Melhores filmes de ficção científica de sempre

melhores filmes de ficcao cientifica de sempre

Os filmes de ficção científica têm milhões de fãs em todo o mundo. O género, que já proporcionou ao cinema verdadeiras obras-primas, está entre os mais “cultuados” pelos espetadores, e isto dá-se graças às inúmeras questões que suscitam, fazendo-nos refletir sobre nossa existência e sobre os limites do nosso conhecimento. Além disso, a ficção leva-nos até outras realidades, onde é possível desbravar universos nunca antes explorados pela nossa imaginação.

Se é um admirador do género, certamente vai gostar de conhecer a nossa lista dos melhores filmes de ficção científica de sempre. Escolha o seu título preferido e prepare-se para mergulhar em histórias absolutamente incríveis – literalmente – e cheias de boas reflexões! Boa diversão!

1. Metropolis (1927)

O mais antigo desta lista e certamente um dos melhores filmes de ficção científica de sempre, Metropolis (1927) é um ícone do expressionismo alemão, escrito por Thea von Harbou e realizado pelo seu marido, Fritz Lang. Este clássico do cinema mudo passa-se na cidade-máquina futurista chamada Metropolis, onde uma elite, que vive na superfície, controla e explora o proletariado, que vive no subterrâneo, sufocado e na mais completa miséria. Apesar de improvável, surge uma história de amor entre os dois extremos da cidade.

Metropolis foi o responsável por definir o género “ficção científica” e por introduzir novas técnicas de filmagem (como o processo Schüfftan), por isso é considerado um marco múltiplo do cinema. Não deixe de ver esta obra-prima atemporal da história do cinema!

2. E.T. the Extra-Terrestrial (1982)

Um dos mais famosos e apreciados filmes de ficção científica, E.T. the Extra-Terrestrial, é um clássico digno de nota. Realizado por Steven Spielberg, narra a história de um rapaz que estabelece amizade com um extraterrestre perdido no planeta Terra. Esse forte laço que surge entre os dois faz com que o humano lute com todas as suas forças para que o seu amigo não seja capturado e volte para o seu planeta de origem. Contudo, as lágrimas são inevitáveis, e surgem quando o “adeus” se torna necessário.

E.T. the Extra-Terrestrial é de enorme importância para a cinefilia mundial, um verdadeiro ícone da cultura pop que atravessa gerações sem jamais perder a relevância. Um dos melhores filmes de ficção científica de sempre!

3. Mad Max: Fury Road (2015)

Em Mad Max: Fury Road, o mundo é um grande deserto, areia e vastidão por todos os lados. Guerras atómicas destruíram a humanidade, e água e gasolina são bens preciosos. Max, interpretado por Tom Hardy, é capturado pelos guerreiros do Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne, o mesmo ator que fez o principal vilão no primeiro Mad Max, de 1979). Depois, vê-se junto ao grupo da Imperatriz Furiosa, personagem interpretada por Charlize Theron, que roubou uma carga preciosa do vilão, isto é, as suas esposas, pelas quais luta para as ter de volta.

Mad Max: Fury Road, é considerado um dos melhores filmes de ação e ficção científica de todos os tempos, seja pela sua direção primorosa, guião, fotografia e elenco afiadíssimo. Não é por acaso que recebeu 10 nomeações aos Óscares, inclusive de Melhor Filme e Melhor diretor, para George Miller. Não deixe de conferir esta obra-prima do cinema!

4. Close Encounters of the Third Kind (1977)

Close Encounters of the Third Kind é mais um clássico que não poderia faltar nesta lista dos melhores filmes de ficção científica de sempre. Escrito e realizado por Steven Spielberg, esta célebre produção – um sonho antigo de Spielberg – é protagonizada por Richard Dreyfuss, François Truffaut, Melinda Dillon, Teri Garr, Bob Balaban e Gary Guffey. Narra a história de Roy Neary, um eletricista que vê a sua a vida transformada depois de um encontro com um objeto voador não identificado (OVNI), cuja existência é do conhecimento de cientistas internacionais e do governo dos Estados Unidos da América, que a todo custo tentam dar a Roy uma explicação plausível para as suas visões. Todavia, Roy recusa-se a aceitar estas explicações, e está disposto a dar a sua vida para descobrir toda verdade sobre os OVNIs.

O filme recebeu vários prémios e nomeações para os Óscares, BAFTA. Golden Globe Awards e Saturn Awards. Além disso, foi selecionado para preservação no National Film Registry da Biblioteca do Congresso norte-americano como sendo “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante”.

5. Star Wars: The Empire Strikes Back (1980)

Segundo filme da saga Star Wars a ser lançado, embora seja o quinto na ordem cronológica, Star Wars: The Empire Strikes Back é realizado por Irvin Kershner e escrito por Leigh Brackett e Lawrence Kasdan, com base na história de George Lucas. A produção é ambientada três anos depois de Star Wars, e o seu enredo gira em torno da busca do vilão Darth Vader por Luke Skywalker e o resto da Aliança Rebelde. Enquanto é procurado, Luke é ensinado pelo Mestre Yoda a usar a Força, e vê-se num dilema ao ver os seus amigos serem capturados pelo vilão: devendo decidir entre terminar o seu treino e assim se tornar um Cavaleiro Jedi ou confrontar Vader e salvar os membros da Aliança Rebelde.

