Marcas de carros americanos: conheça as principais

A indústria automóvel dos Estados Unidos da América, cuja história teve início no século XIX, é certamente uma das mais tradicionais e respeitadas do mundo. Atualmente, fica atrás apenas da China no que respeita ao número de carros produzidos, dado que revela a pujança do setor que tanto impulsionou e ainda impulsiona a economia de uma das maiores potências do globo.

Foi nas empresas norte-americanas que o visionário empreendedor e engenheiro mecânico Henry Ford conseguiu aplicar a montagem em série, modelo de negócio que garantiu a produção em massa e, consequentemente, menores custos e vendas mais expressivas.

Desde então, o mercado automóvel daquele país registou um aumento surpreendente no seu crescimento, que hoje se expande graças à globalização, introdução de novas tecnologias, entre outros fatores que garantem a criação de novas empresas e a aquisição de pequenas empresas por grandes conglomerados. Atualmente existem três grandes corporações, a Ford Motor Company, a Stellantis North America e a General Motors, que possuem várias marcas de automóveis e são líderes em termos de vendas anuais.

Se é um apaixonado pelo universo automóvel, especialmente pelas marcas de carros americanos, então continue a leitura deste artigo que preparamos para si. Nele encontrará informações e curiosidades sobre as principais fabricantes automóveis dos Estados Unidos da América, bem como um pouco sobre as suas histórias e atual situação no mercado.

Marcas direcionadas à classe média

Existem nos EUA diferentes mercados para a grande produção automóvel do país. A generalidade das marcas de carros americanos produz veículos populares ou voltados para uma classe média que, via de regra, deseja conforto e sofisticação, mas não pode investir grandes quantias na aquisição de um carro de luxo.

Ademais, existem também marcas de alto padrão, cujos veículos são reconhecidos como símbolos de poder; marcas de carros elétricos, que apostam em tecnologias progressivas e sustentáveis; marcas de carros desportivos, entre outras frentes que procuram atrair consumidores dos mais variados estratos sociais.

Neste artigo, abordamos apenas as marcas direcionados à classe média, segmento que não é representado apenas pelas três grandes marcas (Ford Motor Company, a Stellantis North America e General Motors), mas também por marcas menos conhecidas, sobre as quais falaremos adiante.

Conheça agora algumas das principais marcas de carros americanos:

Ford (1903 – presente)

Trata-se de uma das mais conhecidas fabricantes de automóveis norte-americanas e tem a sua sede em Dearborn, Michigan, subúrbio de Detroit. Fundada por Henry Ford em 1903, a empresa comercializa carros e veículos comerciais e carros de luxo sob a marca Lincoln.

Foi a grande responsável pela introdução de alguns dos mais importantes métodos de produção automóvel (nomeadamente o fordismo), alguns dos quais ainda hoje utilizados na produção em série. No início do século XXI, esta fabricante passou por uma grave crise financeira, mas conseguiu recuperar e é hoje a segunda maior fabricante de automóveis dos Estados Unidos da América.

Chevrolet (1911 – presente)

Fabricante de veículos motorizados com sede em Detroit, Michigan, a Chevrolet pertence, juntamente com Cadillac, Buick, GMC, Holden, Pontiac e antigos proprietários das marcas Opel e Vauxhall, à multinacional General Motors (GM).

Foi cofundada em 1911 por Louis Chevrolet, um piloto de corridas de carro e engenheiro de automóveis, William C. Durant e outros parceiros de investimento. Teve grande influência no mercado automóvel americano, especialmente durante os anos de 1950 e 1960. Atualmente, é uma das marcas de carros americanos mais prósperas, quebrando recordes de vendas em todo o mundo.

Jeep (1941 – presente)

Criados pela fabricante americana Willys Overland e fabricados pela empresa ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles N.V. – cujo principal proprietário da marca é um representante dos “três grandes”, a Stellantis North America , os automóveis da Jeep surgiram durante o esforço de guerra americano, em 1940, e tornaram-se uma espécie de ícone daquele país.

Posteriormente, consagraram-se no uso off-road graças à tração nas quatro rodas e atualmente são muito requisitados também para uso nas cidades, com modelos cada vez mais sofisticados e modernos. Ao longo de 80 anos, os veículos da marca foram protagonistas de diversos episódios históricos, o que se deve principalmente à sua robustez, eficiência e carisma que sempre os caracterizaram. A sede da empresa está localizada em Toledo, Condado de Lucas, Estado de Ohio, Estados Unidos.

GMC (1911 – presente)

Divisão de pickups e camiões da General Motos, uma das três maiores líderes da indústria automóvel dos Estados Unidos, a GMC, sediada em Detroit, Michigan, posiciona-se como uma oferta premium para a marca Chevrolet. Na América do Norte, os veículos GMC são comercializados junto com os veículos Buick, o que permite que a mesma concessionária venda automóveis de luxo.

No passado, a GMC foi chamada de Rapid Motor Vehicle Company e era propriedade de Max Grabowsky. Atualmente, pertence ao famoso conglomerado – GM – e fabrica SUVs, pickups, carrinhas, veículos comerciais leves e camiões pequenos.

Buick (1903 – presente)

Fundada em 1903, a marca Buick, uma das marcas de carros americanos mais antigas e uma das mais antigas do mundo, leva o nome do inventor e vendedor de dirigíveis David Dunbar Buick, que construiu o seu primeiro carro em 1901.

Em 1908, sob direção do diretor e investidor William C. Durant, a fábrica ingressou na General Motors e tem sido uma divisão da multinacional desde então. Durante grande parte de sua existência no mercado norte-americano, foi comercializada como uma marca de automóveis de luxo, comercializando carros posicionados no mercado acima das principais marcas da GM, mas abaixo da divisão de luxo Cadillac.

Atualmente, o seu principal mercado é a China, país que tem uma verdadeira devoção pela marca e onde 80% dos automóveis Buick são vendidos. A sua sede, assim como a de tantas outras empresas da indústria automóvel norte-americana, está localizada em Detroit, estado do Michigan.

Dodge (1914 – presente)

Parte da Fiat-Chrysler LLC, que é propriedade da Stellantis North America, a marca Dodge foi fundada em 1914 pelos irmãos John Francis Dodge e Horace Elgin Dodge. Entretanto, a história de amor pelos automóveis teve início nove anos antes, quando em 1903 os seus fundadores assinaram um contrato com a Ford Motors Company para a produção de motores para carros. Em 1914, com o surgimento da marca Dodge Brothers, iniciaram a fabricação de veículos, lançando o icónico Old Betsy. Com a morte dos fundadores, no anos 1920, a Dodge Brothers foi absorvida pela Chrysler Corporation.

Atualmente, com uma história consolidada, esta, que é uma das marcas de carros americanos mais prestigiadas, apostando na produção de carros potentes, luxuosos e confiáveis. Está sediada em Auburn Hills, Michigan.

Gostou deste artigo sobre marcas de carros americanos? Então não se esqueça de o partilhar com os seus amigos, que também são admiradores do universo automóvel. Não deixe de ler também o nosso artigo sobre marcas de carros italianas. Boas leituras!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)