A compra de material escolar, se não for bem planeada, pode-se traduzir numa significativa fatia do orçamento de uma família. Especialmente nas famílias com mais do que uma criança a frequentar o segundo ciclo de ensino, já que, à medida em que os alunos avançam no seu percurso escolar, o material necessário tende a ser mais caro.
Por isso, se tem filhos no 5.º ou 6.º ano de ensino, é particularmente importante que, no momento de (re)começar mais um ano letivo, tenha em sua posse uma lista com todo o material escolar necessário. Desta forma, além de ficar mais fácil fazer uma pesquisa por preços mais competitivos em diferentes lojas, na hora da compra consegue focar-se apenas naquilo que é realmente necessário, não acabando por gastar dinheiro em coisas supérfluas.
Outro ponto importante a ter em atenção é que as crianças do 2.° ciclo de ensino já não são tão pequenas e isso significa que poderão ter os seus próprios gostos, preferências e opiniões, muitas vezes levadas pelo marketing e pela publicidade que tende em abundar nos meses de agosto e setembro. Por isso, é relativamente comum que possam pedir material escolar mais caro que o habitual, seja por causa de uma personagem ou banda musical da sua preferência, por um cor ou simplesmente porque um determinado modelo está na moda.
Embora seja importante que os filhos participem do momento da compra do material escolar – até como uma forma de motivação para um regresso às aulas – é indicado que os pais conversem e expliquem que não é possível comprar tudo o que desejariam. Se houver possibilidades, os pais podem negociar um ou outro item à escolha da criança, mas não deixando de perder o foco naquilo que é verdadeiramente essencial para o ano letivo.
De seguida, compartilharemos uma lista padrão do material escolar para o segundo ciclo de escolaridade (5.º e 6.º anos) que certamente poderá ajudar muitas famílias na hora “H”.
Lista de material escolar para o segundo ciclo
Para o 5.° ano e o 6.° ano de escolaridade – ou seja, para os dois anos do segundo ciclo – o material escolar necessário é muito semelhante, podendo variar de acordo com o que cada professor ou cada escola pretende pedir.
Poderá ser necessário material próprio para as disciplinas relacionadas com a música ou a prática desportiva (educação física), nomeadamente a compra de t-shirts ou camisas, sapatilhas/ténis desportivos, instrumentos musicais e material relacionado, entre outros. Tudo isto pode e deve ser aferido junto da escola.
Material escolar para o 5.° e 6.° ano
- Mochila;
- Estojo;
- 4 cadernos pautados;
- 1 caderno quadriculado;
- 1 bloco de papel cavalinho A4;
- 1 lápis HB;
- 4 canetas esferográficas nas cores azul, preta, vermelha e verde;
- 1 borracha branca;
- 1 afia com reservatório;
- Caixa de lápis de cor com 12 unidades;
- Embalagem de marcadores (com 6 ou 12 cores);
- 1 régua de 20 cm;
- 1 esquadro de 45°;
- 1 compasso;
- 1 transferidor;
- Tesoura;
- 1 tubo de cola multiusos;
- Tintas guache nas cores preto, branco, ciano, amarelo e magenta;
- 1 arquivador para colocar fichas e testes;
- 1 dicionário com o novo acordo ortográfico;
- 1 gramática de Língua Portuguesa.
Dicas para comprar o material escolar
Com a lista do material escolar nas suas mãos, comece por verificar se é possível aproveitar algum material escolar do ano letivo anterior. Poderá ocorrer que alguns itens ainda estejam em bom estado de conservação e que, portanto, possam ser utilizados no novo ano letivo.
Verifique isto antes de ir às compras, completando ou riscando da lista com cada produto que não precise de comprar.
O importante é garantir o que é necessário para o início das aulas. No decorrer do ano letivo poderá vir a ser necessário a compra de um ou outro produto que não foi solicitado no início do ano letivo, no entanto, isto será uma exceção e não a regra.
Por fim, após chegar a casa depois de comprar o material escolar, lembre-se que todo o material escolar, incluindo os livros didáticos, devem ser identificados com o nome da criança, ano e turma.