As qualidades que deve referir na entrevista de emprego

qualidades a referir na entrevista de emprego

Regra geral, a generalidade dos processos de recrutamento tem, pelo menos duas fases: a avaliação curricular (onde, entre outros aspetos, são avaliados a formação académica e a experiência profissional do candidato) e a entrevista de emprego.

A avaliação curricular tem como propósito avaliar a aptidão do candidato para a função em questão, já a entrevista de emprego tem como objetivo ajudar o recrutador a selecionar o melhor candidato.

A generalidade das entrevistas de emprego obedece a uma sequência lógica de perguntas e respostas. Uma das perguntas que, mais frequentemente, são colocadas pelos recrutadores aos candidatos a emprego, prende-se as suas qualidades profissionais.

Embora possa parecer fácil de responder, a realidade é que na “hora H” a grande maioria dos candidatos tende a ter algumas dificuldades, em parte porque é preciso encontrar um ponto de equilíbrio, sob pena de poderem passar por arrogantes e assim “passar a mensagem errada” ao recrutador.

É por isso importante a forma como apresentar as suas qualidades profissionais. Saber como fazê-lo de forma adequada demonstrará ao recrutador que é alguém capaz e ciente dos seus pontos fortes.

Neste artigo abordamos algumas das qualidades que podem (devem) ser referidas como resposta à pergunta “quais considera as suas maiores qualidades profissionais?”.

Como listar suas qualidades profissionais?

Certamente, melhor que ninguém, saberá quais são as suas maiores qualidades. No entanto, numa entrevista de emprego é preciso que as qualidades demonstradas estejam alinhadas com o perfil da vaga e da empresa. Certamente, todos conseguem de uma ou outra forma responder à pergunta, mas será que estão a ir ao encontro daquilo que o recrutador procura?

Não estamos com isto a sugerir que deva mentir na entrevista de emprego, nem tão pouco que não seja você próprio, queremos é alertar para o facto de que esta pergunta (como qualquer outra numa entrevista de emprego) tem um objetivo. Assim, nada melhor que relacionar as suas qualidades com as funções que o candidato selecionado virá a desempenhar.

Sugerirmos que faça o seguinte:

  • Em primeiro lugar, faça uma lista de todas as suas características. Em seguida, separe aquelas que mostram o seu potencial e que podem ser aplicadas na vida profissiona.
  • Em segundo, pesquise por informação sobre a vaga de emprego e a empresa para a qual se candidatou e analise quais as qualidades que selecionou que podem estar relacionadas com o emprego em questão. Feito isso, já será possível organizar uma lista que se encaixe nos pontos que o recrutador estará à procura.

Lembre-se que nem todas as qualidades pessoais (como, por exemplo, a honestidade e a sinceridade) são verdadeiramente diferenciais no mercado de trabalho, mesmo sendo positivas. Já pensou quantos candidatos respondem que a sua maior qualidade é serem demasiado honestos? Já a organização, a criatividade e a facilidade de comunicação ou de trabalhar em equipa podem ser mais interessantes para um recrutador. Tudo dependerá da área profissional em questão.

Qualidades a mencionar na entrevista de emprego

Em seguida, listamos algumas das qualidades que consideramos importantes serem mencionadas numa uma entrevista de emprego. De todas as que listamos selecione apenas e só as que se encaixam no seu perfil:

1. Organização

Todas as empresas gostam de funcionários organizados. Esta característica (leia-se qualidade) é essencial para demonstrar que saberá lidar bem com as tarefas e a gerir bem o seu tempo. Pode referir que usa uma agenda tradicional ou eletrónica ou mesmo uma determinada aplicação para gerir as suas tarefas e como isso o ajuda no dia a dia.

2. Flexibilidade

Os imprevistos ou mudanças podem acontecer em qualquer trabalho e em qualquer empresa, o que faz com que a capacidade de adaptação seja uma competência bastante valorizada. Uma forma de exemplificar, caso queira ou caso lhe seja perguntado, é referir como conseguiu lidar com alguma situação inesperada num emprego anterior ou na universidade. A flexibilidade é umas das qualidades mais valorizadas na entrevista de emprego.

