Ensino à distância: conheça as vantagens e desvantagens

Deseja frequentar cursos e adquirir novos conhecimentos e certificados a partir de qualquer parte do mundo? Se a resposta for sim, então este artigo pode ser útil.

Se já antes o ensino à distância era uma opção comum para aqueles que preferem aprender fora de uma tradicional sala de aula, agora com a pandemia do Covid-19 parece que esta se tornou a alternativa mais segura e conveniente. Neste artigo, explicamos tudo o que precisa de saber sobre ensino à distância.

O que é o ensino à distância?

O ensino à distância é um método de ensino que permite aos alunos aprender os conteúdos letivos fora de uma sala de aula, graças aos recursos tecnológicos cada vez mais presentes na nossa sociedade. O conforto de casa dos alunos assume o lugar das tradicionais salas de aula, e os professores e alunos comunicam através da internet, permitindo que a aprendizagem seja efetuada através de aulas em vídeo.

Já antes da pandemia do Covid-19, este era um tipo de ensino que apelava a muitas pessoas por variadas razões. No entanto, numa altura em que as escolas são ainda vistas como perigosos focos de contágio desta doença, o ensino à distância torna-se uma opção cada vez mais convidativa.

Como funciona o ensino à distância?

Este tipo de ensino pode ser caracterizado pela sua interatividade, dinamismo e flexibilidade, e está em crescimento em todo o mundo. Através de recursos multimédia, especialmente vídeo, os alunos conseguem aprender conteúdos educativos a partir do sofá de casa.  Hoje em dia existe uma crescente procura e também grande oferta de cursos online que podem ser frequentados por qualquer pessoa em qualquer canto do mundo.

Existem sites específicos que fornecem os serviços de ensino, mas também várias faculdades já disponibilizam cursos online, muitos deles gratuitos. Aliás, durante o ano de 2020, várias foram as faculdades de renome, como Harvard e MIT, nos Estados Unidos, que forneceram cursos gratuitos a qualquer pessoa, dando a oportunidade a milhares de pessoas de aprender conteúdos do seu interesse à distância de um clique.

Assim, o aluno pode escolher vários sites que oferecem cursos gratuitos, optar por escolher cursos oferecidos por universidades ou então, como servem de exemplo muitas escolas no país, os alunos podem continuar a frequentar a sua escola, caso as suas aulas sejam dirigidas para o online. Neste último caso, o aluno tem o acompanhamento do seu próprio professor e tem aulas com os seus colegas de escola, tal como acontecia antes da pandemia chegar a Portugal em março de 2020.

Quais as vantagens do ensino à distância?

Embora não seja um “mar de rosas” o ensino à distância apresenta vantagens tanto para os alunos como para os professores, como veremos de seguida.

Vantagens para alunos:

  • Poupança de tempo e dinheiro;
  • Escolha do lugar onde se assiste às aulas;
  • Maior autonomia dos horários;
  • Acesso ilimitado à informação.

Poupança de tempo e dinheiro

Com o ensino à distância, o aluno não precisa de sair de sua casa, poupando assim tempo em deslocações. Por exemplo, em vez de se levantar com uma ou duas horas de antecedência para chegar à escola a tempo das aulas, com o ensino à distância, quinze minutos são suficientes para a aluno acordar, vestir-se, tomar o pequeno almoço e iniciar a sua aula online.

Quanto ao dinheiro, um aluno que estude à distância consegue poupar dinheiro em transportes e alimentação, por exemplo.

Escolha do lugar onde se assiste às aulas

Desde que tenha acesso à Internet, o aluno pode escolher ter aulas em qualquer lugar, o que pode ser útil se precisar de viajar ou de fazer deslocações mais curtas no dia a dia.

