares raças de cães de guarda

Se está à procura de um cão que o avise quando alguém chegar a sua casa e que também saiba como protegê-lo intuitivamente de uma situação potencialmente perigosa, então acreditamos que o presente artigo lhe pode ser útil, nomeadamente a descobrir quais as raças de cães de guarda que melhor se adaptam a si.

1. Doberman pinscher

Doberman pinscher

Conhecida como a quinta raça de cães mais inteligente do mundo, os dobermans são destemidos, alertas e leais. São uma ótimo raça de cães de guarda, em grande medida devido ao seu instinto e à sua rapidez.

Os dobermans são excelentes cães de guarda para casas grandes com espaço externo, embora também se possam adaptar bem a espaços mais pequenos, desde que lhes seja satisfeita a sua necessidade de exercício diário.

Os dobermans têm um forte instinto de guarda e, justamente por isso, a socialização e o treino de obediência desde cedo são muito importantes. Com o treino adequado e reforço positivo, os dobermans conseguem exercer o seu papel de cão de guarda sem que o comportamento se torne um problema.

CaracterísticasValores
Requisitos de exercício40 minutos/dia
Nível de energiaMuito alto
Expectativa de vida10 a 12 anos
Tendência para se babaremBaixa
Tendência para roncaremBaixa
Tendência para ladrarBaixa
Tendência para cavarBaixa
Necessidade de atençãoMédia

2. Pastor alemão

Pastor alemão

Os pastores alemães são cães de guarda confiantes, destemidos e extremamente inteligentes. Como aprendem instruções rapidamente, são uma das raças favoritas das forças e serviços de segurança em todo o mundo.

Trata-se de uma raça de cão de guarda com um comportamento calmo e sereno quando em casa, no entanto, pode reagir rapidamente quando sente que a sua família ou casa é ameaçada.

Quando criados com crianças e outros animais, os pastores alemães não apresentam problemas de convivência, sendo dóceis “com os seus” ao mesmo tempo que mantém o seu instinto de guarda.

Para evitar que o pastor alemão desenvolva um comportamento excessivamente agressivo, deve ser socializado e treinado desde tenra idade.

O pastor alemão é um cão de guarda ativo que precisa de espaço para se exercitar, caso contrário pode ficar ansioso. Como tem um pelo grande, os pastores alemães precisam ser escovados mais do que uma vez por semana.

CaracterísticasValores
Requisitos de exercício40 minutos/dia
Nível de energiaMédio
Expectativa de vida10 a 12 anos
Tendência para se babaremBaixa
Tendência para roncaremBaixa
Tendência para ladrarBaixa
Tendência para cavarBaixa
Necessidade de atençãoMédia

3. Rottweiler

Rottweiler

Esta raça de cão é conhecida pelo seu forte instinto de proteção tendo, nos seus primórdios, sido usada para proteger gado. Os rottweilers são cães de guarda inteligentes e extremamente leais aos seus donos.

Criados para o trabalho, os rottweilers são mais felizes quando têm atividades, mesmo que apenas brincar com uma criança ou outros animais.

Não obstante os rottweilers sejam muito protetores com os seus donos, não deixam de ser gentis e brincalhões. Ao mesmo tempo, são conhecidos pela indiferença com os estranhos que não representam nenhuma ameaça.

A sua agressividade pode ser um problema e este cão é totalmente capaz de infligir danos graves. Por isso, os rottweilers precisam de uma mão firme e paciente e de um dono experiente.

É imperativo que estes cães de guarda sejam socializados e treinados desde novos, para que entendam quando é ou não certo agir de forma agressiva. O treino também pode ajudar a evitar que os seus latidos se tornem um incómodo.

CaracterísticasValores
Requisitos de exercício40 minutos/dia
Nível de energiaAlto
Expectativa de vida8 a 11 anos
Tendência para se babaremMédia
Tendência para roncaremBaixa
Tendência para ladrarMédia
Tendência para cavarBaixa
Necessidade de atençãoAlta

4. Boxer

Boxer

Os boxers são cães afetuosos, brincalhões, pacientes e muito bons com crianças. Embora a personalidade deste cão não se pareça tanto com a de um típico cão de guarda, com o treino, podem ser ótimos para guardar o seu lar.

