Dress code: saiba o que vestir em cada ocasião

Mais formal ou menos formal? Fato? Com gravata ou sem? Foi convidado para um evento ou vai participar numa entrevista de emprego e não sabe o que vestir? Não desespere! É perfeitamente normal que, em diversas situações, fique na dúvida sobre qual a roupa mais adequada para cada ocasião ou evento.

Neste artigo, abordamos algumas questões frequentes sobre o dress code, nomeadamente qual a sua importância e como escolher o tipo de roupa ideial em função de cada ocasião. Confira!

O que é o dress code?

Dress code significa código de vestir

Dress code é um termo em inglês que pode ser traduzido como “código de vestir”. Este indica qual a forma mais adequada de se vestir em função da ocasião, seja um evento/ocasião do foro profissional ou de natureza pessoal, como uma festa entre amigos, um casamento, batizado ou uma comunhão.

A história diz-nos que o conceito de dress code surgiu na Idade Média, onde os trajes e formas de vestir eram utilizados para distinguir a nobreza dos plebeus. Já no século XVIII, em virtude da forte influência francesa da época, os trajes passaram a ser divididos por funções. Hoje em dia, o dress code é direcionado de acordo com o evento ou a ocasião.

Qual a importância de respeitar o dress code?

Cada vez mais a sociedade incentiva a busca pela autenticidade e pela valorização do estilo de cada um. Cada pessoa é livre de ser vestir da forma que bem desejar e de se expressar traços da sua personalidade através do vestuário que usa.

Todavia, em determinados lugares e circunstâncias, é importante não destoar, pelo menos negativamente, daquilo que é considerado adequado. Numa entrevista de emprego, por exemplo, é importante seguir o padrão dos trabalhadores (“em Roma, sê romano”), sob pena do recrutador fazer um juízo menos positivo sobre si.

Se por um lado é expectável que o ambiente numa entrevista de emprego para uma startup seja mais informal, é previsível que uma entrevista para uma posição num escritório de advogados seja algo mais formal.

Quais os estilos de dress code existem?

O dress code define um conjunto de estilos

Antes de mais importa referir que, dado serem universais, a generalidade dos termos nomes ao dress code são em línguas inglesa, não havendo propriamente uma tradução dos mesmos para português.

Existem vários tipos de dress code, mas os mais comuns são:

  • Casual;
  • Smart Casual;
  • Social;
  • White Tie;
  • Cocktail;
  • Black Tie;
  • Black Tie Opcional;
  • Creative Black Tie;
  • Festivo;
  • Bussiness Formal;
  • Bussiness Casual.

Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre cada tipo de dress code e dar dicas de como acertar na hora de escolher o melhor para cada tipo de situação. Confira:

1. Casual

O estilo casual, também conhecido como desportivo ou desportivo casual, é geralmente usado em eventos sociais que sejam realizados durante o dia. Podem ser eventos feitos ao ar livre, como um almoço, um passeio, aniversários e até mesmo festas de empresas.

Apesar do nome, o dress code desportivo não deve ser confundido com nada relacionado com desporto. Por isso, ténis desportivos, sweatshirts, camisola de equipas de futebol e bonés não devem ser usados neste tipo de dress code. Para este estilo deve dar preferência a tecidos mais simples e leves, como o algodão, a ganga e as malhas.

Para as mulheres, é indicado que se use bermudas, shorts ou saias que não sejam muito curtos. Vestidos também, nomeadamente os mais simples, lisos ou estampados. As jóias ou bijuterias devem ser simples e delicadas. Sapatos de salto baixo ou médio, e dependendo da situação, sabrinas ou sandálias baixas também são permitidas.

Para os homens, o indicado é calças de ganga (jeans) ou de alfaiataria, camisas mais simples e despojadas, de malha ou pólo, ténis mais formais, mocassins, etc.

2. Smart Casual

Também conhecido como “roupa de passeio”, este tipo dress code é um pouco mais formal que o casual, e é indicado para situações como cocktails, inaugurações, eventos corporativos ou até mesmo para trabalho.

As mulheres devem procurar por vestidos mais simples, fato com linhas mais modernas ou calças largas. Sapatos de salto médio ou alto e bolsas discretas. As jóias e outros acessórios devem ser discretos e moderados. Se o evento for durante o dia, as mulheres devem ser mais discretas e adotar um estilo clássico. Mas, se o evento for noturno, um pouco mais de sofisticação pode ser aplicada.

Já os homens, devem-se vestir com uns chinos, blazer e camisa de manga comprida. Se o evento for durante o dia, cores mais claras e sem gravata. Mas, se o evento for de noite, esse estilo de dress code pode ser incrementado com um fato escuro de linhas mais modernas e uma gravata. Os sapatos devem ser mais formais, e não se esqueça de combiná-los com a cor do cinto.

3. Social

O estilo social é o dress code pedido em casamentos, noivados, festas, premiações empresariais e formaturas. Geralmente são eventos realizados de noite.