Maior autonomia dos horários

Com o ensino à distância, os alunos podem escolher os horários que quiserem, permitindo-lhes assim organizar melhor as suas rotinas consoante as suas preferências e/ou obrigações. Por exemplo, se for uma pessoa que tem mais facilidade em estudar de noite, poderá escolher esse horário

Acesso ilimitado à informação

O ensino à distância, por ser realizado exclusivamente através da internet, permite que os alunos tenham acesso constante, e sempre que quiserem, à informação que precisarem. Basta apenas um clique para satisfazerem as suas dúvidas ou para pesquisarem e aprofundarem os seus conhecimentos sobre dado assunto.

Vantagens para os professores:

  • Criar vários formatos de conteúdo educativo;
  • Pode ensinar os conteúdos que mais gosta;
  • Atingir um maior número de estudantes.

Além de usufruírem das mesmas vantagens dos alunos no que toca à poupança de tempo e dinheiro e à escolha do local onde se dá as aulas, os professores têm acesso a outras vantagens:

Criar vários formatos de conteúdo educativo

Os professores que trabalham no ensino à distância podem encontrar várias formas criativas de lecionar o conteúdo, entre as quais, infografias, questionários, vídeos, e-books, etc, o que pode cativar ainda mais a atenção e interesse do aluno.

Pode ensinar os conteúdos que mais gosta

Todos os professores têm certamente temas que gostam mais e menos de ensinar, de acordo com os seus interesses pessoais ou por outras razões. Através do ensino online, um professor pode criar um curso online numa plataforma educativa e dar aulas sobre apenas um ou dois temas qua mais lhe interessem.

Atingir um maior número de estudantes

Enquanto que numa sala de aula existe um limite máximo de alunos, nas aulas online poderá ter quantos alunos quiser, conseguindo atingir um público muito mais vasto.

Quais as desvantagens do ensino à distância?

Desvantagens para os alunos:

  • Incumprimento dos horários – a grande liberdade que os alunos têm nas aulas online pode ser prejudicial no sentido em que estes podem não ter autodisciplina suficiente para estudar e aprender por si. Como é o aluno que escolhe as horas em que estuda, pode muito bem procrastinar e acabar por falhar nas aulas;
  • Falta de socialização com colegas – uma das coisas boas que a escola tradicional oferece são as amizades criadas dentro e fora da sala de aula. No ensino online, não é possível estabelecer este tipo de conexão porque muitas vezes o aluno frequenta aulas personalizadas apenas para si, onde não existe interação com outros alunos, o que dificulta a criação e fortalecimento de possíveis amizades.

Desvantagens para os professores:

  • Dificuldade de adaptação às tecnologias – a verdade é que muitos professores de idade já avançada possuem dificuldades no que toca a saber lidar com a internet e com os meios que esta fornece, o que pode ser um desafio.

Onde encontrar cursos online gratuitos?

Se no seu caso acabar por não frequentar mais a sua escola e preferir embarcar na aventura dos cursos online oferecidos por outras faculdades ou sites exclusivamente direcionados para a oferta destes serviços, aqui ficam alguns exemplos que pode explorar:

  • Universidade Aberta – é a única instituição de ensino superior público à distância em Portugal, disponibilizando formação superior, desde licenciaturas, mestrados a doutoramentos e também cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida;
  • EdX – a EdX é uma plataforma criada pelas universidades de Harvard e MIT, que oferece cursos como Química, Ciências Computacionais, Economia ou Finanças;
  • OpenupEd – a plataforma OpenupEd é um projeto da Comissão Europeia que oferece 40 cursos gratuitamente e em 12 línguas.

Pode ainda clicar aqui para ter acesso a um site que disponibiliza uma vasta lista de cursos online e gratuitos de várias faculdades nos Estados Unidos.

Agora, mais do que nunca, o ensino à distância é uma ferramenta muito valiosa e que não deve ser subestimada. Existem inúmeras formas de aceder a este ensino que cada vez mais parece fazer sentido à medida que os anos passam. Esperamos que o artigo tenha ajudado.

A redação do trabalhador.pt