Edifícios mais altos do mundo: conheça o top 10

Burj Khalifa Bin Zayid

Luxo, imponência, poder económico, tecnologia e modernidade são atributos que não faltam aos prédios mais altos do mundo. Desafiando todos os limites da engenharia e causando espanto aos olhos de quem as avista, estas construções são resultados de projetos ousados e até mesmo mirabolantes, em que a busca pelas melhores vistas (e, claro, pelos principais recordes), coloca à prova as leis da física e a coragem de quem ousa chegar ao ponto mais alto.

E você, sabe quais são os edifícios mais altos do mundo? Se ainda não conhece estas maravilhas da construção civil moderna, então vai gostar de ler este artigo que apresenta este curioso ranking. Acompanhe!

10. Taipei 101 (Taiwan)

Na décima posição dos edifícios mais altos do mundo está o Taipei 101, localizado em Taiwan. Além dos 101 andares, que dão ao arranha-céus imponência e magnitude, este é bastante conhecido por ser o maior “edifício verde” do mundo, premiado com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria platina, o maior entre todos os selos de construção sustentável.

Construído entre 1999 e 2003, o Taipei 101 perdeu o posto de maior do mundo em 2010, no entanto, mantém a fama e continua a ser um dos principais pontos turísticos de Taiwan, graças ao seu observatório panorâmico. A maioria dos andares é ocupada por escritórios, mas o visitante também encontrará restaurantes, bares e até um shopping.

9. Citic Tower (China)

Inaugurado em 2018, o Citic Tower tem 528 metros de altura e 109 andares, sendo por isso conhecido como o prédio mais alto de Pequim, além de ocupar a nona posição entre os prédios mais altos do mundo.

Inaugurado em 2018, o seu projeto foi inspirado na forma de Zun, um tipo de vaso feito de bronze muito popular na China. Considerado o novo símbolo da arquitetura chinesa, o edifício chama a atenção pelos espelhos que compõem a fachada e o seu design inusitado, onde convivem escritórios, apartamentos de luxo e até mesmo um hotel com 300 quartos.

8. Tianjin CTF Finance Centre (China)

Uma das principais atrações do centro financeiro da cidade de Tianjin, na China, o Tianjin CTF Finance Centre foi inaugurado em 2019 e ocupa desde então a oitava posição na lista de edifícios mais altos do mundo.

A sua complexa torre de 530 metros de altura conta com 97 andares, que abrigam um hotel, escritórios e vários apartamentos de luxo, cuja fachada curvilínea de vidro produz uma graciosa interação de luz e estrutura, além de conferir à construção o formato de um foguete.

7. Guangzhou CTF Finance Centre (China)

Colosso que se destaca na paisagem de Guangzhou, na China, o CTF Finance Centre  é o segundo de duas torres gêmeas construídas com vista para o Rio das Pérolas.

Depois de sete anos de obras, que resultaram nos seus 530 metros e 111 andares, foi inaugurado em 2016, onde estão instalados escritórios, apartamentos, hotel e um shopping . O CTC, um dos prédios mais altos do mundo, representa a recente prosperidade e crescimento urbano da região, cujas iniciativas sustentáveis simbolizam um futuro em que a sustentabilidade e o comércio internacional serão interdependentes.

6. One World Trade Center (EUA)

Mais conhecido como WTC 1 e anteriormente como Freedom Tower (em português: Torre da Liberdade), o One World Trade Center é o principal edifício do novo complexo do World Trade Center em Lower Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos da América.

A sua construção ocupa o lugar onde antes estava localizado o 6 World Trade Center, prédio destruído pelos ataques do 11 de setembro de 2001. Após a sua conclusão, em 2014, tornou-se o edifício mais alto dos EUA e o sexto dentre os edifícios mais altos do mundo. Com 541,3 metros, os seus 104 andares são ocupados exclusivamente por escritórios.

5. Lotte World Tower (Coreia do Sul)

Primeiro edifício da Coréia do Sul a ter mais de 100 andares, o Lotte World Tower ergue-se a 555 metros acima da cidade Seul, o que faz dele um dos edifícios mais altos do mundo.

O seu visual elegante, inspirado nas tradicionais formas artísticas coreanas, contrasta com o terreno montanhoso da área ao redor, o que oferece ao visitante uma experiência única. Os seus 123 andares estão distribuídos por lojas, escritórios, um hotel de luxo e um “officetel” – apartamentos desenhados para pessoas que querem trabalhar e viver no mesmo edifício.

4. Ping An Finance Center (China)

O Ping An Finance Center é uma arranha-céus de escritórios em Shenzhen, província de Guangdong, na China. Os seus 600 metros e 118 andares conferem à suntuosa construção a quarta colocação no ranking dos prédios mais altos do mundo, onde estão reunidos escritórios comerciais, clubes e um shopping.

Para atender a rigorosos códigos sísmicos, a superestrutura do edifício incorpora conexões de aço pré-fabricadas com um peso de 90 toneladas cada. Os seus elevadores de alta velocidade, entre os mais rápidos do mundo, atingem até 10 metros por segundo, e podem levar os visitantes até o topo do edifício em menos de um minuto.

3. Abraj Al Bait (Arábia Saudita)

Além de estar entre os edifícios mais altos do mundo, o Makkah Clock Tower, também conhecido por Makkah Clock Tower, ostenta também o título de maior relógio de torre do mundo (35 vezes maior que o Big Ben!).

Localizado em Meca, a cidade sagrada do Islão, o monumental edifício bate a marca de 601 metros e 95 andares, ocupados integralmente por um luxuoso hotel. Para um edifício de proporções gigantescas, foi construído em tempo recorde: o projeto da torre do relógio foi concluído em 6 anos.

2. Shanghai Tower (China)

A Shanghai Tower é um arranha-céus localizado no distrito financeiro de Pudong, em Xangai, na República Popular da China. Inaugurado em 2015, o edifício conta com cerca de 632 metros de altura e 128 andares, e a sua torre, organizada como nove edifícios cilíndricos empilhados em cima uns dos outros, é delimitada pela camada interna da fachada de vidro.

Por lá pode ser encontrados ainda nove jardins interiores distribuídos em diferentes níveis, espaços públicos para visitantes e residentes de Xangai. Ademais, o Shangai Tower conta ainda com o elevador mais rápido, o que consegue ir até maior altitude e o mais veloz a transportar o maior número de pessoas, de todo o mundo.

1. Burj Khalifa (Emirados Árabes Unidos)

Um marco da construção civil moderna, não é por acaso que o Burj Khalifa ocupa o primeiro lugar nesta lista de edifícios mais altos do mundo. Localizado no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o impressionante arranha-céus, que levou apenas cinco anos para ser construído, alcança 828 metros e possui 160 andares, ocupados por escritórios, espaços comerciais e apartamentos residenciais.

Para colocar a sua altura em perspetiva, basta imaginar que esse imenso prédio é três vezes mais alto que a Torre Eiffel ou quase duas vezes mais alto que o Empire State Building. Uma construção impactante, capaz certamente de tirar o fôlego a qualquer um dos seus visitantes!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)