Como responder à pergunta “qual o emprego dos seus sonhos”?

Qual o emprego dos seus sonhos? Esta é uma das perguntas que são feitas com bastante frequência nas entrevistas de emprego. Como em muitas outras, a forma como responde pode determinar (ou não) a sua entrada naquela empresa específica.

É preciso ter alguma atenção sempre que responde a perguntas desta natureza. Embora possam parecer, não são propriamente perguntas “inocentes”. Quer isto dizer que sempre que os recrutadores lhe perguntam qual o emprego dos seus sonhos, não o fazem por mero acaso, havendo um motivo para tal.

Por isso mesmo, vamos deixar-lhe algumas dicas de como lidar e responder a esta pergunta, da melhor forma possível. Desta forma, poderá mostrar ao recrutador que está apto a lidar com perguntas “desconfortáveis” e portanto, estará mais perto de este o considerar o candidato ideal para a vaga à qual se candidata.

Porque faz o recrutador esta questão?

Bem, em primeiro lugar, o recrutador quer aferir se a vaga à qual se candidata está de acordo com seus valores e objetivos profissionais.

Exemplo? Digamos que sempre quis trabalhar numa empresa que proporcione o máximo de interação com pessoas, onde a capacidade de comunicação é algo essencial. Caso a vaga em concreto seja para, por exemplo, vigilante noturno, é expetável que o recrutador perceba que talvez não seja a pessoa mais adequada para a posição, dado que, muito provavelmente, passará muitas horas sozinho.

A dica inicial que deixamos é responder com verdade. Deve indicar quais os seu objetivos e ambições profissionais, no entanto não deixe de manter os pés bem assentes na terra.

Quer trabalhar com uma grande equipa? Prefere trabalhar sozinho? Quer viajar ou ficar no mesmo local? Poderão ser estas as questões que muito provavelmente virão depois de o recrutador lhe perguntar qual o emprego dos seus sonhos. É importante para ele perceber se a vaga é adequada para si, bem como se a empresa poderá, a médio ou longo prazo, ir ao encontro das suas expetativas.

Mas a pergunta sobre o emprego dos seus sonhos poderá ter outro propósito para além do já referido. Poderá também ser uma espécie de teste de criatividade ao candidato, visto que não existe uma resposta perfeita/ideal para esta pergunta. Mas então, como deverá responder à pergunta de uma maneira mais próxima do “ideal”? É isso que lhe vamos tentar mostrar agora.

Seja simples, mas também muito criativo na resposta

O ideal é que responda a essa questão do entrevistador com alguma “criatividade”, designadamente mencionando que o local onde gostaria de trabalhar dependerá do cargo que lhe for oferecido, bem como que, como pessoa realista que é, sabe que nenhuma empresa ou emprego é perfeito.

No entanto, não deixe de mencionar o trabalho dos seus sonhos. Não obstante, quando o descrever procure não entrar em demasiados detalhes, sob pena de estar a descrever algo totalmente irrealista face à realidade da empresa à qual está a concorrer. Queremos com isto dizer que é importante não exagerar na criatividade e dizer coisas irreais. Na verdade, o recomendado é ser o mais simples e razoável possível.

Se por exemplo indicar que gostaria de trabalhar num emprego altamente stressante é importante “mostrar o outro lado”, isto é, que pese embora pretenda algo mais tranquilo, está preparado para lidar com o stress e com situações de conflito, procurando mencionar situações onde já o teve de fazer.

Tirando isso, caso a vaga realmente se encaixe nas suas características pessoais, é de bom grado aproveitar a oportunidade para mostrar ao entrevistador algumas das competências que o poderão ajudar a ser bem sucedido no novo emprego.

O que é que o recrutador quer ouvir?

Para a generalidade das pessoas a resposta mais sincera possível à pergunta emprego “qual o emprego do seus sonhos” seria mais ou menos assim: “Eu quero um trabalho num lugar tranquilo, com um salário alto e poucas horas de trabalho”. Porém, como imaginará esta não é a resposta que o entrevistador quer ouvir.

O que responder, então? É simples, limite-se a associar o conceito de emprego dos seus sonhos a ideias como o crescimento pessoal e profissional, além de mostrar que a experiência que irá obter na empresa será uma clara mais valia para o seu percurso profissional. Por exemplo, se o emprego ao qual está a concorrer dá-lhe a possibilidade de viajar, diga que essas viagens serão essenciais para o aprimoramento da sua experiência profissional, pois permitirão conhecer novos lugares, pessoas, etc.

Em suma, quando questionado sobre qual o emprego dos seus sonhos é importante que seja verdadeiro consigo e com a pessoa que o entrevista, não deixando de ter atenção que é sempre importar mediar as nossas palavras e saber associar a sua expetativa profissional com a vaga em concreto.

A redação do trabalhador.pt