Faltou ou não vai conseguir ir à entrevista de emprego? Saiba o que fazer

faltar à entrevista de emprego

Os imprevistos acontecem. Então, não será de estranhar que, tendo uma entrevista de emprego marcada, possa não conseguir comparecer no dia e hora combinados ou, em último reduto, ter mesmo de faltar à entrevista sem que tenha conseguido avisar atempadamente a empresa.

A generalidade das pessoas fica “desesperada” sempre que isto acontece, em parte pelo receio de que a empresa em questão encare isto como falta de interesse ou mesmo irresponsabilidade da sua parte.

Mas, a verdade é que, como em quase tudo na vida, é possível solucionar este problema de uma forma que ainda lhe permite realizar a entrevista de emprego numa outra data, em função da disponibilidade da entidade empregadora.

Neste artigo, partilhamos algumas dicas do que deve fazer caso não consiga comparecer à entrevista de emprego na data marcada ou caso tenha faltado à mesma sem avisar.

#1 – Não vai poder comparecer à entrevista

Aconteceu um imprevisto e sabe de antemão que não vai conseguir estar disponível na data para a qual ficou agendada a entrevista de emprego. O que fazer?

Bem, em primeiro lugar o mais indicado é ligar para a empresa (preferencialmente diretamente com o recrutador) com o máximo de antecedência possível, informando-a que não poderá comparecer, procurando explicar o motivo (certifique-se que é algo plausível e facilmente compreendido pelo recrutador) e aferindo a possibilidade de agendaram já uma nova data.

Só o facto de ter tido a preocupação de ter ligado antecipadamente demonstrará ao entrevistador que está de facto interessado na posição em questão, aumentando as suas chances de que a entrevista seja remarcada.

A opção pelo contacto telefónico, em detrimento do email, não é inocente. É certamente mais fácil ao departamento de recursos humanos dizer não (à remarcação da entrevista) por email do que por telefone, em grande medidas porque o correio eletrónico é uma ferramenta de comunicação mais formal e impessoal quando comparado com o telefone, razão pela qual acreditamos que se telefonar terá mais chances de sucesso.

Caso não consiga entrar em contacto telefónico com a empresa, poderá sempre enviar um email (sempre, antecipadamente) com o seguinte teor:

Exmo. Sr(a).

Espero que se encontre bem.

Em virtude de um imprevisto (explicar sucintamente o imprevisto) estarei impossibilidado de comparecer à entrevista, agendada para o dia (dia) de (mês) de (ano), para a posição (indicar referência ou nome do cargo)

Não obstante, tendo em consideração estar muito interessado na posição em causa, gostaria de aferir a possibilidade de reagendarmos a entrevista para uma outra data.

Para o efeito, proponho o período da manhã ou tarde dos dias 15, 16 ou 17 de Abril, estando igualmente disponível para uma qualquer outra data da vossa disponibilidade.

Muito agradeço toda a vossa compreensão, pedindo desde já desculpa por qualquer transtorno que possa causar.

Melhores cumprimentos,

(assinatura)

#2 – Ocorreu um imprevisto e faltou sem avisar

Os imprevistos e emergências de última hora são os mais chatos, em parte porque, muitas vezes, estas situações inusitadas impedem-nos de avisar atempadamente o recrutador, todavia, havendo possibilidade para isso, é algo que deve ser feito assim que se souber imprevisto (mesmo que em cima da hora).

Caso não tenha essa hipótese, recomendamos que o imprevisto for resolvido, ligue ao recrutador pedindo desculpas pelo facto de ter faltado sem avisar, procurando explicar que o imprevisto o colocou numa situação em que seria impossível avisar atempadamente (novamente, certifique-se que é algo plausível e facilmente compreendido pelo recrutador). Neste mesmo telefone, deverá abordar a possibilidade de reagendarem a entrevista para uma outra data, em função da agenda do entrevistador.

Se for suficientemente convincente as chances do recrutador entender a situação serão certamente maiores e acreditamos que este, tudo fará, para remarcar a entrevista de emprego.

Caso não consiga entrar em contacto telefónico com a empresa, poderá sempre enviar um email tendo por base a seguinte minuta:

Exmo. Sr(a).

Espero que o presente email o encontre bem.

Em virtude de um imprevisto (explicar sucintamente o imprevisto/emergência) que me colocou numa posição de total impossibilidade de avisar atempadamente os vossos serviços de que não poderia comparecer à entrevista, agendada para o dia (dia) de (mês) de (ano), venho pelo presente emai apresentar o meu sincero pedido de desculpas por qualquer transtorno causado.

Não obstante, tendo em consideração estar verdadeiramente interessado na posição em causa, gostaria de aferir a possibilidade de reagendarmos a entrevista para uma outra data.

Para o efeito, proponho o período da manhã ou tarde dos dias 12, 13 ou 14 de Março, estando igualmente disponível para uma outra qualquer data da vossa disponibilidade.

Muito agradeço toda a vossa compreensão.

Melhores cumprimentos,

(assinatura)

#3 – Precisa de cancelar a entrevista

Imagine que está em vários processos de recrutamento ao mesmo tempo – algo perfeitamente normal – tendo um conjunto de entrevistas marcadas no decorrer da próxima semana. Todavia, foi entretanto informado que foi o candidato selecionado para uma vaga do seu agrado. Nesta situação deverá sempre desmarcar as entrevistas que tenha agendadas, mesmo que pura e simplesmente tenha deixado de ter interesse nestas.

O ideal é entrar em contacto o recrutador (desta vez por email, por exemplo) informando-o que, não obstante esteja muito grato pela oportunidade de ser entrevistado para a empresa, foi entretanto aceite num processo de recrutamento, tendo já aceite a posição, razão pela qual acredita não fazer sentido a realização da entrevista.

É fundamental manter o profissionalismo para não “queimar” a sua reputação no futuro- Afinal de contas, nunca saberá se num futuro próximo poderá voltar a candidatar-se para uma vaga nessa mesma instituição.

Por fim, não se esqueça de que se você está remarcando a entrevista, ou cancelando ela, e se está fazendo isso via telefone, ou por e-mail, sempre deixe telefones e e-mails válidos para contato, pois já que será um inconveniente para o entrevistador, que pelo menos ele possa localizar com mais facilidade.

Deixamos-lhe um exemplo de email que poderá utilizar para este efeito:

Exmo. Sr(a).

Espero que o presente email o encontre bem.

Antes de mais gostaria de agradecer a oportunidade de ser entrevistado pela vossa empresa para a posição _____________ . Não obstante, fui muito recentemente informando que fui o candidato selecionado num outro processo de recrutamento, no qual participei anteriormente.

Tendo em consideração que já aceitei a proposta em causa, creio não fazer sentido a realização da entrevista agendada para o dia (dia) de (mês) de (ano) com os vossos serviços, razão pela qual envio o presente email.

Muito agradeço.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

(assinatura)

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