Escolher as “palavras certas” numa entrevista de emprego

Saber o que dizer (ou melhor… como responder às perguntas) numa entrevista de emprego é fundamental para que a mesma possa ser bem sucedida. Muitas vezes, uma simples palavra ou ideia pode ser o elemento diferenciador entre a sua contratação ou não.

Pensando nisto, abordamos neste artigo algumas das palavras (ou expressões) que o podem ajudar durante as entrevistas de emprego.

Mostre que é um trabalhador responsável

Entre as inúmeras virtudes que um funcionário de uma empresa deve ter, uma das mais apreciadas é o sentido de responsabilidade, sobretudo em funções que exigam uma relação de confiança.

Existem algumas expressões ou variações de certos verbos, como “apoiar”, “assumir”, “coordenar”, “organizar” e “preparar”, que são importantes mencionar durante a entrevista. É importante transmitir  ao recrutador que, uma das suas mais valias, é precisamente a sua responsabilidade.

Como exemplos práticos, podemos citar:

  • “Eu apoiei a criação de um departamento no meu mais recente emprego”;
  • “Assumi a realização de um projeto junto com outros colegas de trabalho”;
  • “Por querer subir na carreira, preparei-me e investi em formação”.

Use palavras relacionadas com a empresa

É apelativo para qualquer recrutador perceber que o candidato mostre conhece a empresa, ou que, pelo menos, fez o “trabalho de casa” e se preparou para a entrevista ao procurar informação sobre a empresa. Utilizar palavras associadas ao marketing da própria empresa é uma excelente forma de se sobressair dos restantes candidatos.

Não obstante, deve evitar que as suas palavras parecem forçadas ou pouco naturais, procurando usá-las moderadamente (uma boa alternativa é usar sinônimos). Também estude sobre a empresa da qual você quer entrar, seja no site dela, seja em suas redes sociais.

Alguns bons exemplos são:

  • “Acredito que, juntos, podemos melhorar a vida de nossos clientes”.
  • “Informação de qualidade é essencial para nos dias de hoje, e eu prezo muito isso”.

Utilize verbos que demonstrem liderança

Uma qualidade muito apreciada é a capacidade de liderança. Embora nem todos sejam líderes naturais, no entanto, com o tempo é possível que alguém sem grandes competências nesta matéria consiga executar uma função de liderança de forma competente. Mas, como fazer isso numa entrevista de emprego? Simples: use frases com verbos que exponham a sua capacidade de liderar, além de demonstrar que você pode alcançar resultados práticos e objetivos.

Alguns exemplos de ideias que pode transmitir:

  • “Para aumentar a produtividade na minha antiga posição, desenvolvi um metódo que foi adotado pela minha empresa para todos os trabalhadores”;
  • “Com o passar do tempo, construí uma rede de contatos que ajudou muito a empresa onde trabalhei”.

Frases impactantes para usar nas entrevistas

1. “Eu posso e vou fazer!”

É importante que consiga demonstrar nas entrevistas de emprego que é uma pessoa confiante nas suas qualidades. Afinal, se não acreditar nas suas capacidades, os outros também não acreditarão. Utilize expressões que transmitam vontade, mostre que está entusiasmado e que quer passar à ação.

“Quero colocar a minha experiência à disposição da empresa” é uma ótima forma de mostrar ao recrutador que está com muita vontade de trabalhar na empresa. Isto também demonstra que pensou e refletiu sobre a vaga à qual se candidatou e que não está ali à toa.

2. “Eu estou disposto a ouvir e aprender”

Em conjugação com outras, uma das melhores expressões para utilizar numa entrevista de emprego é justamente aquela que mostre, de maneira clara e concisa, que mesmo não dominando algo em concreto, está mais que disponível para aprender e ouvir feedback de forma a melhor constantemente. Se por um lado é importante mostrar confiança nas suas competência, por outra é importante mostrar alguma humildade e disponibilidade para aprender.

3. “Sou um profissional versátil”

Para a generalidade dos empregos, a experiência versatilidade e adaptabilidade é algo muito extremamente no mundo de trabalho. Se trabalhou em mais do que uma empresa ou mesmo em áreas diferentes, este é um aspeto que o pode valorizar e muito. Regra geral, um recrutador prefere um candidato suficientemente versátil – mesmo que possa ter algumas lacunas ao nível técnico – do que um que à partida é tecnicamente muito competente mas que, perante uma situação invulgar (algo que fuja do registo habitual), tem dificuldade em se adaptar.

4. “Consigo ser autónomo muito facilmente”

Em função do emprego em concreto, uma competência também muito apreciada é a autonomia. Pode parecer estranho mas uma grande parte das pessoas tende a ter dificuldade em trabalhar de forma autónoma, isto é, com o mínimo de orientação/instruções de um superior hierárquico. É extremamente desgastante para um chefe estar constantemente a ter de dar indicações ou a relembrar que é necessária a conclusão de uma determinada tarefa.

Regra geral,, as empresas (leia-se, os recrutadores) preferem candidatos que executem as suas tarefas com o mínimo de orientação possível e que não estejam sempre dependentes de alguém que ande “atrás de si”.

Agora, é consigo! Vá à entrevista com calma e tenha em mente que é importante alinhar a sua experiência profissional com os requisitos da vaga em concreto. Boa sorte!

A redação do trabalhador.pt