Como congelar pão? Saiba como o manter fresco por mais tempo

Comer uma fatia de pão quente logo pela manhã é, certamente, um dos maiores prazeres da vida. Embora o pão da padaria e até mesmo o caseiro seja sempre uma boa opção para ter à mesa, este alimento acaba por não permanecer fresco muito tempo, durando apenas um ou dois dias.

Não obstante, sabia que há uma solução para que o pão continue fresco por mais tempo? É verdade! Congelar pão é a melhor forma de o conservar por muito tempo, em algumas situações por alguns meses.

E o melhor é que congelar pão é muito fácil, sendo apenas necessário seguir os passos que iremos detalhar neste artigo.

Não deite o pão ao lixo, congele-o!

São inúmeros os benefícios de congelar alimentos. No caso do pão, o congelamento evita que este fique ressesso e crie bolores – algo particularmente útil no pão caseiro que, por não ter conservante na sua composição, acaba por perder a frescura muito mais rápido que o pão de supermercado.

Além disso, congelar o pão faz com que seja possível conservar todas as propriedades nutricionais por longo prazo, sendo este um alimento rico em hidratos de carbono e fibras – componentes ideais numa alimentação equilibrada.

Como congelar pão corretamente?

É possível congelar todo o tipo de pão, desde o caseiro ao comprado fora de casa – seja na padaria ou no supermercado. Não obstante, o congelamento do pão não pode ser feito de qualquer forma, sob pena de ocorrerem alterações no sabor e na textura do alimento. Confira infra o passo a passo:

1. Verifique a temperatura

Se optou por fazer pão em casa ou comprou na padaria do seu bairro, certifique-se que o alimento está integralmente à temperatura ambiente antes de o cortar ou de o colocar no congelador. Quando embalado ainda quente o pão pode criar um ambiente propício à proliferação de fungos e de bactérias perigosas para a saúde.

Assim que estiver completamente frio, poderá optar por congelar o pão inteiro ou ainda, dividi-lo em porções menores.

2. Prepare o pão para o congelamento

A forma de armazenamento é o segredo para que o pão mantenha, mesmo após vários meses, a mesma frescura e restantes características como quando saiu do forno. Por isso, para congelar pão corretamente invista em invólucro duplos, feitos a partir de película aderente ou recorrendo a sacos próprios para congelamento, veja como:

  1. Embrulhe o pão em película aderente, de forma a não deixar nenhuma bolha de ar na embalagem;
  2. Em seguida, utilize papel alumínio para envolver o pão novamente, deixando-o totalmente protegido enquanto congela, de modo a evitar modificações na textura ou sabor.

Além disso, caso pretenda apenas congelar pão por alguns dias ou semanas, poderá utilizar panos de cozinhas, devendo neste caso ter o cuidado de envolver bem o alimento.

Dica: para congelar pão comprado no supermercado, não é necessário removê-lo da sua embalagem original, podendo colocá-lo diretamente no congelador.

3. Coloque o pão no congelador

Com o pão embalado da forma correta, e antes de o colocar no congelador, sugerimos que utilize etiquetas adesivas para registar a data do congelamento, bem como o tipo de pão, evitando assim possíveis equívocos no momento do descongelamento. Referir ainda que embora o pão possa ser conservado pelo período máximo de seis meses, recomendamos que o seu consumo seja feito dentro de até dois meses.

No congelador, procure posicionar o pão num lugar onde as temperaturas não irão flutuar, como por exemplo junto à porta. Isso porque a mudança constante de temperatura pode propiciar a formação de cristais de gelo no pão que, por sua vez, podem deixar o produto com uma consistência seca.

Nem todo o pão deve ser congelado da mesma forma

Com inúmeras receitas caseiras e com uma variedade diversa de pão disponível nas prateleiras dos supermercados ou padarias, é possível que alguns tipos exijam um método de congelamento diferente. Confira:

Congelar pão de forma ou de hambúrguer

Por serem tipos de pão com uma textura mais leve e macia, é preciso estar atento a alguns passos simples para as características originais não sejam perdidas durante o processo de congelamento do pão.

Assim sendo, para congelar pão de hambúrguer ou pão de forma por alguns dias ou algumas semanas, deverá procurar utilizar sacos herméticos que sejam próprios para o congelamento. Além disso, deve ter o cuidado em posicionar as fatias lado a lado dentro da embalagem, de modo a evitar que estas fiquem empilhadas.

No entanto, se quiser congelar estes tipos de pão por mais tempo, deverá embrulhar cada fatia individualmente em película aderente antes de o colocar nos sacos herméticos.

Congelar “papo-secos” / “carcaças”

O “papo-seco” ou “carcaça”, como é também conhecido, é o tipo de pão mais comum em Portugal, em grande medida pela sua textura crocante e pelo seu sabor – que tão bem combina com manteiga!

Para congelar este tipo de pão, basta armazená-lo em sacos de plásticos, tendo sempre o cuidado de isolar completamente o ar da embalagem. No caso de pães de maior dimensão, o recomendável é que o alimento seja divido em porções, que podem posteriormente ser utilizadas para fazer torradas ou croutons.

Congelar pão pita / pão sírio

O pão pita, também conhecido por pão sírio ou ainda, pão árabe, é um tipo de pão com formato arredondado e achatado, feito à base de farinha de trigo – um ingrediente muito comum nos países do Oriente Médio e do Mediterrâneo.

O congelamento deste tipo de pão é mais simples, não sendo necessário embrulhar cada fatia individualmente. Dessa forma, para congelar pão pita, basta manter o alimento na sua embalagem original dentro do congelador.

Dica: pode usar este mesmo método de congelar pão para congelar tortilhas, tendo apenas o cuidado de as dividir com um papel vegetal para que não grudem.

Congelar baguetes e outros tipos de pão

Um clássico francês, a baguete é um tipo de pão que, quando armazenado corretamente em sacos de papel ou em alguma embalagem que não contenha ar, é possível de conservar perfeitamente a sua textura e sabor por até três dias.

Porém, caso queira congelar, é preciso, inicialmente, dividir a baguete em fatias e acomodá-las individualmente em sacos plásticos, podendo durar até quatro meses. No entanto, se o período de congelamento desejado for menor (de um dia a uma semana) ou até mesmo se quiser congelar pão integralmente sem o cortar, poderá optar por envolver a baguete em película aderente e levá-la ao congelador.

Como descongelar pão?

Sabia que descongelar pão é tão simples quanto o congelar? É verdade! Confira o passo a passo:

  1. Retire o pão do congelador, preferencialmente na noite anterior ou algumas horas antes do consumo;
  2. Remova a embalagem plástica e coloque o pão a temperatura ambiente a repousar até que descongele completamente;
  3. Sirva-se!

Regra geral, o pão necessita de quatro a cinco horas a temperatura ambiente para descongelar completamente. No entanto, o tempo de descongelamento poderá ser diferente em função de alguns fatores, nomeadamente a quantidade, a temperatura ambiente e o quão congelado está.

Por fim, sugerimos que após o descongelamento, aqueça o pão no forno por cinco a dez minutos à temperatura de 350 graus.

A redação do trabalhador.pt