Raças de cães grandes: quais as mais populares?

Muita gente acha que as raças de cães grandes dão bastante mais trabalho que as raças de cães pequenos ou que, por serem maiores, não podem ser criados em apartamentos. Embora possa ser o caso, isso nem sempre é verdade.

A maioria das raças de cães grandes precisam de mais comida e mais espaço, isso é um facto, no entanto, não quer necessariamente dizer que terá mais trabalho. E existem cães grandes que são plenamente capazes de viver felizes em apartamento, desde que as suas necessidades sejam atendidas pelos respetivos donos.

As mais conhecidas raças de cães grandes

Se as raças de cães grandes são as que lhe despertam maior atenção, então acreditamos que este artigo pode ser-lhe útil. Garantimos que o vai ajudar a decidir qual a raça canina de grande porte que melhor combina com consigo.

1. Labrador retriever

Labrador retriever

Os labradores são cães extremamente populares, em grande medida, por conta da sua personalidade cativante. Além disso, são uma das raças de cães grandes mais inteligentes e têm um forte sentido de companheirismo e lealdade em relação aos donos, sendo fáceis de treinar.

À semelhança de outras raças de cães grandes, também os labradores precisam de praticar atividades físicas regularmente, não só para evitar o ganho de peso, mas também para que gastem energia.

Os labradores são conhecidos pela tendência em mastigarem (leia-se, roerem) tudo que esteja ao seu alcance, sobretudo quando muitos pequenos. Uma boa forma de o evitar é brincar arremesando objetos para os labradores os irem buscar.

Os labradores tendem a proteger o lar, porém, regra geral, gostam da companhia de outras pessoas para além dos seus donos. Embora sejam uma raça de cães grandes, têm um pelo curto, por isso, uma escovação semanal para manter a aparência bonita saudável é mais que suficiente.

CaracterísticasValores
Requisitos de exercício40 minutos/dia
Nível de energiaMédio
Expectativa de vida10 a 12 anos
Tendência para se babaremBaixa
Tendência para roncaremBaixa
Tendência para ladrarBaixa
Tendência para cavarBaixa
Necessidade de atençãoMédia

2. Golden retriever

Golden retriever

Estes cães de grande porte são muitas vezes confudidos com os labradores, em virtude das suas semelhanças físicas. Inclusive, ambas as raças são orginárias do extinto cão de Saint John.

Apesar das muitas, os golden retrievers têm as suas próprias particularidades, nomeadamente o facto de se darem melhor com outros cães, quando comparados com os labradores, como também um menor instinto de proteger a casa.

Os goldens retrievers são uma raças de cães grandes bastante calma, inteligente, afetuosa e muito brincalhona. São ótimas companhias para crianças e também são excelentes cães de serviço.

A par de outras raças de cães grandes, apresentam um nível de energia considerável, sendo bastante ativos, gostam de caçar (os pássaros e pequenos roedores que o digam!), buscar os chinelos de seus donos ou qualquer brinquedo que se atire na sua direção.

Os golden retrievers não costumam latir e adaptam-se bem a qualquer ambiente, seja uma casa ou mesmo um apartamento. Como têm o pelo maior do que o dos labradores, precisam ser escovados com alguma frequência.

CaracterísticasValores
Requisitos de exercício40 minutos/dia
Nível de energiaMédio
Expectativa de vida10 a 13 anos
Tendência para se babaremBaixa
Tendência para roncaremBaixa
Tendência para ladrarMédia
Tendência para cavarBaixa
Necessidade de atençãoAlta

3. Pastor alemão

Pastor alemão

Os pastores alemães são uma raça de cães grandes bastante inteligente e fácil de treinar. Pese embora possa passar uma imagem de cães agressivos ou perigosos, dão-se muito bem com crianças e outros animais de estimação, quando criados em conjunto.

Trata-se de uma raça de grande porte com um forte instinto protetor, por isso, podem “desconfiar” de estranhos e apresentar uma certa agressividade. Para evitar que esse comportamento agressivo saia do controlo, o pastor alemão deve ser socializado e treinado desde tenra idade. Quanto mais convive com a família e outros animais (sob supervisão), são menores os riscos de um comportamento excessivamente agressivo.

Trata-se de uma raça de grande porte ativa, sendo portanto necessário algum espaço para se exercitarem, caso contrário podem ficar ansiosos e agressivos.

Como têm um pelo grande, os pastores alemães precisam ser escovados mais do que uma vez por semana. Desta forma, não só controla-se a queda, como também mantém a sua boa aparência.

CaracterísticasValores
Requisitos de exercício40 minutos/dia
Nível de energiaMédio
Expectativa de vida10 a 12 anos
Tendência para se babaremBaixa
Tendência para roncaremBaixa
Tendência para ladrarBaixa
Tendência para cavarBaixa
Necessidade de atençãoMédia

4. São bernardo

São bernardo

O são bernardo é realmente um cão de grande porte – não haja duvidas! Os cães desta raça podem chegar aos 80 quilos e à primeira vista podem ser assustadores. Mas a verdade é que se trata de uma raça de cães grandes particularmente calma, dócil e carinhosa.

