Limpar o sofá: truques para remover as manchas e sujidade

O sofá é um das peças de mobiliário mais importantes em qualquer habitação. Faz parte do nosso dia a dia e é, depois da cama, o sítio onde passamos mais tempo. Precisamente devido ao uso intenso que lhes damos, o sofá acabar muitas vezes por ficar sujo e manchado.

É por isso importante saber como limpar o sofá corretamente. Embora à primeira vista possa parecer uma tarefa simples, a limpeza do sofá é diferente da limpeza de outras peças de mobiliário, em grande medida pelo cuidado que é preciso ter. A utilização de produtos e técnicas não adequadas podem acabar por agravar o problema ou mesmo danificar os tecidos.

Queremos com isto alertar para que para limpar limpar o sofá sem deixar vestígios ou o danificar, é importante, antes de mais, prestar atenção ao tipo de tecido (sarja, jacquard, veludo, pele, pele sintética, couro, poliéster, etc.) de que é feito, bem como ao tipo de mancha.

Por estes e outras razões, coligimos no presente artigo alguns truques e dicas de como limpar o sofá, procurando indicar quais os ingredientes mais adequados em função de cada tipo de mancha.

Antes de limpar o sofá não se esqueça de…

Antes de limpar o sofá verifique de tipo de tecido é feito

Como referimos a limpeza do sofá deve considerar vários fatores, nomeadamente o tipo de tecido. Existem tecidos que são mais “sensíveis” e, por isso, o uso de alguns ingredientes/produtos na limpeza de manchas poderá acabar por os danificar. Assim, antes de limpar o sofá não se esqueça de identificar o tipo de tecido. Regra geral, esta informação pode ser encontrada no manual do sofá ou numa etiqueta no interior do mesmo.

Outro ponto de que não se pode esquecer antes de limpar o sofá é verificar qual o tipo de lavagem mais indicado, já que existem materiais que só podem ser lavados à seco, por exemplo. Alguns sofás têm capas removíveis que podem ser colocadas a lavar na máquina de lavar roupa. Caso seja o seu caso, então o problema estará resolvido, bastando seguir as instruções de lavagem!

Caso contrário, confira a etiqueta do sofá e procure por algumas das seguintes letras (indicam o tipo de lavagem):

  • P: lavagem a seco. Este tipo de limpeza é feito apenas com panos específicos e com um aspirador de pó.
  • W: limpeza húmida. Neste tipo de limpeza é permitido usar água, detergentes e outros produtos que molhem o tecido do sofá.
  • F: limpeza a seco profissional. Este tipo de limpeza deve ser feito apenas por lavandarias ou empresas especializadas, caso o contrário, o sofá poderá ser danificado.
  • O: limpeza com água fria. Neste caso, a limpeza deve ser feita apenas com água fria e sem a aplicação de qualquer tipo de produto.

Por fim, referir que para maioria dos tecidos, não devem ser utilizados produtos que contenham cloro, já que este pode danificar os tecidos.

Como limpar as manchas do sofá?

A técnica de limpeza é diferente em função do tipo de mancha

Após saber o tecido do sofá e o tipo de lavagem mais adequado, basta escolher qual a técnica a usar para limpar o sofá em função do tipo de mancha, como veremos em seguida:

Manchas de refrigerante

  1. Para limpar as manchas de refrigerante no sofá, o recomendado é que se utilize uma mistura de detergente neutro e água;
  2. Com a ajuda de uma esponja macia, passe delicadamente a mistura sobre a mancha;
  3. Espere até secar.

Manchas de vinho ou café

  1. Caso a mancha esteja “fresca”, com um pouco de papel de cozinha absorva o máximo de líquido que conseguir;
  2. Em seguida, despeje um pouco de água gaseificada (ou água tónica) sobre a mancha. A sujidade deverá vir até à superfície do tecido;
  3. Depois, basta limpar novamente com a ajuda de um pano limpo e seco, ou papel de cozinha, exercendo pressão no da mancha, sem esfregar;

Poderá também utilizar uma pedra de gelo para limpar manchas de vinho no sofá. Para isso, só tem de esfregar a mancha com uma pedra de gelo e “espremer” o local com a ajuda de um pano limpo e seco.

