Como alterar a morada do cartão de cidadão?

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Mudou de casa e precisa de atualizar a morada indicada no seu cartão de cidadão? Não se preocupe porque o processo é rápido, simples e flexível, podendo ser realizado de várias formas de acordo com a sua preferência. Neste artigo, iremos apresentar-lhe as diferentes formas de alterar a morada do cartão de cidadão, explicando como deve proceder perante cada uma.

Onde alterar a morada do cartão de cidadão?

Pode proceder à alteração da morada do seu cartão de cidadão presencialmente, online ou ligando para uma linha de atendimento:

  • Online: aceda ao portal ePortugal e autentique-se com o seu cartão de cidadão ou Chave Móvel Digital;
  • Presencialmente: dirigindo-se aos balcões de atendimento do cartão de cidadão;
  • Linha de atendimento: ligando para o 300 003 990

Como alterar a morada do cartão de cidadão?

De seguida, explicaremos exatamente o que deve fazer consoante a opção que escolher: online, presencialmente ou através da linha de atendimento do Centro de Contacto Cidadão. Em seguida indicamos como proceder em cada caso.

Alterar a morada online

  1. Aceda ao portal ePortugal e autentique-se com o seu cartão de cidadão ou Chave Móvel Digital. Será confrontado com as seguintes opções:
    • Alterar a morada apenas para si mesmo;
    • Alterar a morada para si e para mais pessoas;
    • Alterar a morada apenas em nome de um terceiro.
  2. O cartão de cidadão a inserir no leitor de cartões deve sempre pertencer à pessoa que realiza o pedido;
  3. Siga as instruções que lhe são indicadas;
  4. Insira a nova morada;
  5. Dentro de cinco dias úteis, irá receber na nova morada uma carta para confirmar a alteração. Tenha em conta que, se enviada para o estrangeiro, Madeira ou Açores, a carta pode demorar mais alguns dias até chegar;
  6. Assim que receber a carta, confirme a nova morada respeitando o prazo indicado na mesma.

Alterar a morada presencialmente

  1. Dirija-se a um balcão de atendimento do cartão de cidadão;
  2. Indique a sua nova morada;
  3. Dentro de cinco dias úteis, irá receber na nova morada uma carta para confirmar a alteração. Tenha em conta que, se enviada para o estrangeiro, Madeira ou Açores, a carta pode demorar mais alguns dias até chegar;
  4. Desloque-se até um balcão de atendimento do cartão de cidadão e leve a carta, como forma de confirmar a alteração da morada e os códigos PIN de autenticação e de morada do seu cartão;
  5. Após confirmação, a sua morada é alterada no chip do cartão;

Alterar a morada através da linha de atendimento:

Em primeiro lugar, ligue para o número 300 003 990 (disponível nos dias úteis das 9h às 18h). Depois, siga as instruções que lhe são indicadas. De seguida, para confirmar a morada, siga as seguintes indicações:

  1. Insira o cartão de cidadão no leitor de cartões;
  2. Aceda à aplicação do cartão de cidadão;
  3. Clique no separador “Cartão” e, depois, em “Morada”;
  4. Coloque o código PIN da morada, presente na carta PIN que recebeu quando tirou o cartão de cidadão;
  5. Clique em “Confirmar”;
  6. Introduza o número do processo de alteração e o código de confirmação de morada, que estão presentes na carta de confirmação que recebeu depois de pedir a alteração da morada;
  7. Insira o código de autenticação, presente na carta PIN que recebeu quando tirou o cartão de cidadão;
  8. Após confirmação, a sua morada é alterada no chip do cartão.

Se não receber a carta de confirmação, contacte os serviços competentes, através do número 210 990 111 ou do e-mail cartaodecidadao@irn.mj.pt.

Quais os documentos necessários?

De modo a certificar-se de que possui tudo o que precisa no momento da alteração, decidimos partilhar os requisitos/documentos que deve ter na sua posse:

Através do portal online

  • cartão de cidadão, leitor de cartões compatível, e software para utilizar o cartão;
  • PIN de autenticação;
  • PIN de morada do cartão de cidadão;
  • Chave Móvel Digital.

Presencialmente

  • Cartão de cidadão;
  • Carta de confirmação de morada;
  • Códigos PIN de autenticação e de morada do cartão de cidadão.

Através da linha telefónica

  • Possuir uma Chave Móvel Digital ativa;
  • Instalar a aplicação Autenticação.gov no dispositivo móvel.

Quanto custa alterar a morada do cartão?

A alteração através da internet ou telefone é gratuita. No entanto, se preferir deslocar-se a um balcão de atendimento do cartão de cidadão, precisará de pagar 3€ no momento em que fizer o pedido.

Requisitos para pode alterar a morada do cartão

Existem alguns requisitos a respeitar e que deve conhecer antes de proceder à alteração da informação em causa. Assim, quem quiser alterar a morada do cartão de cidadão, deverá verificar se cumpre os seguintes requisitos:

Concluindo, dispõe de várias opções para alterar a morada do cartão de cidadão, por isso pode escolher conforme a sua preferência. Esperamos que este artigo tenha ajudado.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.