São animais de companhia bastante sociavéis e ficam extremamente felizes quando participam em atividades com os seus donos. Inclusive, os são bernandos fica “chateados” sempre que sentem que estão a ser colocados de lado.

Embora tenha uma natureza tranquila, o são bernardo têm forte instinto protetor quando sente que os seus donos estão em perigo. E por ser uma raça muito grande, é fundamental que sejam treinados desde cedo.

Os são bernardos também soltam muito pelo, por isso, é ideal escová-los mais do uma vez por semana. E, por não serem cães assim tão ativos, não consomem a mesma quantidade de comida que outros cães de grande porte.

CaracterísticasValores
Requisitos de exercício20 minutos/dia
Nível de energiaBaixo
Expectativa de vida8 a 10 anos
Tendência para se babaremAlta
Tendência para roncaremMédia
Tendência para ladrarBaixa
Tendência para cavarBaixa
Necessidade de atençãoAlta

5. Boxer

Boxer

Os boxers são cães inteligentes, cheios de energia e brincalhões. São cães conotados como sendo perigosos, no entanto importa referir que o temperamento desta raça de grande porte reflete o ambiente em que vive. São cães que gostam de estar na companhia dos seus donos e são animais de estimação leais que protegem ferozmente a família e o lar.

Trata-se de uma raça de cães grande ideal para quem deseja ter companhia durante uma grande parte do tempo, já que são cães que precisam de bastante contato humano. Os boxers apresentam um nível de energia muito alto, por essa razão precisam de ser exercitados com bastante frequência, caso contrário podem começar a destruir alguns objetos dentro de casa.

Apesar do seu tamanho e do alto nível de energia, os boxers são cães de grande porte que se adaptam bem em apartamentos, desde que lhes seja dada a possibilidade de brincarem e gastarem energia. Para além de necessários, os passeios diários deixam-nos muito felizes.

Desde que sigam uma dieta saudável, são uma raça de cães grandes com um pelo de fácil manutenção, bastando uma escovagem regular do mesmo.

CaracterísticasValores
Requisitos de exercício40 minutos/dia
Nível de energiaMuito alto
Expectativa de vida8 a 10 anos
Tendência para se babaremAlta
Tendência para roncaremMédia
Tendência para ladrarBaixa
Tendência para cavarBaixa
Necessidade de atençãoAlta

6. Dogue alemão

Dogue alemão

Antes de mais, é importante lembrar que qualquer pessoa que pretenda adotar um dogue alemão tem de estar ciente de que é necessário espaço para atendar às necessidade deste cão. Trata-se de uma raça de cães grandes que precisa de bastante espaço!

O dogue alemão consume quantidades muito maiores de comida do que um cão pequeno, então, obviamente, os gastos com alimentação serão consideravelmente superiores, aos com um chihuahua, por exemplo.

Justamente por conta de seu tamanho, e à semelhança de outra raças de cães grandes, o dogue alemão precisa de espaço para se mover e se exercitar. Quem vive em grandes cidade e deseja adotar um dogue alemão deve estar preparado para longas caminhadas diárias.

É fundamental que este cão de grande porte seja treinado desde cedo. É muito mais fácil administrar um cão de grande porte quando ele é obediente. No etanto, apesar do tamanho, os dogue alemães são extremamente gentis e gostam de brincar.

O dogue alemão tem um pelo fácil de manter, basta escovar esporadicamente.

É importante apenas notar que esta raça, assim como outras raças de cães grandes, são suscetíveis de ter uma condição conhecida como “inchaço”, que envolve a acumulação de gases e possível torção do estômago (doença comum noutros cães de grande porte).

Para evitar que isso ocorra, certifique-se que alimenta o seu dogue alemão com pequenas porções pelo menos três vezes ao dia. A comida deve ser colocada num local alto o suficente para que o cão não precise abrir as pernas para comer.

CaracterísticasValores
Requisitos de exercício20 a 40 minutos/dia
Nível de energiaMédio
Expectativa de vida6 a 8 anos
Tendência para se babaremAlta
Tendência para roncaremBaixa
Tendência para ladrarBaixa
Tendência para cavarBaixa
Necessidade de atençãoAlta

Esperamos que esse artigo o tenha ajudado a decidir qual a raça que melhor se adequa à sua personalidade e disponibilidade. Nem todas as raças de cães grandes são iguais, os níveis de energia e a personalidade de cada raça devem ser considerados antes de escolher qual pretende adotar.

Referir ainda que, embora as raças de cães grandes possam também viver em apartamentos, são animais de companhia que idealmente deverão ter bastante espaço ao ar livre, algo que muito raramente se verifica num apartamento.

Não se esqueça que todos os animais de companhia precisam de atenção, cuidado, treino e amor, as raças de cães grandes não são exceção. Adotar um cão deve ser um pensado, pois exige responsabilidade e compromisso. Não obstante, garantimos que, independente da raça de cão grande que escolher, não há nada melhor do que ter a companhia de um animal.

A redação do trabalhador.pt