Desenhos animados antigos: recorde momentos da sua infância

Um pouco de nostalgia sabe sempre bem a todos nós e o que será melhor que recordar os desenhos animados antigos que nos acompanharam durante toda a infância?

Certamente havia uma série pela qual esperava ansiosamente em frente à televisão e cujos episódios e falas já sabia de trás para a frenet. É bom recordar, e por isso mesmo decidimos reunir alguns dos desenhos animados antigos mais famosos que acompanharam gerações a fio. Será que vai reconhecer algum?

Recordar desenhos animados antigos

Em seguida, relembramos alguns dos mais populares desenhos animados antigos que passaram pela televisão portuguesa.

1. Heidi

Se bem se lembra, a Heidi é uma menina órfã que vive nos Alpes Suíços com o seu avô. Um dia, contra a sua vontade, é levada para Frankfurt para fazer companhia a uma menina deficiente. Os episódios duravam em média 30 minutos e contavam as aventuras de Heidi. O programa estreou em 1976 na RTP e acompanhou inúmeras gerações.

2. Marco

A série “Marco” estreou em Portugal em 1977 e contou com 52 episódios. Marco é um menino que vive em Itália durante a depressão de 1881. O seu pai é médico e a mãe fora trabalhar para a Argentina. Inesperadamente, Marco deixa de receber cartas da sua mãe que acabou por ficar doente. A partir daí, Marco decide partir ao seu encontro. Esta série não é recordada apenas como fazendo parte dos desenhos animados antigos dos quais nos lembramos, pois mais do que isso, foi um sucesso que marcou a infância de milhares de pessoas.

3. As Aventuras de Tom Sawyer

Este é outro clássico que todos conhecem. As Aventuras de Tom Sawyer estreou em 1981 na RTP, e conta a vida de um rapaz órfão, Tom Sawyer, que vive com a sua tia e irmão mais novo em São Petersburgo. Os episódios retratam as aventuras de Tom e do seu amigo Huckleberry Finn.

4. Ana dos Cabelos Ruivos

Esta série conta a história de Ana, uma criança de 10 anos que vive com os pais adotivos em Avonlea, no Canadá. O sucesso da série deve-se à personagem de Ana, que tão facilmente causava empatia nos telespectadores pela sua personalidade energética, romântica e criativa. A série estreou em Portugal em 1987.

5. Candy, Candy

Candy, Candy estreou em Portugal em 1983, e conta a história de uma menina que foi abandonada em bebé à porta de um orfanato. A sua única amiga acabou por ser adotada e afastar-se de Candy. Esta série, ao contrário das anteriormente referidas, causou bastante controvérsia na altura em que foi transmitida por abordar temas como a violência psicológica.

Como resultado, deixou mesmo de ser exibida em Portugal. No entanto, esta é até hoje uma série que ficou guardada na memória dos telespectadores de então, que empatizaram com Candy, uma personagem que chegou a enfrentar várias tragédias e desilusões. Portanto, é possível dizer que este não era o típico desenho animado ao qual as pessoas estavam habituadas.

6. Abelha Maia

Achamos possível afirmar que todas as pessoas, independentemente das suas idades, já ouviram falar da Abelha Maia. Estreou em Portugal em 1978 e conta a história de uma abelha divertida que vive uma vida cheia de aventuras juntamente com os seus amigos Willy e Flip. Estes nomes ainda lhe são familiares?

7. Dartacão

Esta famosa série infantil estreou na RTP em 1983 e foi um verdadeiro sucesso nas décadas de 80 e 90. A história conta a vida de Dartacão e as suas aventuras com os Três Mosqueteiros.

8. Jardim de Celeste

O Jardim de Celeste foi uma série educativa transmitida na RTP entre 1997 e 2000. Neste programa, ensinava-se e divertia-se as crianças em idade pré-escolar. A série contou com quase 200 episódios e é ainda hoje recordada como um dos melhores desenhos animados antigos, em grande parte pelas suas canções cativantes e energéticas.

9. Noddy

A série Noddy estreou em 2002 na RTP2 e conta a história de uma criança feita de madeira, o Noddy, que vive na Cidade dos Brinquedos, onde é taxista e convive com os seus amigos, entre os quais a Boneca Dina (que trabalha no seu quiosque) e o Senhor Lei (o polícia local). Cada personagem desempenha um papel diferente nesta simulação infantil da realidade.

10. Scooby-Doo

Esta é uma famosa série de animação que conta a história de Scooby-Doo, um cão que soube resistir ao tempo e integra uma equipa de detetives humanos, que investigam casos misteriosos em conjunto. Estreou em Portugal no final da década de 1980 e é dos desenhos animados antigos mais reconhecidos em todo o mundo.

11. Dragon Ball

Esta é uma série infantil muito famosa ainda nos dias de hoje, tendo estreado na SIC em 1995. Ainda hoje é sendo considerado um dos desenhos animados antigos com mais sucesso até à atualidade. O protagonista desta série chama-se Son Goku, e é um rapaz que parte em busca das bolas de cristal (dragon balls), através das quais pode fazer aparecer um dragão com poder para realizar qualquer desejo. Os episódios contam precisamente as aventuras que Son Goku tem de enfrentar até alcançar as dragon balls. 

12. Tom and Jerry

Um famoso clássico conhecido nos quatro cantos do mundo, Tom and Jerry é uma série animada focada na rivalidade entre o gato Tom e o rato Jerry, as personagens principais que se envolvem em inúmeras aventuras e confrontos. O seu sucesso é ainda hoje indiscutível, pois tornou-se em 2020 o programa infantil mais visto da HBO Portugal. 

Então, reconhece algum dos desenhos animados antigos acima referidos? O mais provável é que a resposta seja sim. Afinal, estes são desenhos animados antigos e famosos por marcarem diferentes gerações, sendo que muitos deles não são só recordados, como ainda vistos e revistos por muitos telespectadores, seja em plataformas de streaming ou em cassetes antigas quando a saudade fala mais alto. Esperamos que o sentimento de nostalgia tenha sido redescoberto.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.