Como limpar madeira: conheça as melhoras dicas

Nobre, versátil e elegante. Todos estes adjetivos podem ser associados à madeira, matéria-prima de portas, janelas, diversas peças de mobiliário e de pavimentos. Não obstante, convém lembrar que a madeira é um material tão bonito quanto delicado, que exige uma série de cuidados para que a sua beleza seja mantida ao longo dos anos, afinal de contas, trata-se de um produto que, via de regra, é de alta durabilidade (especialmente quando bem preservado).

Se na sua casa existe madeira por todos os lados, então certamente vai gostar de conhecer algumas dicas de como limpar madeira e a conservar em perfeito estado, livre de arranhões ou daquele aspeto de velho e gasto. Confira os principais truques na lista que partilharemos infra.

Como limpar madeira sem revestimento

Melhor que reparar eventuais danos é prevenir quaisquer danos que possam ocorrer à madeira, por isso, cuide deste material com todo carinho. Acompanhe!

1. Dica de ouro

Dica de ouro para quem deseja preservar a madeira de móveis e outros objetos: cuide do material regularmente, o que evitará futuros reparações ou até mesmo a perda da peça. Comece por retirar o pó com um pano de algodão que seja macio e que não solte fiapos. Eventualmente poderá utilizar toalhas humedecidas especiais para madeira e, duas vezes ao ano, faça uma limpeza profunda seguindo as próximas dicas deste artigo.

2. Polir madeira de forma natural

Com certeza nunca imaginou que o óleo de amêndoas doces pudesse ser utilizado para polir madeira, não é mesmo? Pois bem, esta solução simples, prática e muito acessível é uma ótima maneira de deixar a madeira a bilhar com um aspeto de novo. Para este efeito, basta misturar ½ copo de óleo com ½ copo de água fria, humedecer um pano de algodão nessa solução e aplicar sobre a superfície dos móveis, janelas e outros objetos. Vai certamente surpreender-se com o resultado!

3. Remover manchas da madeira com soluções caseiras

Se o caso é limpar madeira, especialmente manchas que possam surgir, seja pelo tempo de uso ou por pequenos acidentes – como líquidos que caem na superfície amadeirada – então a melhor opção é utilizar um pano humedecido em água e álcool ou acetona na mesma proporção. Passe o pano sobre as manchas e no final seque bem toda a superfície. Lembramos que esta dica não se aplica à madeira envernizada.

Uma alternativa para remover manchas na madeira é misturar 1 copo de água morna com ½ chávena de detergente líquido e molhar um pano macio nessa solução. Depois de torcido, limpe o objeto de baixo para cima, enxague bem e seque. Caso não queira utilizar soluções caseiras, poderá comprar produtos no hipermercado, como spray ou cera. Só não se esqueça de fazer um teste numa pequena área da peça, certificando-se de que o produto não causará danos ao revestimento.

4. Como limpar madeira em janelas

Que tal revitalizar janelas e umbrais das portas, devolvendo-lhes o brilho perdido ao longo dos anos? Para isso, utilize uma solução de polidor caseiro que partilhamos na primeira dica ou escolha um produto limpa-vidros para remover a sujidade e dar brilho. Para janelas que não estejam no piso térreo, pode ser melhor pedir ajuda a um profissional.

5. Como limpar chão de madeira

Se pretende limpar madeira do pavimento, deixando-a impecável, então a dica é retirar bem o pó do chão com uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó antes de aplicar qualquer produto. Feito isto, dilua um polidor caseiro (ou qualquer outro produto específico para madeira, da sua preferência) num pouco de água e com um pano bem torcido aplique no chão. A cada dois meses limpe com cera, o que deixará a madeira ainda mais bonita e brilhante.

Como limpar madeira em superfícies especiais

As dicas anteriores não se aplicam a madeiras revestidas com esmalte, MDF e laminados. Para aprender a limpar estes materiais corretamente, siga as orientações infra:

1. Limpar madeira com esmalte

Se tem peças com madeira esmaltada, então deverá limpar da seguinte maneira:

  1. Misture um líquido de limpeza com água morna;
  2. Molhe um pano na mistura e torça;
  3. Limpe a superfície de madeira;
  4. Enxague com água limpa e morna;
  5. Finalize com um pano limpo e seco.

2. Limpar madeira MDF

Medium-density fiberboard (em inglês), Placa de fibra de média densidade, em tradução livre, mais conhecido como MDF, é um material derivado da madeira. Por ser mais acessível, é bastante utilizado principalmente no mobiliário – todavia, é bem mais sensível do que a madeira, por isso exige cuidados redobrados. Para remover manchas de móveis em MDF, utilize um pano humedecido numa solução de álcool e água em partes iguais. Mas se precisa apenas de limpar, basta um pano com um pouco de spray para o pó para obter o resultado desejado.

3. Laminados

Móveis laminados (ou móveis de fórmica) também são mais sensíveis do que a madeira. Para evitar que se desgastem e percam o brilho, jamais utilize na sua superfície materiais abrasivos, como uma esponja de aço. Opte sempre por um pano levemente humedecido com um produto à base de detergente neutro ou álcool.

Para finalizar, não se esqueça dos cuidados diários básicos com a madeira, como não deixar móveis expostos à luz solar (o que evitará que fiquem com aspeto fosco e ressecado) e proteger sempre o mobiliário com toalhas de mesa, porta-copos e bases para pratos e panelas, cuidado que aumentará a durabilidade do material e evitará manchas.

Siga as nossas dicas sobre como limpar madeira e consiga ótimos resultados sem precisar se desfazer das peças que tanto gosta!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)