Dia do pai: conheça a sua origem e saiba que presentes oferecer

Juntamente com o dia da mãe, o dia do pai é uma das datas mais festejadas anualmente pela maioria das famílias, no entanto poucos sabem como esta celebração começou.

Neste artigo, explicamos-lhe um pouco sobre a origem e simbologia deste que é um dos dias mais festejados do ano e cujo objetivo passa por demonstrar agradecimento e apreciação por todos os pais no mundo. Além disso, partilhamos algumas ideias de presentes que poderá oferecer ao seu pai nesta data tão especial.

Qual a origem do Dia do Pai?

O Dia do Pai surgiu inicialmente nos Estados unidos da América

A origem do Dia do Pai remonta a 1909 nos Estados Unidos, quando uma jovem chamada Sonora Smart Dodd se inspirou na ideia de Anna Jarvis, a mulher que criou o Dia da Mãe, e decidiu definir uma data onde também se homenageassem os pais, não só as mães. A jovem decidiu criar este dia porque sentiu a necessidade de demonstrar o seu afeto e admiração pelo seu próprio pai, que a tinha criado a si e aos seus cinco irmãos de forma independente, após a sua esposa ter falecido.

Sonora propôs o 5 de junho como a data para se comemorar esta festividade, por ser o dia de aniversário do seu próprio pai. No entanto, a proposta foi negada, sendo que a data passou para apenas uns dias mais tarde, 19 de junho. Atualmente, esta data é celebrada nos EUA no terceiro domingo de junho.

Enquanto que o Dia da Mãe foi declarado uma celebração oficial nacional rapidamente após a proposta de Anna Jarvis, o mesmo não aconteceu com o Dia do Pai, que embora criado em 1909, só conseguiu reconhecimento como uma celebração oficial em 1972, graças ao Presidente Richard Nixon.

Dia do Pai em Portugal

Em Portugal o Dia do Pai é celebrado a 19 de março

O Dia do Pai é celebrado em Portugal a 19 de março, que coincide com o Dia de São José, pai de Jesus, considerado um modelo de pai e marido, bem como o protetor da família.

Tal como na maioria dos países e semelhante às tradições associadas ao Dia da Mãe, este dia é festejado com um almoço ou jantar de família e oferta de presentes dos filhos ao pai.

Além disso, os filhos costumam passar o dia com os pais fazendo atividades que estes normalmente gostam, como ir à pesca ou jogar golfe, por exemplo.

Datas do Dia do Pai pelo mundo

O Dia do Pai é celebrado em datas diferentes pelo mundo

Em Portugal, celebra-se o Dia do Pai a 19 de março, mas o mesmo não acontece em todos os países, tal como se pode verificar com o Dia da Mãe. No seguinte quadro, poderá ter uma ideia geral das datas em que se comemora o Dia do Pai em todo o mundo:

DataPaíses
23 de fevereiroRússia
19 de marçoPortugal, Angola, Espanha, Itália, Suíça, Cabo Verde, Andorra, Moçambique, Bolívia, São Tomé e Príncipe, etc
8 de maioCoreia do Sul
5 de junhoDinamarca
Segundo domingo de junhoÁustria
20 de junhoBulgária
Primeiro domingo de setembroNova Zelândia e Austrália
Segundo domingo de novembroNoruega, Finlândia, Suécia e Estónia
5 de dezembroTailândia

Ideias de prendas para o dia do Dia do Pai

Deixamos-lhe algumas sugestões de prendas para o dia do pai

De seguida, apresentamos aqui algumas sugestões de prendas que podem ser oferecidas no Dia do Pai.

1. Experiências

Se preferir fugir aos bens materialísticos, pode sempre oferecer uma experiência ao seu pai, e ainda melhor, partilhá-la com ele. Por exemplo, se o seu pai for uma pessoa aventureira e destemida, poderá pagar uma sessão de um desporto radical como o skydiving, que seria certamente uma memória eterna. Se achar que uma opção mais calma seria mais apropriada, pode agendar uma degustação de vinhos, um passeio de barco, ou pode ainda comprar uma viagem para um destino do qual o seu pai sempre falou.

