Como cozinhar castanhas?

Cozinhar castanhas

Noz de sabor e aroma acentuados, as castanhas são um verdadeiro deleite no paladar, sendo caracterizadas sobretudo pela sua polpa quebradiça, textura aveludada e sabor adocicado.

Tais fatores fazem das castanhas um bom acompanhamento para os mais diversos tipos de pratos, sejam salgados ou doces. Por outro lado, ao contrário de outras nozes, as castanhas possuem um baixo teor calórico, sendo também uma ótima fonte de fibras e vitaminas – componentes essenciais para a saúde.

Ao contrário do que muitos imaginam, a fogueira não é a única forma de confecionar castanhas, podendo estas serem feitas no fogão ou no forno. Portanto, se está interessado em aprender como cozinhar castanhas de forma simples, reunimos neste artigo as instruções necessárias.

Como preparar as castanhas?

Antes de lhe apresentarmos os vários métodos para cozinhar castanhas, é necessário primeiramente aprender como as preparar para serem confecionadas. Assim sendo, siga as etapas abaixo:

  1. Ao escolher as castanhas, dê sempre preferência às que estiverem maduras e com boa aparência – isto é, com a casca brilhante, firme ao toque, sem dobrar ou rachar quando pressionadas.
  2. Higienize as castanhas. Lave-as em água fria e seque-as usando papel de cozinha ou um pano.
  3. Com uma faca afiada, faça uma incisão reta na casca – isso evitará que a castanha estoure  enquanto coze. Para isso, deite as castanhas e passe a faca no seu meio de forma a que o corte atravesse toda a espessura da casca, mas não tão profundo ao ponto de penetrar na polpa.
  4. Por fim, é preciso pré-cozer rapidamente as castanhas para que formem um vapor que ajudará a acentuar o seu sabor adocicado. Sendo assim, coloque as castanhas numa panela com água fria, leve ao lume e quando a água começar a ferver, retire as nozes com uma escumadeira e seque.

Dica: se preferir, antes de cortar as castanhas, deixe-as ficar de molho em água fria por cerca de 30 minutos a uma hora – isso amolecerá a casca e facilitará o corte.

Como cozinhar castanhas? Principais métodos

Incluindo a tradicional lareira, existem cinco formas diferentes de cozinhar castanhas. Sendo assim, escolha o seu método favorito e aprenda como confecionar castanhas seguindo atentamente as instruções abaixo fornecidas!

1. Cozinhar castanhas na lareira

A lareira é o método mais conhecido para cozinhar castanhas, sendo particularmente usado durante o outono ou inverno.

Requisitos:

  • Caçarola ou panela de ferro com furos;
  • Castanhas.

Modo de preparação:

  1. Coloque as castanhas numa panela / caçarola de ferro com furos, de modo a que não se sobreponham e que todas fiquem em contato com a superfície do utensílio.
  2. Coloque as luvas protetoras nas mãos e, em seguida, a panela na lareira deixando-a no  lume por alguns minutos.
  3. Enquanto estiver no lume, abane a panela com movimentos bruscos de forma a que as castanhas saltem no seu interior.
  4. As castanhas estarão prontas quando a incisão que fez anteriormente começar a abrir – devendo estar totalmente assadas por fora e macias por dentro.

2. Castanhas assadas no fogão

Este método é similar ao da lareira e obtém resultados semelhantes mesmo com um fogão, sendo a alternativa ideal para quem não tem lareira em casa.

Requisitos:

  • Frigideira;
  • Castanhas.

Modo de preparação:

  1. Numa frigideira, distribua uniformemente as castanhas, tendo o cuidado de não as empilhar.
  2. Leve a frigideira ao lume e deixe as castanhas a assar por alguns minutos, tendo sempre o cuidado de fazer movimentos com a frigideira para que não queimem.
  3. Quando as incisões feitas anteriormente começarem a abrir e a polpa da castanha começar a ficar macia, estará pronto a servir.

