Como criar uma password segura?

criar uma password segura

Ter os dados expostos na internet é uma realidade cada vez mais comum no mundo virtual. Infelizmente, há milhares de hackers dispostos a invadir as suas contas, devassar a sua privacidade e causar prejuízos financeiros muitas vezes incontornáveis.

Para se prevenir deste tipo de ataque e remediar eventuais problemas, além de recomendarmos a utilização de uma VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual), atualizar o seu antivírus recorrentemente e ter cuidado com e-mails suspeitos, é importante saber como criar uma password segura para os vários sites e aplicações que utiliza no seu dia a dia.

Criar uma password segura não é uma tarefa difícil, desde que pense no que irá fazer com essa password, isto é, em que sites a vai utilizar, se a password é demasiado simples (como por exemplo: “aeiou” e “123456”), onde será armazenada, entre outros critérios que devem ser considerados.

Lembramos que uma password segura é apenas uma de tantas outras práticas desejáveis caso queira ficar protegido em ambiente digital. Se tem dúvidas de como criar uma password segura, então não deixe de ler este artigo, pois nele encontrará dicas simples para gerar ou manter uma senha forte.

7 dicas para criar uma password segura

1. Cuidado as passwords óbvias

A primeira dica desta lista é criar uma password forte, isto é, que seja à prova de tentativas de adivinhação, seja por um conhecido ou por um computador. Nada de usar o nome dos filhos, da esposa, do namorado ou a já batida data de nascimento, pois apesar deste tipo de senha “afetiva” ser facilmente memorizável, não é recomendada por especialistas em segurança informática.

Pode estar-se a perguntar “porque não posso colocar o nome do meu animal de estimação como password?”, não é mesmo? Bem, porque este tipo de informações e dados pessoais podem estar disponíveis na internet, sobretudo nas redes sociais, o que pode facilitar a vida dos cibercriminosos. Se não abre mão da senha “afetiva”, tente ser menos óbvio, e para isso vale usar o nome da primeira professora, uma cidade que pretende visitar, um livro inesquecível, entre outras possibilidades.

2. Não deixe de usar caracteres especiais

Uma password segura deve conter caracteres especiais, por isso, alguns sites e aplicações obrigam a que estes símbolos sejam utilizados quando define a sua password. Quanto maior a password e quanto maior a variedade de caracteres (letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais, como !&*$%#), melhor. Contudo, não se esqueça de usar o bom senso, pois uma senha demasiadamente complicada pode ser impossível de ser memorizada.

3. Defina uma password para cada site

Nada de usar a mesma password para todas as aplicações e sites! O mais apropriado é usar uma password segura para cada site, rede social, e-mail pessoal, e-mail profissional, entre outras. Pode ser que seja difícil memorizar todas, mas é melhor do que correr o risco de ter a sua conta invadida, não é verdade?

Mas porque é importante usar uma password segura para cada site? Porque se alguma delas ficar comprometida, não será necessário trocar as credenciais de todos os sites, apenas do que ficou comprometido. Ademais, o invasor não conseguirá utilizá-la em outra conta e assim estará seguro.

4. Pesquise se a sua password pode estar comprometida

Para descobrir se a senha pode já ter sido comprometido antes na web, basta aceder o site Have I Been Pwned: Passwords e digitar a senha na barra de pesquisa. O site, que é confiável, indica também, a partir do seu endereço de e-mail ou nome de utilizador, se alguma conta associada a si já foi encontrada em alguma violação de dados anterior.

5. Use um gerador de passwords

Utilizar um gerador automático de password segura é uma ótima alternativa para pessoas que querem criar uma senha forte, mas não sabem como proceder. Existem opções gratuitas, como o gerador do Avast, por exemplo. Via de regra, estas ferramentas são capazes de indicar senhas longas e relativamente fortes, entretanto, recomendamos que o utilizador encontre uma estratégia para se lembrar da password, visto que estas são criadas de forma aleatória.

6. Armazene a sua password num gestor de passwords

Outra dica importante para criar uma password segura é utilizar um gestor de passwords, ferramenta muito útil que lhe vai ajudar a guardar as passwords que gerou ou criou. A maioria dos gestores de passwords disponibiliza também um gerador de senha, entre outras funcionalidades, como preenchimento automático de password nos sites da sua preferência.

Lembre-se: não aconselhamos que anote as suas senhas num bloco de notas ou papel, pois este comportamento pode facilitar o acesso à sua password por um terceiro. Prefira sempre um gestor de senhas, pois esta ferramenta conta com criptografia dos dados, o que garante a segurança e evita possíveis ataques. Guarde as suas senhas da forma correta!

7. Ative a autenticação de dois fatores

Como referido, criar uma password segura é uma maneira de dificultar ataques informáticos, contudo, apenas esta medida não será suficiente para o manter totalmente a salvo dos cibercriminosos. Infelizmente, ainda que siga todos os passos acima descritos, ainda existirá a possibilidade de invasões caso os sites que visita não sejam totalmente seguros. Então, como diminuir o risco de ter os dados roubados? Ativar a autenticação em dois fatores, este é mais um artifício que dificultará o “trabalho” dos hackers.

De forma simples, a autenticação em dois fatores, via de regra, consiste num código de seis dígitos que é enviado por SMS ou via aplicativo depois que digita a password segura. Como um token do banco, esta é indispensável para autenticar o login, isto é, apenas depois desta autenticação ficará comprovado de que é realmente a pessoa que está a tentar aceder a um site ou aplicação na internet.

Atenção: mantenha a sua senha em segredo, jamais a partilhe. Caso a utilize num site não fiável, atualize a password a cada 3 ou 6 meses. Ademais, crie passwords seguras para o acesso aos seus dispositivos móveis, como telemóvel, tablet, smartwatch, entre outros. Estas são medidas que certamente serão úteis para manter longe os hackers.

Gostou deste artigo? Então partilhe-o com os seus amigos e ajude a fazer do ambiente digital um espaço mais seguro para todos!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)