Quais os melhores parques de merendas de Portugal?

E quem disse que para ter um dia agradável com as crianças é preciso gastar rios de dinheiro? Nada disso, a diversão pode estar em todos os lugares, desde que se tenha boas companhias e um parque de merendas aprazível, onde se possa relaxar, ouvir os sons da natureza e sentir o vento no rosto. Uma sensação maravilhosa e libertadora, capaz de nos fazer esquecer a dura rotina, nem que seja por algumas horas.

Durante o verão e também na primavera, é possível aproveitar os melhores parques de merendas em Portugal e por lá realizar um delicioso piquenique com a família e com os amigos. À sombra de uma árvore frondosa poderá contemplar o dia sem se preocupar muito com os problemas, apenas desfrutar de momentos que certamente serão inesquecíveis!

Se gosta de programas como este, então está na hora de escolher o seu parque de merendas favorito, preparar as guloseimas e convidar os pequenos para um dia que será repleto de alegrias. Confira a nossa lista dos melhores parques de merendas em Portugal e faça um ótimo passeio!

Parques de merendas em Lisboa

A capital portuguesa tem uma vasta oferta de parques de merendas

Jardim da Estrela

Este é o destino ideal de famílias e casais enamorados! O Jardim da Estrela, também conhecido como Jardim Guerra Junqueira, é um parque público localizado na freguesia da Estrela, em Lisboa. Está aberto ao público todos os dias, das sete horas da manhã até a meia-noite. O seu estilo inglês encanta os seus visitantes, que podem desfrutar dos seus campos verdes, do seu lago, onde vivem patos e carpas, e belíssimos canteiros. Há também um coreto verde de ferro forjado, ideal para quem adora fotografar os bons momentos. Além disso, a construção recebe músicos durante o verão, o que deixa o passeio ainda mais agradável.

Quinta das Conchas

Amplos relvados repletos de árvores, uma vista privilegiada, um grande lago e um maciço de eucaliptos de grande porte que perfumam o ar. Estamos a falar de um dos melhores parques de merendas de Portugal: o Quinta das Conchas. Espaço não vai faltar para realizar um saboroso piquenique em família, pois são 24 hectares de muita beleza, onde vivem variadas espécies da fauna e flora. O lugar é ideal para levar os pequenos, pois conta com um parque infantil, café, restaurante, casas de banho e um palco onde são realizados espetáculos. Um programa para quem ama a natureza!

Parque José Gomes Ferreira

Também conhecido como Mata de Alvade, o Parque José Gomes Ferreira é mais um dos incríveis espaços públicos situados em Lisboa. Além de ser um ótimo parque de merendas, também é ideal para aqueles que gostam de correr e andar de bicicleta bem pertinho da natureza. Lá irá encontrar mesas e cadeiras para fazer seu piquenique e grelhadores para preparar suas refeições. O grande atrativo deste belo parque é um quiosque/bar, que oferece ao público tapetes e puffs, onde se pode deitar debaixo de uma sombra refrescante!

Parque Turma da Mônica

Este é um dos parques de merendas favoritos dos pequenos, sobretudo para os fãs da Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e companhia! no Parque Turma da Mônica, os visitantes mergulham no universo criado pelo quadrinista brasileiro Maurício de Sousa e interagem com os seus personagens dispostos no parque. Lá todos podem brincar, pois além de baloiços e escorregas, há também equipamentos infantis feitos especialmente para crianças com mobilidade reduzida. Prepare a cestinha e faça a alegria da meninada!

Parques de merendas no Porto

A segunda maior cidade de Portugal não fica atrás de Lisboa em termos de parques

Parque da Cidade

Saindo do circuito de Lisboa, chegamos à cidade do Porto, onde encontramos incríveis parques de merendas, entre eles, o Parque da Cidade. São 83 hectares de terreno, o que faz deste o maior parque urbano do país! As suas terras estendem-se até ao Oceano Atlântico, oferecendo diversas opções de lazer e divertimento. Se quer fugir do caos da cidade, escolha este recanto aprazível, capaz de o fazer esquecer que está em numa metrópole tão movimentada. Aproveite a sua natureza abundante, faça o seu piquenique, pratique desporto e contemple a sua fauna e flora impressionante!

Jardins do Palácio de Cristal

Quer ter uma vista deslumbrante para o rio Douro e para o mar? Então prepare sua cestinha de piquenique e venha encantar-se com as paisagens fascinantes dos Jardins do Palácio de Cristal, um dos mais belos parques de merendas na cidade do Porto. Para os casais apaixonados, este é o programa perfeito, visto que podem caminhar abraçados pelos seus jardins românticos e contemplar as suas fontes e estátuas alegóricas. Um lugar que merece ser visitado o ano inteiro. Leve sua melhor companhia!

