Livros grátis: onde encontrar ebooks gratuitos?

Se veio ter a este artigo então é porque, muito provavelmente, está à procura de livros grátis? E se lhe dissermos que é muito ´fácil encontrar livros grátis, no entanto estes não são impressos mas sim digitais?

Os ebooks, ou livros digitais como também são conhecidos, têm ganho cada vez mais popularidade, assumindo como uma alternativa aos livros físicos. O debate sobre qual o melhor formato para ler não é novo, no entanto há algumas vantagens dos ebooks que são irrefutáveis, designadamente o preço mais reduzido e o facto de estarem disponíveis muitos livros grátis (ebooks grátis, entenda-se).

O formato ebook pode ser lido nos e-readers (equipamentos próprios para leitura de ebooks), mas pode, também, ser lido em computadores, telemóveis ou tablets. Independentementedos equipamentos eletrónicos que tem em casa, temos a certeza que, pelo menos um deles, permite a leitura de ebooks.

Para os leitores compulsivos, aqueles que são verdadeiros viciados em livros, ler no formato digital é uma vantagem, dado que com o mesmo investimento consegue ter mais ebooks do que livros impressos. O facto de vários livros serem gratuitos no formato ebook só reforça a ideia.

No entanto, para quem ainda não está adaptado ao formato virtual para a leitura, ter acesso a livros grátis (ebooks) pode ser uma boa maneira de dar o pontapé de saída no mundo dos livros digitais e assim perceber se este é (ou não) um formato para si. Afinal de contas não precisará de gastar nada e, quem sabe, se aos poucos não se habituará a esta nova forma de ler.

Qual a razão de haverem livros grátis?

Os autores independentes representam uma grande fatia dos livros grátis

Muito provavelmente estará a questionar-se sobre qual a razão de várias livrarias disponibilizarem livros grátis, dado que isso não representa nenhum ganho ou lucro. Embora possa parecer estranho, há algumas razões pelas quais os ebooks são disponibilizados gratuitamente.

Uma delas é que para alguns escritores, especialmente para aqueles que estão a iniciar a carreira, lançar um ebook é muito mais fácil e menos dispendioso do que lançar um livro físico, já que não há gastos com papel, impressão e distribuição. Como não têm custos de produção, muitos optam por deixar os livros grátis para que os leitores possam conhecer as suas obras e, só depois, passam-nas a comercializar.

Já alguns sites de vendas de livros, sejam estes de livrarias ou de editoras, também costumam oferecer livros grátis de autores conhecidos como um bónus, uma forma de fidelizar o leitor, que, futuramente, quando precisar realizará alguma compra. E, ainda, clássicos cujos direitos de autor já expiraram.

Portanto, para aqueles que gostam de ler e estão à procura de livros grátis, uma dica importante é que estejam sempre abertos a descobrirem novos escritores ou opções de literatura diferentes. Esteja ciente que ao aceder a um site com livros grátis, nem sempre irá encontrar o livro que estava a procurar ou títulos de autores mais populares.

Se é o seu caso, acompanhe neste artigo algumas dicas de sites para encontrar livros grátis de diferentes estilos – romances, biografias, infantis, técnicos, quadrinhos e outros. Há opções para todos os gostos.

Há livros grátis em português?

Há vários sites com ebooks grátis em português

Sim. Atualmente existem várias plataformas online (incluindo livrarias) que disponibilizam gratuitamente ebooks.

No entanto, assim que os ebooks grátis começaram a popularizar-se, era apenas possível encontrar opções em inglês ou em francês ou espanhol, mas em menor quantidade. Mas, com o sucesso deste formato e o crescente número de interessados, a tendência foi-se expandindo e hoje já está presente em diversos países e diversas línguas, designadamente em Portugal e em português.

Genericamente, há duas formas para encontrar livros grátis em português: procurar nos sites internacionais, dado estes terem muitas opções nas mais diversas línguas; ou procurar em sites de países onde a língua oficial é o português. Assim poderá ter contato com as diferentes opções, até mesmo de autores desses países e não apenas portugueses, o que irá ampliar ainda mais as suas possibilidades de leitura.

Onde encontrar livros grátis?

Confira a lista que partilhamos com sites com livros grátis

Para lhe facilitar o trabalho (somos incríveis, bem sabemos!) partilhamos consigo uma lista de alguns sites que disponibilizam livros gratuitamente em português.

Project Gutenberg

Trata-se de uma plataforma norte-americana considerada a biblioteca digital mais antiga do mundo. Tem no seu acervo mais de 60 mil ebooks em diversas línguas, para ler online ou fazer download. Disponibiliza, ainda, uma página com a relação dos ebooks mais procurados, o que pode facilitar a escolha aos indecisos.

Amazon (Kindle Store)

A mais popular loja online do mundo, além de vender livros também disponibiliza alguns ebooks gratuitamente, sejam estes de novos autores ou de obras mais antigas cujos direitos de autor já expiraram. Os arquivos estão sempre no formato compatível com o Kindle, que é o e-reader oficial da Amazon. Há opções em muitas línguas, basta selecionar o português.

Português Free-Ebooks

Este site tem livros grátis apenas na nossa língua, o que ajuda na hora de procurar. Entre eles, muitas obras clássicas e também opções mais modernas, organizadas de forma simples e intuitiva, facilitando a pesquisa por título ou por estilo.

Open Library

Com um acervo bem diversificado e muitos títulos que já não se encontram disponíveis no mercado, oferece a opção de fazer o download dos livros em diferentes formatos e, também, a opção de ler online – o que funciona como um empréstimo, com duração de duas semanas.

Projecto Adamastor

Mais uma plataforma que é totalmente em português. Tem livros de autores clássicos de Portugal e também artigos sobre temas ligados à literatura, como entrevistas com escritores e outros.

Luso Livros

É um projeto parecido com o anterior, com foco em obras literárias de autores clássicos portugueses, além de biografias e artigos sobre temas do universo literário. Tudo de forma gratuita.

Wikisource

Biblioteca virtual que conta não apenas com livros, mas também documentos históricos que podem ser lidos online ou descarregados. Sempre com opções traduzidas em mais de 100 idiomas diferentes.

Biblioteca Digital Camões

Embora tenha um número bem menor de títulos que as demais plataformas citadas, pode ser interessante para quem procura, além de livros, outros opções de leitura como teses, dissertações, entre outros. Totalmente em português.

LeyaOnline

No site oficial da editora Leya, umas das mais importantes em Portugal, poderá encontrar uma página onde são disponibilizados vários livros gratuitos de diferentes estilos literários para fazer download.

Rakuten Kobo

Esta loja online, que comercializa um r-reader próprio, o Kobo, tem muitos eboks para venda e, também muitos livros grátis disponíveis, sendo necessário apenas registar-se para ter uma conta.

Os livros grátis são certamente um dos vários pontos positivo dos avanços gerados pela tecnologia. A internet ampliou a nossa janela para mundo e, agora que já sabe onde encontrar opções sem leitura sem precisar gastar um único euro, o melhor a fazer é aproveitar estes benefícios!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.