As mulheres podem usar brilhos, decotes, vestidos curtos ou longos, e transparências também são permitidas, desde que sejam usadas com moderação. Nesse caso preferem-se os saltos altos, e as bolsas pequenas de mão. Se estiver frio, os xales e echarpes podem ser utilizados. Esse dress code também aposta em cabelos e maquiagens mais elaborados.

Para os homens, um terno escuro com uma camisa lisa e uma gravata que seja discreta. Os sapatos devem ser sociais e pretos.

4. White Tie

O dress code White Tie é aquele utilizado em situações de extrema elegância, como premiações importantes, grandes eventos empresariais, casamentos luxuosos, e etc.

Nesse dress code, as mulheres podem abusar dos vestidos longos e com muita sofisticação, com caudas, decotes e brilho. O salto deve ser alto e as carteiras e bolsas, apenas de mão. Jóias são super permitidas para compor o visual, e o cabelo e maquiagem devem estar muito bem elaborados.

Para os homens, o pedido certo é o Smoking. A faixa da cintura deve combinar com a gravata, que neste caso deve ser apenas a borboleta e de preferência, preta. Os sapatos devem ser de verniz ou couro, mas devem estar muito bem cuidados e brilhantes.

5. Cocktail

O dress code cocktail é indicado para coquetéis noturnos ou eventos noturnos mais descontraídos.

Para as mulheres, vestidos mais curtos (até o joelho) e até mesmo outras combinações como saia e blusas estão liberadas, desde que tenham um certo ar festivo. Cabelos, maquiagem e acessórios são uma ótima pedida neste tipo de ocasião.

Quanto aos homens, camisas de manga longa, blazers e calças de alfaiataria são uma boa opção. Lembrando que os sapatos devem combinar com o cinto.

6. Black Tie

O Black Tie é um dos dress codes mais sofiticados que existem, perdendo apenas para o White Tie, mas ainda assim é um dress code muito formal.

As mulheres devem certamente apostar nos vestidos longos, com bordados e brilho. Joias, cabelos e maquiagem devem estar impecáveis nesse dress code.

Os homens podem optar pelo tradicional terno e gravata, desde que tudo esteja ornando perfeitamente.

7. Black Tie Opcional

Nesse tipo de dress code, a descontração começa a aparecer, e ganhamos um toque de liberdade para nos vestirmos de maneira um pouco mais despojada, mas com sofisticação.

As mulheres podem optar por vestidos mais curtos, porém de tecidos e cortes elegantes. Os cabelos podem estar soltos, desde que bem cuidados, a maquiagem pode estar mais suave e os sapatos podem ser mais básicos.

Os homens podem utilizar o terno, mas dessa vez, sem a gravata. Ou até mesmo um blazer com uma camisa de manga longa. Tudo depende do senso de cada um e da ocasião.

8. Creative Black Tie

Aqui o que a ocasião pede é inovação com um toque de irreverência. Por mais que ainda seja um dress code formal, neste caso você pode ousar um pouco mais.

Mulheres podem apostar em acessórios e cortes mais chamativos para tecidos, cabelos mais modernos e maquiagem mais ousada.

Os homens podem sair do terno preto básico e apostar em combinações mais fortes.

9. Festivo

Esse dress code é o geralmente utilizado em festas e confraternizações de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo, por exemplo.

Para as mulheres, os vestidos podem ser mais justos e com brilho e uma maquiagem mais festiva.

Já os homens podem utilizar cores mais claras, como o cinza ou o bege. Também podem optar por uma camisa com a manga dobrada.

10. Business Formal

Com este dress code, estão os eventos profissionais e menos formais. Pode ser utilizado em uma reunião de negócios ou em uma conferência.

As mulheres podem investir em looks mais sóbrios porém elegantes, como os terninhos, calças de alfaiataria e blusas mais soltas e sem decote, vestidos midi e bolsas não tão grandes.

Os homens podem utilizar camisas sociais de cores mais neutras, gravata, calças de alfaiataria e cintos combinando com os sapatos.

11. Business Casual

Esse é o dress code do dia a dia no trabalho, pode ser utilizado em escritórios, grandes empresas e em reuniões rotineiras com clientes e colegas de trabalho.

As mulheres podem usar calças mais neutras com camisas mais descoladas e com alguns detalhes, jóias e bijuterias discretas e que complementam o look. Os sapatos podem ser mais confortáveis e despojados.

Os homens podem optar pela combinação de camisa pólo, calças de cores neutras, sapatênis ou sapatos que combinem com o cinto.

Existem outros tipos de dress code?

Sim, pelo mundo existem muitos outros tipos de dress code, que vão desde situações informais, até situações onde grupos de pessoas se vestem de maneira semelhante.

Então, se você foi convidado para um evento com um dress code que não se encaixa em um desses que citamos acima, vale a pena perguntar para quem fez o convite ou pesquisar sobre o dress code pedido. A internet está cheia de referências de cada dress code, vale a pena conferir antes de montar o seu look!

Gostou das dicas? Esperamos que este artigo tenha te guiado e que agora você saiba como escolher o dress code ideal para cada situação!

A redação do trabalhador.pt