Como limpar o frigorífico?

Limpar o frigorífico pode ser mais simples e rápido do que imagina! Este eletrodoméstico precisa de uma limpeza constante, afinal, é onde ficam guardadas a generalidade dos alimentos perecíveis, como o leite e as sobras de comidas. Queremos com isto realçar que muito dos alimentos que consumimos no dia a dia estão armazenados do frigorífico, razão pela qual a sua limpeza deve ser uma prioridade.

Ter os devidos cuidados com a higienização do frigorífico contribui para evitar odores desagradáveis, bem como para a adequada conservação dos alimentos que lá guardamos, já que o acumular de resíduos pode contaminar os alimentos com fungos, germes e bactérias, causando problemas de saúde como intoxicações alimentares.

Além do mais, saber como limpar o frigorífico contribui ainda para que este eletrodoméstico acabe por durar mais tempo, o que, em última análise, “ajuda a sua carteira”.

Dito isto, deixamos uma pergunta: será que sabe como limpar o frigorífico? Neste artigo partilhamos um conjunto de recomendações que o podem ajudar a proceder à limpeza do frigorífico sem grande dificuldade.

Passo a passo para limpar o frigorífico

Siga os seguintes oito passos para limpar o frigorífico
  1. A primeira coisa a ser feita é desligar a tomada do frigorífico da corrente elétrica. Nunca comece a limpar com o aparelho ligado. Isto evita danos e também o risco de um choque elétrico;
  2. Retire tudo o que estiver dentro do frigorífico, conferindo quais os alimentos que estão (ou não) em bom estado ou já fora do prazo de validade. Descarte tudo o que for necessário;
  3. Os alimentos que forem retirados do frigorífico e estiverem em boas condições de conservação devem ser colocados numa geleira (ou equivalente) durante a limpeza. Isto permitirá que não se estraguem enquanto limpa o frigorífico;
  4. Retire todas as prateleiras e outras peças removíveis (gavetas, por exemplo) e lave-as com água e detergente e deixe secar;
  5. Depois, use uma esponja húmida com um pouco de água morna e detergente neutro na parte interna do frigorífico e limpe com um pano seco. Se preferir, poderá substituir o detergente por vinagre branco;
  6. Do lado de fora, a melhor forma de limpar o frigorífico é passar um pano seco para retirar o pó e, na sequência, uma esponja com um pouco de detergente e, para finalizar, um pano húmido e depois um seco. Lembre-se que o frigorífico deverá estar desligado da corrente elétrica;
  7. A limpeza deve ser feita também na borracha que veda a porta, dado que esta zona acumula muita sujidade. Para isso, poderá usar uma escova de dentes velha e esfregar a zona;
  8. Para a parte de trás do frigorífico, use uma escova ou espanador para retirar o pó acumulado. Esta limpeza deve ser a seco, nunca com o uso de água ou produtos de limpeza.

Devo também limpar o congelador?

A maioria dos aparelhos frigoríficos conta com um congelador (freezer) na parte superior ou na parte inferior (como consta da imagem) e , às vezes com uma porta interna, outras com porta separada. Seja como for, o congelador também precisa de cuidados, tal como o frigorífico propriamente dito.

Se o seu frigorífico possuir a função “frost free”, função esta que permite descongelar automaticamente, basta seguir os passos que foram indicados no passo a passo acima.

Caso não tenha esta função, o truque é desligar o frigorífico de véspera, para que descongele durante a madrugada. Nestes casos, o gelo deve ser removido com um pano com água morna e só então seguir a limpeza normalmente.

Quando devo limpar o frigorífico com maior intensidade?

