Humidade nas paredes: descubra a melhor forma de a limpar

Tem problemas de humidade em casa? Surgiram manchas escuras nas paredes? Quer saber como limpar a humidade nas paredes? Então este artigo é para si.

Embora a humidade seja um problema comum em muitas casas portuguesas e, regra geral, tendo na sua origem defeitos de construção, é sempre importante saber como limpar a humidade nas paredes, local onde habitualmente aparece.

Para além das manchas escuras nas paredes, uma das suas manifestações mais comuns é o aparecimento de mofo ou bolor, designadamente em objetos de decoração, mobiliário ou na própria roupa.

Descubra neste artigo um conjunto de truques e dicas de como limpar a humidade nas paredes.

Qual a consequência da humidade nas paredes?

A humidade pode ter efeitos negativos na saúde

Sem prejuízo das questões relativas à estrutura do imóvel (que pode ficar comprometida), a humidade nas paredes de casa pode ter consequências para a saúde que quem lá habita, já que o mofo é um propício para o aparecimento de fungos, bactérias e outros organismos que podem desencadear doenças do foro respiratório, como a rinite ou asma.

Não menos importante é a questão estética. Todos nós gostamos de viver num imóvel que propicie conforto. Escusado será dizer que o aparecimento de manchas castanhas ou pretas nas paredes de casa é tudo menos confortável, tornando o ambiente mais pesado, passando uma sensação de falta de higiene.

Como lidar com a humidade nas paredes?

Deverá agir logo que surgirem os primeiros sinais de humidade nas paredes

A humidade nas paredes é muito comum em espaços quentes e húmidos, como são exemplo a casa de banho e a cozinha, bem como em locais onde há pouca circulação de ar (leia-se, renovação do ar). É por isso que manter as janelas abertas e usar um ventilador/extrator são excelentes formas de evitar que a humidade surja nas paredes de sua casa.

Como em quase todas as situações da vida, assim que for detetado o problema, deverá agir. Queremos com isto dizer que assim que der conta do aparecimento de manchas nas paredes (humidade nas paredes), deverá procurar agir o mais rápido possível, dado que o problema só tende a agravar.

Embora o aparecimento de humidade nas paredes tenha, quase sempre, causas estruturais na sua origem (isto é, defeitos de construção) é possível mitigar os efeitos da humidades nas paredes, com ações simples e de fácil execução.

Como limpar a humidade nas paredes?

Há vários produtos que pode usar para limpar a humidade nas paredes

Antes de mais, importa referir que as dicas que em seguida partilhamos destinam-se a situações corriqueiras de humidade, servindo como um “penso rápido” para o problema e não uma solução a longo prazo. Uma coisa é eliminar a humidade das paredes, outra é limpá-la.

Nesta matéria, o recomendável é sempre recorrer à ajuda de um profissional para identificar qual a causa da humidade em sua casa. Caso isso não seja feito, de pouco ou nada adiantará limpar a parede, dado que a humidade voltará.

Nos casos em que a humidade nas paredes tem na sua origem vazamentos resultantes de canos perfurados, por exemplo, a única solução para o problema é a sua reparação. Já nas situações em que a humidade “vem de fora”, como no caso das águas resultantes da chuva, muito provavelmente o problema estará no isolamento das paredes e/ou do telhado do seu imóvel.

Dicas para limpar marcas de humidade

Antes de começar a limpar a humidade nas paredes, é muito importante ventilar a divisão onde está a humidade. O ideal é que a limpeza seja feita durante o verão, quando as temperaturas estão mais altas.

É também recomendando colocar luvas de borracha para proteger as mãos. E, caso tenha algum problema respiratório ou sensibilidade a cheiros fortes, o uso de máscara pode ajudar na proteção.

Feito isto, é hora de escolher a melhor forma de limpar o mofo das paredes. Deixamos-lhe algumas sugestões:

1. Lixívia (hipoclorito de sódio)

Este é um dos produtos indicados para limpar a humidade nas paredes. Basta fazer uma mistura na proporção de 1/3 de líxivia para uma parte de água e passar nas zonas da parede onde há presença de mofo.

Para limpar a humidade , use uma escova de cerdas firmes, mas não demasiado. Depois, passe um pano húmido e um pano seco para finalizar. Mantenha o ambiente ventilado para uma melhor secagem.

2. Vinagre branco

Outro produto muito útil na limpeza de um modo geral, é o vinagre branco. Este pode também ser um aliado contra os danos provocados pela humidade. Para limpar as paredes o “truque” é colocar um copo de vinagre branco puro num borrifador, aplicar nas manchas de humidade da parede e deixar atuar alguns minutos. Para finalizar, basta passar um pano húmido.

O processo pode ser repetido quantas vezes forem necessárias até que o mofo da parede desapareça por completo.

3. Bicarbonato de sódio e vinagre

Além de ser usado puro, o vinagre pode também ser combinado com bicarbonato de sódio. A mistura de uma colher de bicarbonato para 250 ml de vinagre deverá ser colocada num recipiente grande, já que poderá começar a borbulhar. Com um borrifador, aplique essa mistura nas zonas da parede que estiverem manchadas, deixando atuar por 10 minutos. Por fim, passe um passo limpo e seco.

4. Água oxigenada e vinagre

Primeiro, é preciso diluir uma colher pequena de água oxigenada num copo de água. Depois, usar um borrifador para aplicar a mistura. Deixe atuar por 10 minutos e só então limpe usando um pano com um pouco de vinagre.

5. Álcool líquido ou álcool gel

Muita gente não sabe, mas o álcool (líquido e gel) também poderá ser usado para eliminar humidade das paredes. É só aplicar nas partes manchadas, deixar atuar por 10 minutos e depois esfregar com uma esponja macia ou um pano húmido. Repita até que esteja tudo limpo. Finalize com um pano seco e deixe ventilar.

5. Tinta

Depois de limpar a humidade nas paredes, poderá ser necessário voltar a pintá-las, usando, de preferência, tintas impermeabilizantes.

No entanto, deverá ter atenção, pois a tinta só deve ser aplicada nas situações em que a causa já foi identificada e resolvida. Limitar-se a voltar a pintar a parede sobre o mofo não resolverá o problema, nem tão pouco fará desaparecer o mofo, já que este consegue atravessar a camada da pintura.

Além das soluções mais “caseiras”, há, ainda, vários produtos específicos para eliminar o mofo. Estes podem ser facilmente encontrados em qualquer supermercado. Deixamos alguns exemplos:

  • Removedor de bolores e fungos UHU;
  • Spray anti-bolores CIF;
  • Spray Bolor & Sujidade Cillit Bang.

Esperamos que com todas estas dicas o tenhamos ajudado a saber como eliminar a humidade nas paredes sem que isso implique muito trabalho.

Agora é consigo, boa sorte!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.