Como saber se um carro tem seguro? Através da matrícula!

Deseja saber se um determinado automóvel tem seguro? Sabia que pode obter esta informação através da matrícula do mesmo? É mais simples do que pode parecer, afinal de contas, uma conexão à internet é tudo o que precisa!

Apesar de ser possível descobrir se um automóvel está assegurado por outras vias, está é, muito provavelmente, a mais rápida e simples. Para o ajudar redigimos o presente artigo onde lhe explicamos como saber se um carro tem seguro pela matricula. Boa leitura!

Saber se um carro tem seguro pela matrícula

A matrícula do carro é tudo o que basta para que qualquer pessoa consiga perceber se esse carro tem um seguro automóvel. Isto é na verdade bastante simples, graças à plataforma online “Verificar seguro através da matrícula”, criada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos especialmente para esse fim.

Portanto, em primeiro lugar, deve aceder ao site e preencher os campos que constam da figura infra:

A matrícula é tudo que precisa para saber se um carro tem seguro

Tudo o que precisa de fazer é introduzir a matrícula do veículo em causa e, de seguida, inserir a data presente. Clique em pesquisar para aceder aos resultados. Após colocar os dados indicados, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos irá disponibilizar as seguintes informações sobre o seguro:

  • Entidade (Seguradora);
  • Data de início;
  • Data de fim;
  • Número de apólice;

Como é possível observar, saber se um carro tem seguro a partir da sua matrícula é, na verdade, um processo muito simples que não deve demorar mais que dois minutos.

E caso não consiga obter informações?

Novamente muito simples. Se após inserir os dados corretamente nenhum dado for fornecido, é porque o veículo em causa não possui um seguro válido na data que indicou. A base de dados da plataforma é atualizada semanalmente e, por isso, é natural que alguns seguros passem de validade, o que é automaticamente refletido no site em causa, que passa a não fornecer informações sobre o seguro de um determinado veículo automóvel.

Existe ainda a possibilidade de o veículo em causa não estar realmente abrangido por nenhum seguro, o que constitui uma ilegalidade em Portugal caso este circule em vias públicas e vias equiparadas.

Tive um acidente e o culpado não tem seguro

Neste caso, se o outro condutor for o culpado pelo acidente, terá de recorrer ao Fundo da Garantia Automóvel, através do qual poderá solicitar à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) que cubra uma eventual indemnização.

O Fundo de Garantia Automóvel é um fundo público autónomo, gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, destinado a satisfazer indemnizações devidas em consequência de acidente de viação. O Fundo de Garantia Automóvel responde por danos materiais e/ou corporais quando o responsável não beneficie de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel. Nas condições previstas na Lei o Fundo de Garantia Automóvel pode também ser chamado a indemnizar as pessoas lesadas, ainda que o responsável seja desconhecido.

O QUE É O FUNDO DE GARANTIA AUTOMÓVEL?

O Fundo da Garantia Automóvel é um fundo público autónomo, gerido pela ASF, destinado a satisfazer indemnizações devidas em consequência de acidente de viação. Este fundo presta auxílio perante os seguintes casos: 

  • Danos corporais – quando o culpado seja desconhecido ou não beneficie de seguro válido, ou se a seguradora do veículo culpado declarar insolvência;
  • Danos materiais – quando o culpado é reconhecido e não beneficia de um seguro válido;
  • Danos materiais – quando o culpado é desconhecido e caiba ao Fundo da Garantia Automóvel pagar uma indemnização por danos corporais significativos, e ainda, quando o veículo culpado não beneficia de seguro válido e tenha sido deixado no local do acidente.

Quando é necessário ver se um carro tem seguro?

Saber se um carro tem seguro a partir da matrícula é uma ferramenta realmente útil em diversas situações. O acesso rápido e conveniente a este tipo de informação pode ajudá-lo a resolver algumas situações ou responder a algum tipo de dúvida, no momento exato.

Por exemplo, imagine que é parado pela polícia e que precisa de comprovar que possui o pagamento do prémio atualizado, mas não encontra a Carta Verde, nem possui o respetivo selo afixado. Neste caso, será bastante útil recorrer ao seu telemóvel ou tablet e, em apenas alguns segundos, mostrar ao agente da Polícia todos os dados exigidos para comprovar que tem tudo em dia.

De qualquer forma, vale a pena relembrar que não não deve conduzir um automóvel sem que este ostente o selo do seguro automóvel fixado no vidro frontal do carro, bem como deverá ter sempre a Carta Verde no seu carro.

Além disso, usar uma matrícula para saber se um carro tem seguro poderá ser também útil quando pretender negociar um novo seguro automóvel. Mais uma vez, se não possuir naquele momento a Carta Verde, pode rapidamente aceder aos dados através do telemóvel ou computador. Numa questão de segundos terá todas as informações de que precisa.

Como é possível verificar, saber se um carro tem seguro a partir da matrícula é não só uma ferramenta extremamente útil perante determinadas situações, como também é uma forma muito rápida, fácil e eficaz de obter esta informação no momento exato em que precisa dela. Esperamos ter ajudado!

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.