Manchas de gordura

Para limpar o sofá com manchas de gordura ou óleo, irá precisar da seguinte mistura: 1 copo de água morna e cerca de 4 colheres de detergente neutro. Em seguida, execute os seguintes passos:

  1. Prepare uma mistura dos ingredientes até surgir alguma espuma;
  2. Com a ajuda de uma esponja macia, espalhe a mistura sobre a mancha (limpe as manchas de fora para dentro, para que a sujidade não se espalhe);
  3. Deixe atuar por aproximadamente 15 minutos;
  4. Em seguida, retire a mistura com um pano limpo e seco ou com papel de cozinha;
  5. Para terminar de limpar o sofá, passe um pano seco sobre o sofá e espere até secar naturalmente.

Manchas de batom e maquilhagem

Para limpar manchas do sofá que tenham sido causadas por batom ou maquiagem, você deve apenas com cuidado passar álcool local da mancha, com a ajuda de um algodão. Depois, retire o excesso de álcool com papel toalha e deixe o tecido secar.

Manchas de tinta de caneta

  1. Humedeça um pano ou esponja macia com um pouco de vinagre de álcool;
  2. Em seguida, esfregue a mancha até que seja completamente removida.
  3. Espere que seque naturalmente.

Poderá também remover manchas de tinta de caneta utilizando um removedor de maquilhagem (vulgarmente conhecido por desmaquilhante).

Como limpar a sujidade do dia a dia do sofá?

Há várias formas de limpar o sofá da sujidade do dia a dia

Como já referimos, é normal que passado algum tempo o sofá comece a escurecer em virtude da acumulação de alguma sujidade. Se é o seu caso, fique a saber que existem alguns ingredientes comuns (leia-se, caseiros) que o podem ajudar limpar o sofá. Confira:

Sofás de linho, veludo ou tecidos

Para limpar sofás de linho, veludo ou tecidos deverá misturar um litro de água morna com 250 ml de vinagre, que pode ser de álcool ou maçã. Em seguida, passe a mistura sobre o tecido do sofá. Caso seja necessário, use uma esponja para ajudar a limpar as manchas e sujidade entranhadas.

Caso o cheiro a vinagre fique entranhado no tecido do sofá, deverá misturar algumas gotas de óleo essencial num litro de água e passar novamente sobre o tecido do sofá. Isso deverá ser suficiente para retirar o cheiro a vinagre do sofá.

Sofás de couro, vinil ou napa

Limpar um sofá de couro, vinil ou napa poderá misturar um pouco de água, a temperatura ambiente, com detergente neutro. Com a ajuda de um pano passe amistura sobre a mancha ou sujidade.

Tendo em consideração tratarem-se de tecidos sensíveis, deverá evitar utilizar esponjas ou escovas para limpar o sofá, sobretudo forem muito rígidas.

Posso usar bicarbonato e amaciador?

Sim. Misturar bicarbonato de sódio e amaciador pode ser uma solução para remover manchas e/ou cheiros fortes do sofá. No caso de ter derramado alguma bebida ou comida, ou mesmo se o seu animal de companhia decidiu “fazer das suas” no sofá, esta mistura poderá servir para limpar o sofá.

Siga os seguintes passos para limpar o sofá:

  1. Misture 1 litro de água, 250 ml de álcool, 1 colher de bicarbonato de sódio, 100 ml de vinagre (de álcool ou maçã) e 1 colher de amaciador;
  2. Coloque a mistura num borrifador;
  3. Borrife as zonas com sujidade ou manchas do sofá;
  4. Deixe atuar por alguns minutos;
  5. Seque com um pano limpo e seco.

Esperamos que as dicas que partilhamos sobre como limpar o sofá tenham sido úteis. Sabemos que, nem sempre é uma tarefa fácil! Agora é consigo, boas limpezas!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.