2. Tecnologia

Há cada vez mais pais adeptos das inovações tecnológicas. Como tal, existe uma variedade de presentes que poderá oferecer, como smartwatches, tablets, smartphones ou auscultadores. Normalmente, estas prendas têm valores mais elevados associados, mas isso não tem necessariamente de ser um entrave. Por exemplo, se tiver irmãos pode sugerir darem uma prenda conjunta, onde cada um contribui como pode. Outra alternativa passa por apresentar a mesma proposta à sua mãe.

3. Desporto

Se o seu pai fizer desporto recorrentemente, pense na modalidade que ele mais aprecia. Por exemplo, se for adepto de corridas, por que não o presentear com uns ténis de correr novos? Se ele gostar de fazer exercício físico ao ar livre, pode também oferecer-lhe uma bicicleta. Pense nos tipos de exercício ou desportos que o seu pratica e averigue os equipamentos relacionados que poderá oferecer. Outra opção passa por comprar auscultadores wireless para poder ouvir música e fazer exercício físico de forma mais facilitada, ou poderá também comprar um smartwatch capaz de contar quilómetros e calorias. As opções são infinitas!

4. Livro

Um livro nunca é um mau presente para um verdadeiro leitor. Se o seu pai gostar de ler, poderá comprar mais livros para adicionar à sua coleção. Pense no tipo de leitura que ele aprecia, mas tenha o cuidado de verificar quais as obras que ele já leu para não cair no erro de oferecer um presente repetitivo. Para tal, não precisa de lhe perguntar diretamente quais os livros que já leu, pois essa não seria a melhor forma de esconder as suas intenções. Assim, basta espreitar lá em casa nas prateleiras ou gavetas, mas seja discreto.

5. Roupa

Acha que o seu pai usa a mesma roupa demasiadas vezes? Talvez esteja na hora de ajudá-lo a diversificar o guarda-roupa. Opções como camisas, t-shirts ou pólos são sempre bem-vindas. Quanto à cor, pense no tipo de padrões e tonalidades que está habituado a ver no seu pai e escolha algo semelhante. Os homens normalmente optam por cores discretas e não costumam gostar de inovar radicalmente quando se trata de guarda-roupa.

6. Quadros ou molduras

Se tiver umas bonitas fotografias de família guardadas algures nos baús lá de casa, talvez tenha chegado a hora de as usar. Os quadros com fotografias familiares são presentes sentimentais e muito apreciados pela maioria das pessoas. Assim, pode comprar, por exemplo, uma moldura para o seu pai colocar no escritório ou um quadro grande para colocar na sala.

7. Caneca

Esta é das prendas mais simples e comuns, mas que assim o são por algum motivo. Em primeiro lugar, são práticas e muito úteis para o dia a dia, por isso certamente o dinheiro não será mal gasto. Em segundo lugar, a verdade é que as canecas podem ser personalizadas, o que lhes atribui uma certa graça. Pode comprar canecas com frases engraçadas dedicadas ao seu pai, e pode facilmente encontrá-las em alguma loja perto de si.

8. Bilhetes

Se o seu pai quiser ir ver um jogo de futebol da sua equipa preferida, pode comprar-lhe bilhetes e ir com ele, por exemplo. Se por outro lado o seu pai for uma pessoa mais ligada à música, os bilhetes para um concerto são também uma boa ideia. Existem muitas outras opções como ir ao teatro ou ao cinema. Procure se perto da data do Dia do Pai irá ocorrer algum evento de interesse e surpreenda-o com este programa diferente.

O Dia do Pai é sem dúvida um dia especial para muitas famílias. Esperamos que com este artigo tenha aprendido alguns factos interessantes sobre esta data e que tenha tirado inspiração nas nossas sugestões de presentes para oferecer.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.