Como assar castanhas na brasa?

Assar castanhas na brasa

Embora existam diversas formas de se cozinhar castanhas, como por exemplo no micro-ondas e no forno, quando assadas na brasa, estas atingem uma textura e sabor únicos, com gosto adocicado e levemente defumado.

Dessa forma, assar castanhas na brasa, sobretudo durante o outono, é algo que sabe particularmente bem, podendo estas serem facilmente preparadas na lareira, na churrasqueira ou até numa fogueira ao ar livre.

Assar castanhas na brasa em 4 passos

Queremos-lhe facilitar a vida, como tal partilhamos infra os quatro passos que entendemos como necessários para assar castanhas na brasa. Certifique-se que não salta nenhum!

1. Selecione cuidadosamente as castanhas

O segredo está, não raras vezes na qualidade das castanhas. Para isso é essencial que, no momento da compra, selecione as melhores para assar castanhas na brasa. Se não sabe como escolher castanhas, confira as dicas infra:

  • Verifique se as castanhas estão secas por dentro, apertando-as levemente.
  • Examine cuidadosamente a casca e evite aquelas que possuírem furos ou manchas – que podem indicar a presença de vermes ou mofo.
  • Escolha as castanhas com casca dura, brilhante e superfície de cor castanha.
  • Se possível, prefira as castanhas de maior dimensão.

2. Lave as castanhas

Embora não seja comum, após serem compradas, as castanhas devem ser lavadas individualmente em água fria, de forma a remover qualquer sujidade ou substâncias (como pesticidas, por exemplo) que, porventura, existam na sua superfície. Por fim, seque-as com o auxílio de papel de cozinha ou com um pano.

3. Corte as castanhas com uma faca

Para evitar que “rebentem” quando estiver a assar castanhas na brasa é fundamental que faça um pequeno corte na casca de cada castanha, isto fará com que assem integralmente. Siga as instruções abaixo:

  1. Depois de lavar e secar as castanhas, coloque-as na tábua para corte.
  2. Faça um pequeno corte em formato de “x” na casca de cada castanha, de modo que não ultrapasse a parte exterior, preservando o miolo. Este corte permitirá que o vapor saia enquanto assam, evitando acidentes e tornar o descascamento mais fácil.
  3. Se tiver dificuldades devido ao formato arredondado das castanhas, faça apenas um único corte reto usando uma faca serrilhada, sempre tendo o cuidado de preservar o seu interior.

Dica: caso prefira, também é possível deixar as castanhas de molho num recipiente com água frita por cerca de 30 a 40 minutos. A água irá amolecer as cascas, facilitando o corte.

3. Leve as castanhas ao lume

Independentemente do método escolhido – seja uma lareira, churrasqueira ou fogueira – para assar castanhas na brasa, irá precisar de uma panela com furos ou de uma panela de ferro fundido. Em ambos os casos, é fundamental que a panela escolhida tenha um cabo alongado, uma vez que isso facilitará o manuseio e evitará possíveis acidentes.

Siga os passos abaixo:

  1. Com uma porção de castanhas por vez, disponha as nozes uniformemente sobre a panela, de modo que todas fiquem em contato com o seu fundo e sem que se sobreponham.
  2. Cubra a panela com uma tampa adequada ou com papel alumínio e em seguida, posicione-a sobre as brasas do fogo.
  3. Para que não queimem e para que assem integralmente, enquanto as castanhas ainda estiverem na brasa, segure a panela pelo cabo e mexa sempre que considerar necessário – evitando que se agarrem à panela.
  4. Em aproximadamente 20 minutos, o corte feito anteriormente na casca das castanhas começará a abrir, revelando o miolo, que deverá estar assado e macio. A esse ponto, já estarão prontas!

4. Remova as cascas das castanhas

Para que possa desfrutar as castanhas recém assadas, será necessário, primeiramente, remover todas as cascas e peles, uma vez que não são comestíveis. É importante que siga os passos abaixo com atenção para evitar que as cascas grudem no miolo:

  1. Ao terminar de assar as castanhas na brasa, retire cuidadosamente e as mova para um pano de cozinha atoalhado.
  2. Faça um embrulho com o pano, de modo que todas as castanhas fiquem envolvidas pelo tecido e deixe que descasem por alguns minutos – o calor e o vapor formados dentro do embrulho irão, aos poucos, soltar as cascas e a pele.
  3. Espere até que as castanhas arrefeçam levemente, de modo que ainda permaneçam quentes, mas que fiquem a uma temperatura própria para que sejam manuseadas em segurança.
  4. Por fim, abra o embrulho e remova as cascas com facilidade.
  5. Sirva-se e desfrute!

Por fim, relembrar que não obstante assar castanhas na brasa seja uma das melhores opções, existem várias outras formas de as preparar, nomeadamente:

A redação do trabalhador.pt