3. Criatividade

Independente da área de atuação, ser criativo é importante. Mesmo em trabalhos mais técnicos, é preciso ter criatividade para saber como agir ou como solucionar alguns problemas. Se a vaga de emprego em questão tiver a criatividade como “alicerce”, por exemplo, se estiver ligada às artes, pode sugerir algumas ideias que possam ser aplicadas em projetos da empresa.

4. Trabalho em equipa

Saber trabalhar em equipa é uma das competências mais valorizadas atualmente pelas empresas. De nada adianta ser bom no que faz, se não souber como atuar em grupo e lidar de forma amigável com pessoas e ideias diferentes.

5. Inteligência emocional

A inteligência emocional é outra característica que está em alta. Afinal, toda e qualquer empresa procura funcionários que consigam lidar com o dia a dia sem perder a calma e o foco por causa de problemas e imprevistos que de tempo a tempo possam ocorrer.

6. Proatividade

Ter iniciativa, não esperar que lhe digam o que é preciso fazer, “tomar a dianteira” ao resolver assuntos pendentes, assumir responsabilidades, tudo isso é sinal de proatividade e pode ser demonstrado através do mero relato de experiências vividas em trabalhos e atividades anteriores.

7. Vontade de aprender

É uma característica que mistura entusiasmo e persistência, dois pontos importantes para quem pretende assumir um novo desafio profissional. O próprio histórico profissional pode ser um exemplo de como deu novos passos e alcançou objetivos.

8. Facilidade de comunicação

Saber comunicar é essencial em qualquer trabalho, quanto mais não seja na relação com colegas de trabalho e com chefias. No entanto, em determinadas funções profissionais esta competência – softskill – é particularmente valorizada. A capacidade de comunicação é uma das competências muitas vezes associada à liderança. Para além do diálogo com o recrutador, uma boa forma de mostrar que é um bom comunicador é mencionar a sua participação em eventos, palestras e conferências.

9. Pontualidade e assiduidade

Essencial para qualquer trabalho e para qualquer empresa. Em funcionário que chega a horas e que cumpre horários e prazos é sempre importante. Se for questionado sobre isto, poderá abordar a forma como se organiza antes de sair de casa ou nos horários de intervalo de forma a não se atrasar. Tratam-se de “qualidades” essenciais.

Quais as suas maiores qualidades e defeitos?

Ao questionar os candidatos sobre as suas qualidades profissionais, o recrutador pode também perguntar sobre os seus defeitos. Aliás a pergunta sobre as qualidades inclui muitas vezes a questão dos defeitos – “Quais as suas maiores qualidades e defeitos?”. Este é outro ponto que deve merecer a sua atenção, já que a ideia não é listar as características que não abonam a seu favor, mas sim assumir e reconhecer que tem pontos fracos, mas sempre associando a cada um deles uma atitude positiva e a forma como os pretende superar.

Portanto, não diga que é pessimista ou relaxado. É mais adequado dizer que tem dificuldade de organização (mas que está a usar aplicações que o ajudam a contornar esse problema), que não é está habituado a falar em público (mas que tem feito cursos para melhorar a sua timidez), ou que, por vezes, perde o foco com tantas tarefas (mas que tem procurado métodos que funcionam no dia a dia e o ajudam na execução das tarefas).

Independente de todas as dicas que referimos ao longo deste artigo, o importante é ser verdadeiro consigo e sincero com o recrutador. Mentir numa entrevista de emprego até o pode ajudar a conseguir o emprego, mas certamente não o vai ajudar a ser um bom profissional. De poupo lhe valerá apontar qualidades se não as tem.

Por fim, referir que nem sempre será possível (nem é aconselhável) referir todas as qualidades numa entrevista de emprego. O tempo pode ser curto ou o próprio recrutador pode definir um número ao colocar-lhe a pergunta. É, por isso, importante saber quais as qualidades que melhor o definem de forma a conseguir relacioná-las com a vaga de emprego em concreto.

Agora é consigo, boa sorte!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.