Parque da Pasteleira

Embora não seja tão grande quanto os demais parques de merendas deste artigo, visto contar com uma área total de 7 hectares, o Parque Urbano da Pasteleira é o refúgio ideal para aqueles que querem aliviar o stress do dia a dia e esquecer-se da rotina da cidade. Leve os seus pequenos para aproveitar o centro de convívio, recreio, lazer e desporto, e aprender muito no Centro de Educação Ambiental. Para quem não abre mão de um passeio de bicicleta, tome nota: existe uma ótima ciclovia com cerca de 2 km, ligando o Parque da Pasteleira ao Parque da Cidade.

Parques de merendas no Norte

Encontrará muitos parques de merendas no Norte de Portugal

Parque Termal de Pedras Salgadas

Prepare-se para conhecer um dos mais belos parques de merendas do interior norte de Portugal! Localizado no distrito de Vila Real, o Parque Termal de Pedras Salgadas oferece aos visitantes uma fauna e flora características, nos seus 20 hectares marcados pelo esplendor da natureza. Lá é possível fazer um delicioso piquenique à beira do lago, passear a pé ou de bicicleta e desfrutar das várias fontes termais no Balneário Termal. Desfrute de um dia incrível num lugar que o vai encantar!

Parque de Montesinho

O Parque Natural de Montesinho é um lugar que merece estar nesta lista de melhores parques de merendas de Portugal! Área protegida situada no Nordeste Transmontano, possui uma dimensão de cerca de 75 mil hectares, onde se encontra uma extensa biodiversidade e planaltos ondulados cortados por vales encaixados e serras, o que oferece uma paisagem espetacular! Desfrute de toda a serenidade deste paraíso bucólico!

Parques de merendas no Centro

No centro de Portugal encontrará algumas dos mais belos parques de merendas

Barquinha Parque

Localizado em Vila Nova de Barquinha, vila portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, província do Ribatejo, o Barquinha Parque é o lugar favorito da população local para aproveitar seus tempos livres. Lá, além de fazer um ótimo piquenique, você poderá caminhar, fazer jogging, brincar com as crianças, andar de bicicleta e apreciar a paisagem ribeirinha neste que é um dos melhores parques de merendas do Centro de Portugal. Encante-se com a área de prado natural localizada a poucos metros do Rio Tejo!

Piscinas Naturais da Senhora da Piedade

Gosta de praias fluviais? Então certamente vai se apaixonar pelas piscinas naturais de Nossa Senhora da Piedade, localizada na lindíssima Serra da Lousã, muito perto do centro de Lousã, vila portuguesa do distrito de Coimbra. Quem visita este belíssimo lugar tem a impressão de estar dentro de um conto de fadas, com direito à vista do Castelo da Lousã (ou Castelo de Arouce), cascatas, passadiços, percursos pedestres e muitos locais de natureza abundante para explorar. Não poderia faltar nesta lista de melhores parques de merendas de Portugal!

Parques de merendas no Algarve

O Algarve não tem só praias!

Jardim da Alameda João de Deus

Agora vamos falar sobre o maior espaço ajardinado da cidade de Faro: o Jardim da Alameda João de Deus, ótima opção para quem não abre mão de passar algum tempo conectado com a natureza. Neste parque de merendas, o visitante encontrará um vistoso jardim com palmeiras, um lago com cisnes e um pequeno jardim zoológico onde se encontram várias espécies de aves. Para quem gosta de praticar desporto, aproveite o minigolfe e o ringue polidesportivo. Para as crianças existe ainda um parque infantil, onde estas se poderão divertir e viver bons momentos!

Mata Nacional de Barão de São João

Zona florestal junto à localidade de Barão de São João, concelho de Lagos, distrito de Faro, a Mata Nacional de Barão de São João é o principal monumento natural da região. Por lá encontram-se variadas espécies de árvores, bem como animais ligados à caça – resguardados da prática graças ao facto de esta ser uma área protegida. Quem visitar este maravilhoso lugar encontrará um parque de merendas e estrutura adequada para a prática desportiva, além de diversos itinerários pedestres, bem como para aqueles que preferem um passeio de bicicleta. Vale muito a pena conhecer este lugar encantador.

Gostou da nossa lista de melhores parques de merendas em Portugal? Então escolha o seu itinerário preferido, prepare a cestinha de piquenique, chame as crianças e divirta-se em contato com a natureza! Aproveite para partilhar este artigo com seus amigos, certamente gostarão de conhecer estes destinos cheios de encantos!

Luana Castro Alves

Graduada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)