Centros Qualifica: o que são, a quem se destinam e quais as saídas profissionais

Deseja aprofundar os seus conhecimentos numa determinada área profissional? Não conseguiu concluir o 12º ano e gostava agora de obter essa oportunidade? Os Centros Qualifica podem ajudar. Estes surgem como uma iniciativa do governo português para aumentar os níveis de formação e empregabilidade no país. Mas há muito mais a dizer sobre estes centros..

O que são os Centros Qualifica?

Os Centros Qualifica são centros especializados na formação de adultos, tendo como objetivo a melhoria dos níveis de qualificação e empregabilidade da população portuguesa. Estes centros fazem parte do Programa Qualifica, uma iniciativa governamental que tem em vista o aprofundamento da formação e educação dos adultos em Portugal. Assim, os Centros Qualifica, servem como uma ótima ferramenta para proporcionar à população um ensino mais avançado, e consequentemente, mais e melhores oportunidades de trabalho.

Os indivíduos que assim o desejarem podem agora completar uma escolaridade equivalente ao 4º, 6º, 9º e 12º ano através do Processo RVCC, que iremos explicar mais à frente. Além da formação escolar, é ainda possível reconhecer a experiência profissional de uma pessoa numa dada área/profissão, e atribuir uma qualificação profissional de nível 2 ou 4. 

Através dos Centros Qualifica, poderá:

  • Aceder a um serviço de informação, orientação e encaminhamento para alcançar uma qualificação escolar e/ou profissional;
  • Realizar um processo RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências) no seu ramo escolar, profissional ou de dupla certificação, em áreas de formação associadas ao setor dos serviços;

A quem se destinam?

  • Adultos com idade igual ou superior a 18 anos e que estejam interessados em continuar ou mudar de percurso profissional, ou que queiram melhorar as suas competências;
  • Jovens enquadrados na Garantia Jovem, com idades compreendidas entre os 15 e 29 anos, que não estejam a estudar, a frequentar formações profissionais ou a trabalhar.

O que é o processo de RVCC?

O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) adquiridas ao longo da vida pode ser feito a nível escolar ou profissional. Trata-se do reconhecimento de competências adquiridas ao longo da vida de um indivíduo, seja em contextos formais, não formais ou informais.

O indivíduo precisa apenas de criar um portfólio onde irá reunir todos os dados relativos aos seus conhecimentos, formações, competências e experiências profissionais adquiridas ao longo dos anos. Para ajudar neste processo, as pessoas podem usufruir do acompanhamento de um Técnico de Orientação, Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (TORVC) e de professores de variadas áreas.

Quais os serviços dos Centros Qualifica?

Processos de informação e orientação

Os Centros Qualifica oferecem informações e acompanhamento em diversos percursos de qualificação possíveis com base nos interesses e motivações da pessoa. Após se perceber qual o melhor percurso para determinado indivíduo, este é encaminhado para uma oferta de qualificação apropriada a si. Além disso, é aqui atribuído o Passaporte Qualifica (inserir link do outro artigo) para que o indivíduo possa simular os percursos de qualificação mais adequados a si.

Processo de RVCC Escolar

Processo que permite atribuir uma certificação escolar, a nível básico ou secundário, com base nas competências adquiridas ao longo da vida. Estas mesmas competências são reconhecidas de acordo com os conteúdos escolares e com base em avaliações. Pode-se atribuir à pessoa um dos seguintes níveis escolares: 4º, 6º, 9º e 12º anos.

Processo de RVCC Profissional

Processo que permite atribuir uma certificação profissional com base nos conhecimentos técnicos exigidos da profissão em causa. Os referenciais de formação para cada área podem ser encontrados no Catálogo Nacional de Qualificações. Existe aqui um processo desenvolvido ao longo de várias sessões, onde os candidatos são avaliados com base nas suas competências. No final do processo RVCC, os indivíduos podem receber dois tipos de documentos oficiais:

  • Certificado de qualificações, que serve como comprovativo das competências profissionais que o indivíduo possui;
  • Diploma de qualificação, que atesta o nível 2 ou o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações, no caso de já possuir ou concluir em simultâneo a certificação escolar correspondente (3.º ciclo do ensino básico ou ensino secundário);

Quais as possíveis saídas profissionais?

