Como limpar prata: dicas para manter o brilho por mais tempo

Quer saber como limpar prata e deixar os seus objetos e utensílios brilhantes, como se fossem novos? Então este artigo é para si!

A prata é um material sofisticado, que pode ser aplicado na produção de objetos com as mais diversas funcionalidades e usos, designadamente em utensílios de cozinha, objetos de decoração, jóias (anéis, colares e brincos) e outros acessórios em geral.

Não obstante a prata ser um material muito associado ao brilho, é comum que passe por um processo de oxidação natural que, com o tempo, a faz escurecer. No caso das jóias, por exemplo, esse escurecimento pode ocorrer particularmente rápido, quando comparado com outros objetos de prata, já que o suor produzido pelo corpo atua como um acelarador.

No entanto, caso os seus objetos de prata já escureceram, não precisa de se preocupar, dado que isso pode ser revertido com relativa facilidade. Neste artigo, partilhamos várias dicas de como limpar prata e como manter o seu brilho por mais tempo.

Existem produtos próprios para limpar prata?

Sim. Existem produtos químicos próprios para a limpeza de objetos de prata, que podem ser encontrados em joalherias e lojas da especialidade.

O chamado banho de prata, por exemplo, é recomendado para peças que estão bastante escuras e desgastadas. Mas, limpar prata com esta técnica frequentemente não é recomendado, já que a prata pode ser danificada.

Existem também panos próprios para limpeza de prata. Estes nada mais são que tecidos que possuem um agente químico com propriedades antioxidantes, que podem ser utilizados para polir e limpar prata e outros metais preciosos.

No entanto, se procura uma solução caseira para limpar prata, saiba que existem inúmeras opções, muitas das quais podem ser encontradas em ingredientes que terá certamente por casa.

Limpar prata com pasta dos dentes

As pasta de dentes é um produto feitos à base de bicarbonato de sódio ou outros componentes que desempenham a mesma função de limpeza. Dadas as suas propriedades a pasta de dentes poderá ser utilizada na limpeza da prata.

Para isso, precisará não só de uma pasta de dentes branca, como também de uma escova de dentes ou uma esponja macia. Assim que as tiver, deverá esfregar suavemente a pasta de dentes na prata e esperar que atue por alguns segundos. Em seguida, lave a prata com água e sabão neutro, deixando secar.

Limpar prata com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um aliado poderoso na limpeza de muitos objetos, apresentando também excelentes resultados na limpeza da prata. Existem diferentes maneiras de limpar prata com bicarbonato de sódio.

Basta seguir os seguintes passos:

  1. Acrescente 200 ml de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio numa panela;
  2. Coloque os objetos de prata que deseja limpar dentro da panela e, em seguida, ligue o fogão;
  3. Assim que a água começar a ferver, desligue o fogão e espere que a água arrefeça;
  4. Assim que a água estiver morna ou fria tire os objetos da água, colocando-os a secar.

Alternativamente, poderá criar uma mistura de água com bicarbonato de sódio (em maior quantidade), misturando os dois ingredientes até que formem uma pasta. Em seguida, e com a ajuda de um pano limpo, passe a pasta na superfície de prata até que esta fique polida.

Limpar prata com papel alumínio

Se o objeto que pretende limpar possui muitos detalhes ou desenhos, esta técnica para limpar prata pode ser uma da mais indicadas. O alumínio é uma boa solução para clarear a prata. Para isso, basta mergulhar a prata num recipiente com água quente e alguns pedaços de papel alumínio, e deixar atuar por aproximadamente 20 minutos.

Limpar prata com limão

Para limpar prata com limão, deverá apenas cortar um limão em dois, pegando numa das metades à qual acrescentará um pouco de sal ao seu interior. Depois, basta passar o limão pela peça de prata e deixar atuar por alguns minutos. Para terminar, basta lavar com água e deixar secar.

Limpar prata com uma casca de banana

Pode parecer estranho, mas sabia que pode limpar prata com uma casca de banana? É isso mesmo! Esta é uma das maneiras mais simples de limpar prata, embora os seus resultados poderão não ser tão promissores. Para tal, só tem de esfregar a parte interna da casca de banana sobre a prata que deseja limpar e depois polir com um pano seco, com cuidado.

Limpar prata com sal

O sal de cozinha é também outro ingrediente que pode ser usado para limpar prata. Para o fazer, basta colocar a prata que precisa de ser limpa dentro de um recipiente com água quente e um pouco de sal, deixando atuar por algum tempo, até que as peças de prata começem a aclarar. Depois, só tem de limpar com água e deixar secar de forma natural.

Limpar prata com refrigerante

Para peças de prata pequenas, como jóias ou talheres, o refrigerante pode ter uma função de limpeza. Coloque os objetos de prata dentro de um recipiente e, em seguida, despeje o refrigerante (coca-cola, por exemplo) no recipiente até que as peças estejam completamente cobertas. Deixe atuar por alguns minutos e, só então, lave as peças com água e coloque-as a secar.

Limpar prata com sabão de coco

O sabão de coco pode também ser utilizado na limpeza de objetos de prata. Basta aquecer um pouco de água juntamente com um pouco de sabão de coco numa panela e, depois, colocar os objetos que deseja limpar, deixando atuar por aproximadamente 15 minutos. Para terminar, lave a prata em água e coloque-a a secar.

Limpar prata com vinagre branco

Para utilizar vinagre na limpeza da prata, precisará de misturar cerca de 500 ml de água quente, 1 colher de sopa de detergente neutro e 3 colheres de vinagre branco num recipiente. Em seguida, umedeça um pano com essa mistura e passe-o pelos objetos de prata que pretende limpar. Por fim, enxague as peças e deixe secar naturalmente.

Como limpar prata e mantê-la preservada?

Partilhamos de seguida, algumas dicas que o podem ajudar a manter os objetos de prata limpos e brilhantes por mais tempo:

  • Guarde os objetos de prata num local seco e arejado;
  • Evite o contato da prata com produtos de limpeza ou com o cloro;
  • Não lave ou limpe as peças de prata com escovas ou esponjas ásperas, para assim evitar arranhões;
  • Mantenha as peças de prata sempre secas, dado que a humidade é uma das suas maiores inimigas;
  • Tenha sempre por casa um pano de microfibras (ou flanela) para limpezas rotineiras das peças de prata;
  • Não coloque utensílios de prata na lava-louças, esse tipo de eletrodómestico tende a danificar a prata.

Ao manter os cuidados certos com os objetos, limpar prata não vai ser mais uma tarefa assim tão difícil, fazendo com que essas peças possam manter-se conservadas por bastante tempo. Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil!

A redação do trabalhador.pt