A atual geração, conhecida como Geração Z, está super habituada a interagir com as inúmeras tecnologias digitais disponíveis, afinal de contas, sofre uma exposição diária desde a primeira infância. Desta forma, é correto afirmar que todos esses dispositivos modernos e versáteis devem ser utilizados em prol da aprendizagem, certo? Sim. Todavia, nem sempre os jovens conseguem utilizar tais recursos na construção da aprendizagem.
Esta dificuldade tem uma explicação: o uso da tecnologia por crianças e adolescentes é comummente associado ao entretenimento e à diversão. Para a maioria dos jovens, estas são as únicas formas de interagir com o universo digital, e por conta deste pensamento limitador, deixam de usufruir de uma poderosa aliada da aprendizagem.
Para que os recursos tecnológicos sejam utilizados de forma correta, é indispensável que os educadores e discentes aprendam a lidar com o grande volume de informações provenientes da internet. Só assim conseguiremos colocar em prática um conceito muito debatido na atualidade: a literacia digital.
E você? Sabe o que é literacia digital? Que tal entender um pouco mais sobre este assunto e conhecer todas as vantagens que pode proporcionar para a formação integral do indivíduo? Continue a leitura deste artigo que preparamos especialmente para si. Boa leitura.
O que é a literacia digital?
Hoje em dia, as informações estão disponíveis nas telas do computador, tablet, telemóvel e tantos outros dispositivos que facilitam o acesso à internet. Assim, podemos aceder a um universo infindável de informações a qualquer momento, inclusive, dentro do ambiente da escola.
Se antes os alunos tinham apenas o livro e outros parcos recursos didáticos, hoje dispõem de muitas outras ferramentas que podem potencializar a aprendizagem – basta que saibam como utilizá-las adequadamente na sua rotina de estudos. Isto é a literacia digital, conceito que consiste num conjunto de competências que possibilitam que um indivíduo consiga compreender e utilizar as informações geradas pela internet, exercitando o seu senso crítico.
Podemos, portanto, afirmar que literacia digital é a capacidade de leitura e escrita na esfera digital, bem como de pensar de forma crítica a respeito do conteúdo que consumimos, de forma a influenciar o cenário social e cultural em que estamos inseridos.
De acordo com a literacia digital, as habilidades adquiridas nesse processo devem ser úteis, isto é, funcionais. Não deve, portanto, permanecer no espetro da teoria ou do mero lazer, mas sim, aplicada de maneira consciente como mais um poderoso recurso didático. Uma pessoa que é digitalmente letrada é capaz de ler e escrever nas diversas plataformas virtuais, mas não apenas isso: ela é capaz de assumir uma postura crítica e ativa em relação às informações que chegam até ela.
Qual é a importância da literacia digital?
Na era da transformação digital, quem sabe explorar os recursos tecnológicos consegue se adequar à modernidade, bem como se comportar no ambiente virtual e impulsionar seu aprendizado para colher bons frutos académicos e profissionais. Conheça agora as vantagens da literacia digital e porque deve esta ser efetivamente explorada nas escolas.
Vantagens da literacia digital
Abaixo, listaremos quatro vantagens associadas ao conceito de literacia digital e explicaremos detalhadamente os seus benefícios. Acompanhe:
1. Desenvolve o pensamento crítico
Com o advento da internet (e a sua posterior democratização), o acesso à informação foi facilitado; basta um clique e podemos “consumir” notícias do mundo inteiro. Não obstante, essa democratização trouxe também algumas desvantagens, que fizeram do ambiente virtual o espaço perfeito para a disseminação de notícias falsas, conhecida por fake news, conteúdos duvidosos, influenciadores digitais mal intencionados, imagens manipuladas e tantas outras inverdades que confundem mais do que informam.
Apesar de ser um território fértil para os oportunistas, a internet continua a ser uma ferramenta indispensável para a livre circulação de ideias, basta que estejamos preparados para discernir entre o que é conveniente assimilar e o que deve ser descartado. Esse discernimento só é possível por meio da literacia digital, competência que deve ser transmitida ainda na escola. Graças a ela adquirimos mecanismos para reconhecer os conteúdos falsos entre as informações verdadeiras, estabelecendo assim uma espécie de filtro sobre o que consumimos e reproduzimos virtualmente.
2. Promove a autonomia do aluno
Ser alfabetizado digitalmente não significa ser letrado digitalmente. O indivíduo alfabetizado digitalmente usa os recursos tecnológicos de forma limitada, ou seja, apenas para visitar os sites que mais gosta, as redes sociais das quais faz parte, assistir aos vídeos do momento dentre outros conteúdos fugazes consumidos para a distração e prazer. Apenas a literacia digital permite que o aluno utilize a tecnologia para além do entretenimento, o que possibilitará que tenha mais autonomia para conduzir a sua jornada de aprendizagem.
3. Gera maior engajamento com a escola
Quando aprende a separar informações falsas e a localizar dados que contribuam efetivamente para os seus estudos, o aluno torna-se mais independente no processo de aquisição do conhecimento, engajando-se com maior entusiasmo aos projetos e atividades escolares. Desta forma, a aprendizagem passa a ser um processo interativo e deixa de ser algo entediante, em que o aluno recebe passivamente as informações e conteúdos transmitidos pelos professores. Graças à literacia digital o aluno consegue aprender de uma forma mais divertido e interessante.
4. Estimula a criatividade
Outro ponto importante da literacia digital é o estímulo à criatividade, visto que os alunos podem interagir com a tecnologia de maneira lúdica, produzindo e participando em jogos digitais, criando conteúdos, gerando informações, entre outras atividades que fujam da rotina e dos métodos conservadores que não instigam e não atraem o aluno para o centro da própria aprendizagem.
Outro projeto coletivo possível com o uso da tecnologia é a criação de sites ou blogs, geridos por alunos e/ou professores, nos quais possam ser compartilhados conteúdos pertinentes, como vídeos, notícias, atividades didáticas, textos entre outros.
Como pôde perceber, a literacia digital é uma estratégia educativa fundamental para garantir aos discentes uma formação alinhada com as práticas sociais contemporâneas. A iniciativa contribui para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida em sociedade.
Esperamos que este artigo tenha esclarecido o que é literacia digital e todas as vantagens associadas a este importante conceito. Se gostou deste conteúdo, aproveite para o partilhar com seus amigos!