Trata-se de uma ótima raça para quem deseja companhia durante uma grande parte do dia, já que eles são cães que precisam de bastante contato humano. Os boxers são cães de guarda que precisam de se exercitar bastante, dado o seu alto nível de energia, caso contrário passam a destruir objetos dentro de casa.

Apesar do tamanho e do alto nível de energia, este cão de guarda adapta-se bem a apartamentos desde que tenham a oportunidade de brincar e gastar energia. Os passeios diários são-lhes particularmente prazeoros, deixando-os bastante felizes.

CaracterísticasValores
Requisitos de exercício40 minutos/dia
Nível de energiaMuito alto
Expectativa de vida8 a 10 anos
Tendência para se babaremAlta
Tendência para roncaremMédia
Tendência para ladrarBaixa
Tendência para cavarBaixa
Necessidade de atençãoAlta

5. American staffordshire terrier

American staffordshire terrier

Um cão extremamente confiável, o american staffordshire terrier é brincalhão, gentil e tolerante. A raça é boa com crianças e outros animais, mas não necessariamente com outros cães.

Apesar da sua personalidade gentil, este cão tem também um forte instinto protetor que o torna um ótimo cão de guarda. É preciso, no entanto, que seja devidamente treinado e socializado para que a sua natureza não se torne excessivamente agressiva.

Os staffordshire terriers, além de bons cães de guarda, são excelentes animais domésticos, conhecidos por serem agressivos apenas quando sentem que os membros da família estão em perigo.

Um ponto importante a considerar é que esta raça pode ser particularmente teimosa, então o treino e a socialização podem ser um pouco desafiadores. Aposte no reforços positivos e transforme o treino num jogo para que o cão aprenda sem stress.

CaracterísticasValores
Requisitos de exercício20 a 40 minutos/dia
Nível de energiaMédio
Expectativa de vida12 a 14 anos
Tendência para se babaremBaixa
Tendência para roncaremAlta
Tendência para ladrarBaixa
Tendência para cavarAlta
Necessidade de atençãoAlta

6. Dogue alemão

Dogue alemão

O dogue alemão é um cão enorme, corajoso e com latido forte e assustador. Apesar de não ter uma personalidade necessariamente agressiva, as suas características tornam-o uma ótima raça de cão de guarda.

É preciso, no entanto, ter em mente que este cão de guarda precisa de cuidados específicos. Qualquer pessoa que considere adotar um dogue alemão deve estar ciente da necessidade de espaço para acomodar este cão, assim como ter noção das suas necessidade alimentares (é um cão que come bastante).

Justamente por conta do seu tamanho, o dogue alemão precisa de espaço para se mover e se exercitar. Se reside num apartamento terá de estar preparado para fazer longas caminha com o seu cão.

No que concerne ao pelo, o dogue alemão tem um pelo de fácil manutenção, basta que escová-lo esporadicamente.

É importante apenas notar que esta raça, assim como outras raças de grande porte, são suscetíveis de padecer de uma condição conhecida como inchaço – que envolve a acumulação de gases e a possível torção do estômago.

Para evitar que isso aconteça, certifique-se de alimentar o seu dogue alemão com pequenas porções pelo menos três vezes ao dia. A ração deve ser colocada num local alto o suficente para que o cão não precise de abrir as pernas para comer.

CaracterísticasValores
Requisitos de exercício20 a 40 minutos/dia
Nível de energiaMédio
Expectativa de vida6 a 8 anos
Tendência para se babaremAlta
Tendência para roncaremBaixa
Tendência para ladrarBaixa
Tendência para cavarBaixa
Necessidade de atençãoAlta

Esperamos que esse artigo o tenha ajudado a decidir qual a raça de cão de guarda melhor se adequa à sua personalidade e disponibilidade. Nem todas as raças de cães de guarda são iguais. Por isso, os níveis de energia e a personalidade de cada um devem ser considerados antes de avançar para a sua adoção.

Não se esqueça ainda que todos os animais, independentemente de terem sido adotados para guardar o seu lar ou não, precisam de atenção, cuidado, treino e amor. As raças de cães de guarda não são exceção.

Adotar um cão deve ser algo bastante ponderado, dado exigir responsabilidade e comprometimento. Não obstante, garantimos que, independente da raça de cão de guarda que escolher, nada é melhor do que ter a companhia de um animal.

A redação do trabalhador.pt