Como limpar os estofos do carro?

De tempos em tempos, realizar uma limpeza dos estofos do carro é essencial para prevenir que alguns odores, manchas e até a humidade e o mofo se entranhem no interior do seu automóvel, bem como para manter um aspeto cuidado. Além disso, quem é que não gosta de andar num carro limpo e cuidado?

Embora pareça uma constatação óbvia, muitas pessoas acabam por nunca limpar os estofos do carro enquanto o têm na sua posse, limitando-se a usar o aspirador do pó, algo que, a nosso ver, é insuficiente.

Em virtude do seu material, os estofos do carro são das partes mais expostas à sujidade. Por esta e outras razões saber como limpar os estofos do carro é algo manifestamente importante.

Neste artigo, encontrará dicas de como limpar estofos do carro. Confira!

Limpar os estofos do carro em casa ou fora?

Não há uma resposta perfeita. Não obstante, regra geral uma limpeza profissional dos estofos seja sempre mais produto do que uma feita em casa, é um serviço que implica um custo.

Uma empresa especializada em limpeza dos estofos de carros pode cobrar entre 25€ e 80€ por uma limpeza dos estofos do carro, sejam estes de tecido ou de couro. O preço varia em função do tipo de limpeza e da sua profundidade.

Existem várias empresas que prestam este serviço. Aliás, nas generalidades dos centros comerciais (shoppings) encontrará, regra geral, no parque de estacionamento subterrâneo uma empresa que presta o serviço de limpeza de estofos.

Listamos algumas das empresas mais conhecidas:

EmpresaLocalidade
Star WashAlfragide, Almda, Cascais, Lisboa, Porto, Matosinhos, Loures, Campo de Ourique, Oeiras e Quinta da Marinha
NewashCaldas da Rainha, Figueira da Foz, Porto, Guimarães, Torres Vedras, Vila Real e Viseu
Atlantic Car WashBraga, Guimarães, Fafe, Mondim de Basto, Penafiel, Porto, Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Viseu, Seia, Covilhã, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Cascais, lisboa, Setúbal, Castanheira do Ribatejo, Porto Alto e Almancil

Portanto, se pretende economizar, faça você mesmo essa tarefa. Reservando duas ou três horas de um sábado ou domingo para limpar os estofos do carro.

Do que precisa para limpar os estofos do carro?

Para realizar uma boa limpeza dos estofos do seu automóvel em casa, precisará de adquirir alguns produtos em função do material do estofos: tecido ou couro. Listamos alguns deles:

  • Pano ou flanela humedecida: irá ajudar a eliminar os fios de cabelo e pó que possam estar na superfície dos estofos;
  • Aspirador de pó: ajuda e acelera o processo de limpeza dos estofos do carro, porque remove a sujidade que estão dentro do tecido, remove ácaros e outros agentes alérgenos.

Receita para limpar os estofos do carro em casa

Existem muitas misturas, receitas e produtos que prometem limpar os estofos do carro. Mas, se está à procura de uma “receita” simples e eficaz, chegou ao sítio certo:

Precisará de:

  • ½ litro de água;
  • ¼ de chávena de álcool;
  • 1 colher de sopa de vinagre branco ou de maçã;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sopa de amaciador.

Basta realizar uma mistura destes ingredientes e, colocar num borrifador ou num recipiente que seja de fácil manuseio, na hora de limpar estofos do carro.

Como limpar estofos de tecido?

Para limpar os estofos de tecido, vai precisar da receita caseira que partilhamos no ponto anterior, uma escova de filamentos macios, um aspirador de pó e um pano seco.

Reunidos todos os ingredientes e utensílios necessários, basta seguir o processo:

  1. Primeiro, aspire todos os estofos do carro, de forma a eliminar a sujidade interna e “mais pesada”;
  2. Em seguida, borrife a mistura da receita caseira nos estofos do carro, sobretudo na zonas manchadas;
  3. Em seguida, esfregue os estofos com a escova de filamentos macios;
  4. Seque o tecido com um aspirador de pó (alguns modelos aspiram água) ou com o pano seco;
  5. Por fim, ligue o ar condicionado do carro, selecionando a temperatura máxima e feche os vidros por aproximadamente 20 minutos.

Observação: não borrife muito líquido sobre os estofos, pois a mistura deve ficar apenas no tecido e não na espuma dos estofos.

Como limpar estofos de couro?

No caso dos estofos de couro, poderá utilizar a mesma receita caseira, no entanto, deverá fazer a aplicação com a ajuda de um pano húmido ou uma esponja, e não com uma escova.

Basta seguir estes passos:

  1. Borrife a mistura caseira nos estofos do automóvel;
  2. Com a ajuda de um pano húmido ou esponja muito macia, limpe o local;
  3. Seque muito bem os estofos do carro com um pano macio;
  4. Hidrate o couro, para que fique com brilho e não rache ou “descasque”.

Observação: não utilize uma escova ou esponjas duras sobre o couro, pois podem danificar o tecido.

Como hidratar o couro de estofos de carro?

Se deseja manter a boa aparência dos estofos de couro do seu carro ou se estes já dão sinais de estar a ressecar, deverá proceder a uma hidratação do couro dos estofos. Isto é algo que deve ser feito a cada 6 meses, todavia, também pode ser realizada após cada limpeza que faça dos bancos.

A generalidade dos hipermercados e lojas de especialidade (Norauto, Roady, Midas, Feuvert, etc.) comercializam hidratantes específicos para estofos de couro. A cera e o silicone não são produtos recomendados para hidratar o couro, em virtude de poderem deixar os estofos do carro escorregadios.

Para realizar a hidratação basta aplicar o hidratante de couro sobre toda a superfície dos estofos, retirar os excessos (se houver), e esperar mais ou menos cinco minutos para que o couro absorva o hidratante.

Como manter a limpeza dos estofos do carro?

Se utiliza o carro com frequência, vale a pena realizar pequenas limpezas ao utilizá-lo. Abaixo mostramos algumas dicas do que pode ser feito:

  • Limpe os bancos do carro sempre que os sujar;
  • Evite comer, beber ou fumar dentro do carro;
  • Coloque no seu automóvel uma escova macia ou esponja para que possa limpar os estofos do carro quando precisar. Isto é algo particularmente útil em situações de “emergência”.

Porque é importante limpar os estofos do carro?

Em primeiro lugar, vale lembrar que para quem tem filhos ou animais de estimação a limpeza dos estofos do carro poder não ser assim tão fácil. Isto porque o uso torna-se mais frequente e isso tem como consequência mais sujidade, seja areia, terra, pelos de animal ou até restos de comida.

Não importa se os estofos são de couro ou de tecido. Realizar a limpeza faz que a boa aparência do carro se mantenha, trazendo mais conforto ou até mesmo uma maior valorização do carro, no caso de uma venda ou troca do veículo.

Outro ponto que podemos reforçar para a necessidade de limpar os estofos do carro com alguma frequência é o facto de que a acumulação de sujidade pode acarretar riscos para a saúde, nomeadamente propiciando o surgimento de doenças respiratórias.

Agora que você já sabe como limpar estofos do carro de forma fácil e caseira, basta cuidar do seu veículo e realizar a limpeza. Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado!

A redação do trabalhador.pt