The Empire Strikes Back é o episódio mais aclamado da saga Star Wars, sendo considerado também como um dos melhores filmes de ficção científica de sempre. Em 2010, foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso por ser “culturalmente, historicamente e esteticamente significante”.

6. Her (2014)

Her, filme norte-americano realizado por Spike Jonze, é uma história que pode muito bem fazer parte tanto da lista dos melhores filmes românticos de sempre quanto de uma seleção dos melhores filmes de ficção científica de sempre. Isto é possível porque o seu protagonista Theodore, interpretado por Joaquin Phoenix, apaixona-se por Samantha (Scarlet Johansson). Nada demais, não fosse pelo facto de Samantha não ser de carne e osso, mas apenas a voz um assistente virtual de computador, similar ao Siri, do iOS, ou a Aleza, da Amazon, o que não impede a relação romântica entre o homem e a máquina, que faz Theodore mergulhar em emoções e sofrimento intenso.

Her foi muito elogiado pela crítica pela sua direção, guião, trilha e design de produção primorosos, além das performances irretocáveis de Joaquin Phoenix e Scarlet Johansson. Uma história que certamente lhe vai emocionar e convidar à reflexão sobre o amor na contemporaneidade.

7. Alien (1979)

Quando falamos do género ficção científica, alguns filmes vêm-nos imediatamente à mente, e Alien será certamente um deles. Produção realizada por Ridley Scott e protagonizada por Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Ian Holm e Yaphet Kotto, o título refere-se ao antagonista primário, uma criatura alienígena extremamente agressiva que persegue e mata a tripulação de uma nave espacial.

O filme foi um sucesso estrondoso, o que possibilitou a criação de uma franquia de livros, banda desenhada, jogos e brinquedos, além de três sequências e duas prequelas. Um clássico que habita o imaginário popular e faz jus ao lugar que ocupa nesta lista dos melhores filmes de ficção científica de sempre.

8. Donnie Darko (2001)

Donnie Darko é um filme norte-americano realizado por Richard Kelly e protagonizado por Jake Gyllenhall, que interpreta o personagem título. Donnie é um jovem de classe média muito inteligente, porém, antissocial e excêntrico. Ele tem visões de um coelho assustador, que acaba por o convencer a praticar bullying contra os seus colegas. Numa das visões, a estranha criatura anuncia o fim do mundo dentro de um mês – e é quando eventos assustadores começa a assombrá-lo.

Com fama de indecifrável, o filme pode ter múltiplas interpretações, inclusive, há quem afirme que o rapaz sofre de alucinações. Outra dá conta de um possível Universo Paralelo, em que o protagonista é o “recetor vivo” responsável por levar um “artefacto” de volta ao Universo Principal.

Embora não tenha sido um grande sucesso de bilheteria, Donnie Darko ganhou o status de filme culto, despertando, ainda hoje, a curiosidade de milhares de espetadores em todo o mundo. Vale a pena tentar decifrar esta verdadeira incógnita!

9. Blade Runner (1982)

Outro clássico nesta lista dos melhores filmes de ficção científica de sempre. Estamos a falar de Blade Runner, uma obra-prima do género protagonizada por um dos maiores astros de Hollywood, o inexorável Harrison Ford. Realizado por Ridley Scott, Blade Runner desenrola-se em novembro de 2019 na cidade futurista de Los Angeles, que sofre com os males provocados pelo progresso desenfreado como a poluição e o consumismo exacerbado.

Esse colapso faz com que as pessoas se aventurem na busca de novas formas de colonização em outros planetas – é então que entra em cena uma ambiciosa corporação, que desenvolve clones humanos para serem usados como escravos nas colónias fora da Terra, identificados como replicantes. Então, um ex-agente da polícia, Rick Deckard (Harrisson Ford), é acionado para “caçar” um grupo fugitivo que está a viver disfarçado na metrópole devastada.

Blade Runner tornou-se um clássico culto, tendo servido de referência para muitos filmes de ficção científica, videojogos, anime e programas de televisão. Pela sua relevância e grande contribuição, é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.

10. 2001: A Space Odyssey (1968)

Para finalizar esta seleção dos melhores filmes de ficção científica de sempre, um dos maiores títulos do género – 2001: A Space Odyssey. Obra-prima de Stanley Kubrick, o filme aborda elementos temáticos da evolução humana, como o existencialismo, a tecnologia, inteligência artificial e a vida extraterrestre.

Nesta atmosfera, a produção narra a história do Dr. Dave Bowman (Keir Dullea) e um grupo de astronautas enviados para uma misteriosa missão; contudo, os chips dos seus computadores passam a mostrar um estranho comportamento, o que leva a um confronto entre o homem e a máquina. O resultado deste conflito é uma viagem alucinante no tempo e no espaço.

Embora à época do seu lançamento não tenha sido um sucesso de crítica e público, 2001: A Space Odyssey atualmente é considerado um dos melhores e mais influentes filmes já realizados. Em 1991, foi considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante” pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry.

Gostou desta lista? Então aproveite para a partilhar com os seus amigos. Aproveite e conheça também os melhores filmes românticos de sempre e garanta a diversão para o fim de semana!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)