Como congelar feijão verde?

Vegetal saboroso e muito saudável, o feijão verde é um alimento versátil, rico em vitaminas, fibras e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por ser normalmente consumido ainda fresco, este vegetal costuma durar apenas alguns dias, mesmo quando armazenado no frigorífico, o que torna o seu congelamento a melhor alternativa para o dia a dia.

Neste artigo explicamos-lhe como congelar feijão verde, mantendo o alimento fresco por mais tempo. Tenha o cuidado de seguir todas as instruções para alcançar os melhores resultados. Boa leitura!

Quando congelar feijão verde?

São inúmeros os benefícios do congelamento de alimentos. Para além de prolongar o tempo de “vida” dos alimentos, evitando assim o desperdício alimentar, quando feito corretamente, o congelamento preserva o respetivo valor nutricional dos alimentos, bem com a sua textura e sabor. O feijão verde não é exceção, não obstante, são recomendados alguns cuidados. A saber:

  • Opte por feijão verde durante a sua época alta, regra geral entre os meses de maio e outubro;
  • Escolha o grãos que estiverem mais frescos, com uma aparência mais nítida e cores vivas;
  • Descarte os grãos que estiverem murchos, mesmo que apenas nas pontas.

Passo a passo: como congelar feijão verde?

Siga atentamente as instruções infra para aprender como congelar feijão verde.

1. Higienização

Antes de explicarmos como congelar feijão verde, é preciso primeiramente proceder à sua higienização, apenas para garantir que não restem impurezas na sua superfície. Para isso, coloque os feijões verdes numa peneira e lave-os delicadamente com água fria. Terminando, seque o feijão verde com o auxílio de papel de cozinha ou um pano.

2. Apare as extremidades

Em seguida, com um pequeno punhado de feijão verde de cada vez, alinhe as pontas do caule e use uma faca afiada para cortar as hastes que ficam na extremidade do vegetal. Repita o processo com o feijão verde remanescente. Se achar necessário, corte também as pontas afiladas do caule.

3. Corte em pequenos pedaços (opcional, mas recomendável)

Embora este passo seja opcional, sendo possível apenas congelá-lo inteiro, é recomendável que corte o feijão verde antes de o levar ao congelador, isto não apenas diminuirá o tempo de cozedura, como também o tempo de confeção da receita.

Ademais, é preciso estar atento, algumas receitas, como sopas e caçarolas de feijão verde, exigem que o vegetal esteja cortado. Se esse for o caso, corte os grãos em pequenos pedaços antes de congelar feijão verde.

4. Branqueamento dos grãos

O branqueamento é uma técnica culinária utilizada para prolongar o tempo de preservação dos vegetais congelados, ao passo que também conserva por mais tempo a qualidade original do alimento. A técnica consiste em mergulhar os vegetais rapidamente em água a ferver e em seguida, arrefecê-los em água gelada. Apesar de simples, este processo ajuda a combater as enzimas que alteram a cor, o sabor e a textura dos vegetais congelados, além de remover impurezas e quaisquer outros micro-organismos da sua superfície, retardando assim, a perda dos nutrientes vitais.

Dessa forma, antes de congelar feijão verde, é importante que o branqueamento do vegetal seja feito. Para isso, siga as instruções abaixo:

  1. Adicione água numa panela grande e leve ao lume – considere dois litros de água por cada quilo de feijão verde.
  2. Numa outra tigela, adicione água gelada, algumas pedras de gelo e então reserve.
  3. Quando a água da panela começar a ferver, coloque o feijão verde dentro e deixe que cozinhem de dois a quatro minutos.
  4. Ao terminar, remova rapidamente os feijões da água quente e arrefeça os grãos os mergulhando-os na tigela com água gelada e gelo.
  5. Por fim, seque os feijões verdes com o auxílio de papel de cozinha ou um pano.

Atenção: o tempo de branqueamento irá variar de acordo com o tamanho do feijão verde, por isso, considere dois minutos para os pequenos, três minutos para os médios e quatro minutos para os grandes. É muito importante que este tempo seja respeitado, uma vez que o cozimento do grão irá afetar a qualidade do feijão verde congelado.

5. Prepare o feijão verde para o congelamento

Transfira todo o feijão verde para recipientes próprios para o congelamento, como sacos herméticos. Poderá também usar película aderente para os embalar ou algum pote de vidro que isole completamente a entrada de ar. O importante aqui é apenas garantir que não haja quaisquer resquícios de humidade ou ar ao congelar feijão verde.

Quando as embalagens de feijão verde estiverem prontas para serem levadas ao congelador, poderá adicionar etiquetas adesivas aos pacotes com o intuito de registar a data de congelamento. Isto ajudará a verificar a data de validade do produto, evitando assim possíveis equívocos.

6. Congele!

Por fim, leve os sacos ao congelador e posicione-os preferencialmente na sua parte interna, evitando as mudanças de temperatura comuns das prateleiras, que, com o tempo, podem alterar substancialmente a textura e o sabor do vegetal.

Dicas

Agora que você já aprendeu como congelar feijão verde, veja algumas dicas que podem fazer a diferença durante o seu processo:

  • Para o congelamento, procure escolher os feijões verdes pequenos ou médios, pois normalmente estes são os grãos mais macios;
  • Evite congelar o feijão verde após tê-lo cozinhado, a não ser que queira utilizá-lo dentro de algumas semanas. Da mesma forma, deve-se evitar congelar o feijão verde ainda cru, sem antes passar pelo processo de branqueamento. Ambas as formas alteram completamente a textura e o sabor do vegetal, além de afetar seu tempo de validade no congelador.
  • Caso queira, acrescente um pouco de bicarbonato de sódio durante o processo de branqueamento, isso ajudará a conservar e prolongar a consistência fresca do feijão verde.
  • Para ajudar na construção do sabor da sua receita, você também pode adicionar algumas pitadas de sal ao feijão verde quando os seus grãos estiverem branqueando.

Quanto tempo pode o feijão verde estar no congelador?

Se as instruções acima foram seguidas corretamente, o feijão verde pode durar de seis a oito meses no congelador. Após esse tempo, embora ainda possa ser consumido, é possível notar algumas mudanças na consistência do grão, bem como na sua cor, que tende a ficar mais clara e opaca. Esses fatores podem afetar a qualidade do alimento.

O feijão verde deve ser descongelado?

De um modo geral, tudo irá depender da receita a ser seguida e surpreendentemente, a maioria das preparações podem ser feitas com o feijão verde ainda congelado. Por isso, se a sua receita não especifica que o feijão verde precisa de estar fresco ou à temperatura ambiente, basta levá-los diretamente do congelador à panela.

Como descongelar feijão verde?

  1. Coloque o saco de feijão verde congelado no micro-ondas durante dois minutos;
  2. Ao terminar, verifique se estão completamente descongelados e caso contrário, repita o processo em ciclos de trinta segundos;
  3. Por fim, lave os feijões verdes em água fria apenas para remover eventuais cristais de gelo que, porventura, tenham ficado na sua superfície.

A redação do trabalhador.pt