Caso tenha ficado muito tempo sem limpar ou se, por algum motivo, mesmo limpando tenha-se acumulado bastante sujidade, é recomendável fazer também uma limpeza do frigorífico mais intensa. Para isso há uma “receita” simples feita com ingredientes que todos temos em casa:

  1. Basta diluir duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em duas chávenas de água, mistura muito eficaz;
  2. Depois de limpar, mas com o frigorífico ainda vazio e desligado, passe a mistura com uma esponja macia por todo o aparelho, tanto do lado de dentro como do lado de fora;
  3. Deixe atuar durante 5 minutos e retire o excesso com um pano seco;
  4. Se houver alguma mancha mais difícil de ser eliminada, faça uma limpeza mais intensiva, colocando a mistura de bicarbonato e água e deixando atuar por 10 minutos, durante os quais deverá esfregar.

Com todas as etapas concluídas, verifique se tudo está bem seco. Em caso afirmativo, poderá voltar a ligar novamente o frigorífico à corrente elétrica. Depois, coloque de volta as prateleiras e os alimentos que estiverem em bom estado de conservação.

Boas práticas para limpar o frigorífico

Sempre que limpa o frigorífico, não se esqueça do descongelador!

Agora que já conhece os passos necessa´rios para limpar o frigorífico, é essencial conhecer mais alguns truques e dicas que o podem ajudar no processo.

Um deles prende-se com a frequência com a qual dever limpar o frigorífico. Não há propriamente uma regra para o efeito, porque isso vai depender do tipo de frigorífico, da quantidade de comida armazenada e qual o uso diário que é dado ao mesmo.

Mas, em geral, há algumas recomendações que pode seguir:

  • Uma vez por semana deve conferir todos os alimentos, ver os alimentos que devem ser descartados;
  • Também uma vez por semana, pode e deve passar um pano húmido nas prateleiras e gavetas;
  • Uma vez por mês deve ser feita uma limpeza geral ao frigorífico;
  • Pelo menos de seis em seis meses, ou seja, duas vezes ao ano, deverá fazer uma limpeza intensiva ao frigorífico;
  • Se o frigorífico não tiver a função “frost free” será necessário ter uma atenção especial com o congelador (freezer), para tirar todo o gelo acumulado a cada três meses.

O que não usar para limpar o frigorífico?

Outra dica importante é evitar o uso de materiais abrasivos, como esponjas de aço, ou escovas mais duras, que podem arranhar e danificar o eletrodoméstico. Ao retirar o gelo, nunca use facas nem outros objetos pontiagudos.

Produtos tóxicos, como o álcool, amoníaco e outros, devem também ser evitados, dado que podem ser absorvidos pelos alimentos que conservar no frigorífico e assim prejudicar a sua saúde. Alvejantes à base de cloro também não são recomendados, dado poderem estragar a pintura.

Prefira sempre um detergente neutro ou o vinagre branco, que não deixam cheiro no frigorífico nem nos alimentos.

Cuidados diários com o frigorífico

No dia a dia, ter alguns cuidados preventivos faz com que todo o processo de limpeza do frigorífico fique mais fácil e rápido. Para isso, lembre-se sempre de:

  • Não guardar alimentos destampados e nunca colocar alimentos em contato direto com as prateleiras, usando sempre para o efeito um prato, vasilhame ou mesmo um saco plástico;
  • Ter o frigorífico organizado, como, por exemplo, os vegetais na parte de baixo e os alimentos que consome diariamente nas prateleiras de cima. Nas portas colocar os líquidos – leites, sumos e água;
  • Ao evitar deixar os espaços muito cheios, contribui para que a temperatura adequada a seja mantida em todo o frigorífico;
  • Se deixar derramar algum produto ou deixar cair um pouco de comida,não deixe a limpeza para depois. Chutar o problema para canto pode gerar mau cheiro no frigorífico que se pode espalhar para os demais alimentos.

Tão importante quanto saber como limpar o frigorífico é conseguir mantê-lo higienizado, garantindo a qualidade dos alimentos, a saúde de quem consome e a vida longa do eletrodoméstico. Mais vale prevenir que remediar!

A redação do trabalhador.pt