No caso da obtenção de um certificado profissional, terá as portas abertas para seguir variados ramos. A oferta de saídas profissionais varia de centro para centro. Como exemplo, deixamos aqui os percursos profissionais oferecidos pelo Centro Qualifica Insignare por ser dos espaços com uma oferta maior e mais variada de opções.

QUALIFICAÇÃOÁREANÍVEL
Acompanhante de criançasServiços de apoio a crianças e jovensNível 2
(9.º ano)
Agente em geriatriaTrabalho social e orientaçãoNível 2
(9.º ano)
Animador/a socioculturalTrabalho social e orientaçãoNível 4
(12.º ano)
Cozinheiro/aHotelaria e RestauraçãoNível 2
(9.º ano)
Cuidador/a de crianças e jovensServiços de apoio a crianças e jovensNível 2
(9.º ano)
Eletromecânico/a de refrigeração e climatização – sistemas domésticos e comerciaisEletricidade e energiaNível 2
(9.º ano)
Empregado/a de restaurante/barHotelaria e RestauraçãoNível 2
(9.º ano)
Operador/a de máquinas ferramentasMetalurgia e metalomecânicaNível 2
(9.º ano)
Operador/a de máquinas – ferramenta CNCMetalurgia e metalomecânicaNível 2
(9.º ano)
Pasteleiro/a – padeiro/aIndústrias alimentaresNível 2
(9.º ano)
Serralheiro/a CivilMetalurgia e metalomecânicaNível 2
(9.º ano)
Serralheiro/a Mecânico/aMetalurgia e metalomecânicaNível 2
(9.º ano)
Serralheiro/a Mecânico/a de ManutençãoMetalurgia e metalomecânicaNível 2
(9.º ano)
Soldador/aMetalurgia e metalomecânicaNível 2
(9.º ano)
Técnico/a administrativo/aSecretariado e trabalho administrativoNível 4
(12.º ano)
Técnico/a administrativo/aSecretariado e trabalho administrativoNível 4
(12.º ano)
Técnico/a ComercialComércioNível 4
(12.º ano)
Técnico/a de ação educativaServiços de apoio a crianças e jovensNível 4
(12.º ano)
Técnico/a de apoio à gestãoGestão e administraçãoNível 4
(12.º ano)
Técnico/a de apoio familiar e de apoio à comunidadeTrabalho social e orientaçãoNível 4
(12.º ano)
Técnico/a de CAD/CAMMetalurgia e metalomecânicaNível 4
(12.º ano)
Técnico/a de cozinha/pastelariaHotelaria e RestauraçãoNível 4
(12.º ano)
Técnico/a de eletrónica, automação e instrumentaçãoEletrónica e AutomaçãoNível 4
(12.º ano)
Técnico/a de informação e animação turísticaTurismo e lazerNível 4
(12.º ano)
Técnico/a de informática – instalação e gestão de redesCiências informáticasNível 4
(12.º ano)
Técnico/a de maquinação e programação CNCMetalurgia e metalomecânicaNível 4
(12.º ano)
Técnico/a de restaurante/barHotelaria e RestauraçãoNível 4
(12.º ano)
Técnico/a de vendasComércioNível 4
(12.º ano)

Como referido, cada Centro Qualifica oferece saídas profissionais diferentes, por isso, se não encontrar nesta lista algo que lhe interesse, não se preocupe, pois tem centenas de centros que oferecem outras opções.

Onde estão localizados os Centros Qualifica?

A Rede Nacional de Centros Qualifica está espalhada por Portugal Continental, Açores e Madeira. Conta atualmente com 303 centros em variados locais, desde escolas de ensino básico e secundário a entidades públicas e privadas.

Se quiser saber qual o Centro Qualifica mais próximo de si, pode consultar a página do site qualifica.gov.

Os Centros Qualifica abrem-lhe as portas para diversos caminhos repletos de entusiasmantes oportunidades e brilhantes perspetivas de trabalho. Se não conseguiu completar o nível de ensino que tanto pretendia, ou se não teve a chance de aprofundar as suas competências numa determinada área profissional, pode agora alcançar os seus objetivos através dos Centros Qualifica.

A redação do trabalhador.pt

Adicionar comentário