3. Castanhas assadas no forno

Cozinhar castanhas diretamente no forno é geralmente o método de cozedura mais comum, uma vez que além de simples, não necessita do trabalho extra de mexer panelas – como  acontece quando assa as castanhas no fogão, por exemplo.

Requisitos:

  • Assadeira antiaderente;
  • Castanhas.

Modo de preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Disponha as castanhas numa assadeira antiaderente, tendo o cuidado de deixar um espaço de aproximadamente meio centímetro entre cada castanha.
  3. Leve a assadeira ao forno e deixe assar por cerca de 10 ou 15 minutos – o tempo de cozedura varia de acordo com a potência do forno, por isso fique atento para que não queimem.
  4. Ao término do tempo necessário, verifique se as fendas cortadas nas castanhas abriram e se o seu interior está macio.
  5. Caso seja necessário mais tempo de cozedura, reduza a temperatura do forno para 180ºC e repita o processo em ciclos de cinco minutos.

4. Castanhas cozidas

Embora a fervura não dê às castanhas aquela consistência defumada comum de quando as assamos, cozer castanhas em água é uma boa forma de manter o seu interior macio e cremoso – especialmente útil para confecionar puré de castanhas. Além disso, este método é também o ideal se o tipo de castanhas que estiver a usar possuir uma casca mais rígida, tornando difícil descascar.

Requisitos:

  • Panela grande;
  • Água;
  • Castanhas

Modo de preparação:

  1. Encha uma panela grande com água fria e leve ao fogo.
  2. Em seguida, adicione as castanhas e espere até a água começar a ferver.
  3. Assim que a água estiver a ferver, deixe as castanhas a cozinhar por 15 ou 20 minutos, sempre atento para que não passem do ponto e fiquem moles demais.
  4. Com uma colher, mexa as castanhas algumas vezes.
  5. Quando o corte feito nas castanhas começar a abrir, remova as castanhas da água e sirva-as.

5. Cozinhar castanhas no micro-ondas

Se quer castanhas prontas em apenas um minuto, pode-as cozer diretamente no micro-ondas. Embora não fiquem tão agradáveis ao paladar como quando confecionadas com os métodos anteriores, esta é uma opção a considerar caso não queira esperar.

Requisitos:

  • Prato de vidro;
  • Castanhas.

Modo de preparação:

  1. Disponha as castanhas num prato de vidro, usando apenas cerca de 6 ou 8 castanhas por vez.
  2. Leve ao micro-ondas em ciclos de um minuto e vá repetindo o processo até que a incisão ao meio comece a abrir e a polpa esteja macia.
  3. Desfrute!

Como descascar castanhas após as cozer?

Quando terminar de as confecionar, pode optar por descascar as castanhas após a sua cozedura para facilitar o seu consumo. Siga o passo a passo abaixo para descascar castanhas de forma rápida e fácil:

  1. Após cozer as castanhas, enrole-as num pano de cozinha e deixe que descansem por 10 ou 15 minutos.
  2. Quando estiverem suficientemente frias para serem manuseadas com as mãos, remova o pano de prato e retire as cascas e a pele.

Receita de puré de castanhas

Agora que já aprendeu como cozinhar castanhas e, não menos importante, como as descascar corretamente, que tal preparar esta deliciosa receita de puré de castanhas? Além de levar apenas quatro ingredientes, é saudável e muito nutritiva, sendo um bom acompanhamento para almoço ou jantar.

Ingredientes:

  • Castanhas cozidas e descascadas;
  • 50 g de manteiga;
  • Leite – a quantidade de leite irá variar de acordo com a consistência desejada;
  • Sal e pimenta preta moída.

Modo de preparação:

  1. Leve uma panela ao lume, adicione a manteiga, a poupa das castanhas cozidas e leite.
  2. Mexa até que a mistura fique homogénea.
  3. Verifique se a consistência do puré está de acordo com a sua preferência e caso contrário, acrescente mais leite aos poucos.
  4. Tempere com sal e pimenta preta.

Gostou deste artigo? Então confira alguns conteúdos relacionados:

A redação do trabalhador.pt