Marcas de carros italianas: conheça as cinco principais

marcas de carros italianas

Quando o assunto são supercarros, a Itália certamente figura entre as principais referências mundiais. A afirmação é incontestável, pois é inegável que as marcas mais cobiçadas pelos amantes do automobilismo, como a Ferrari, a Lamborghini ou Maserati, têm origem italiana e ainda são fabricadas em território italiano.

Indiscutivelmente, os carros italianos marcaram e ainda marcam presença na história com o seu design ousado e inconfundível, cujas carroçarias são desenhadas por importantes estúdios, como Giorgetto Giugiaro, por exemplo, que hoje continua a ser bastante requisitado pela indústria automobilística de vários países, afinal de contas, todos querem emular a sofisticação, elegância e personalidade que só os italianos conseguem imprimir nos seus carros.

Se é um admirador deste universo de quatro rodas e quer conhecer as principais marcas de carros italianas, então continue a leitura deste artigo que preparamos especialmente para si. Nele terá a oportunidade de saber mais sobre a história dessas marcas, factos relevantes a respeito das fabricantes e os seus fundadores, entre outras curiosidades acerca deste assunto que desperta tantas emoções.

As cinco principais marcas de carros italianas

1. Ferrari

ferrari

No topo desta lista está a mais emblemática entre as marcas de carros italianas: estamos a falar da Ferrari, claro. Os carros desta famosa fabricante são sinónimo de velocidade, luxo e design, e quem tem um exemplar convive com o olhar curioso daqueles que olham para a marca como um símbolo de prestígio e poder.

Fundada em 1939 por Enzo Ferrari, a Ferrari fabrica carros desportivos de luxo desde 1947. Atualmente, ostenta o título de “marca mais poderosa do mundo”, honra concedida pela consultoria Brand Finance. Em 2018, outro feito foi alcançado: o modelo 250 GTO, de 1964, tornou-se o carro mais caro a história, estabelecendo um recorde de venda de inacreditáveis 70 milhões de dólares.

Ao longo da sua história a Ferrari tem-se destacado pela sua participação em corridas, principalmente na Fórmula 1, sendo a mais antiga e mais bem sucedida entre as equipas competidoras.

2. Lamborghini

lamborghini

A história da Lamborghini começou com um episódio um tanto inusitado. Ferruccio Lamborghini, um então proprietário de uma marca de tratores e também dono de um modelo Ferrari, foi até à fábrica de Enzo Ferrari e relatou ao engenheiro chefe, isto é, ao próprio Ferrari, que estava com problemas com a embreagem do seu carro. Ao ouvir a queixa do industrial, o seu conterrâneo, Ferrari, teria dito: “podes saber conduzir os teus tratores, mas não sabes conduzir uma Ferrari”. Com o orgulho ferido, Lamborghini decidiu que, a partir de então fabricaria carros tão ou mais eficientes e modernos que os produzidos pela Ferrari.

A história que contamos ilustra bem o sentimento de rivalidade entre as duas famosas marcas de carros italianas – e que ainda hoje perdura. Facto é que a Lamborghini alcançou projeção mundial com os seus carros de design agressivo, aerodinâmica sólida e motores que competem em pé de igualdade com a Ferrari.

3. Maserati

maserati marca automovel

Entre as principais marcas de carros italianas está a Maserati, cuja história teve início em 1914 como a Officine Alfieri Maserati, em Bolonha, na Itália. Um facto curioso da história desta ilustre fabricante é que nos anos 50 a sua produção foi encerrada, passando para o controlo da Citroën, que a partir daquele momento se focou na produção de “carros de passeio”. Nessa época, surgiu o Quattroporte, que se tornaria um clássico da marca.

Em 1993 a empresa foi comprada pela Fiat, e quatro anos depois passou para as mãos da Ferrari, onde se destacou como um dos braços de luxo da célebre marca. Ainda hoje a marca habita o imaginário dos fãs do automobilismo de luxo, e facto é que estar a bordo de um Maserati é a mais pura representação da exclusividade e do prestígio, um prazer inenarrável para aqueles que já tiveram a oportunidade de conduzir um dos seus modelos.

4. Alfa Romeo

alfa romeo

A história de uma das mais célebres marcas de carros italianas teve início em 1906, ano em que foi fundada, em Milão, a Sociedade Italiana de Automóveis Darracq. Poucos anos depois, após passar por uma grave crise, a empresa foi comprada por um grupo de adeptos de automóveis, intitulado Anonima Lombarda Fabbrica Automobili, cujas iniciais formam a palavra ALFA. As dificuldades financeiras não foram estancadas, e a marca acabou por ser novamente vendida, desta vez para o engenheiro Nicola Romeo, que rebatizou a empresa como Alfa Romeo.

Seja pela sua carroceria de desenho inigualável, seja pelos seus motores agressivos e cheios de personalidade, seja pelo seu pedigree incomparável, seja até pela sua excentricidade, os Alfa Romeo despertaram sempre emoções intensas. É daquele tipo de marca que ou se ama ou se odeia – parece não existir um meio termo!

5. Fiat

fiat

Uma gigante do automobilismo. Assim pode ser denominada a mais popular entre as marcas de carros italianas listadas neste artigo. A FIAT, acrónimo de Fabbrica Italiana Automobili Torino, foi fundada por Giovanni Agnelli em 1899, e ao longo do tempo diversificou as suas atividades: na primeira década do século XX fabricava também locomotivas e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos.

Hoje, o grupo atua em vários setores industriais e financeiros, e amplia investimentos em plataformas sustentáveis e compartilhadas de carsharing, como na empresa Enjoy, que atua na Itália. Além disso, a FIAT detém algumas marcas de carros italianas mais famosas do mundo, como a Maserati, Alfa Romeo, Ferrari e tantas outras.

Embora a Itália seja o centro das suas atividades industriais, a Fiat atua através de  subsidiárias em 61 países, com 1063 unidades que empregam 223 mil pessoas, 111 mil das quais fora do seu país de origem. Números impressionantes que revelam a força desta fabricante que é líder de vendas em países como o Brasil, por exemplo.

E você, tem a sua marca de carro favorita? Qual modelo produzido em Itália que gostaria de ter na sua garagem? Se está a pensar em adquirir um exemplar das marcas referidas neste artigo (com exceção das mais populares), então certamente estará disposto a gastar muito dinheiro para realizar o sonho de ter um veículo de luxo genuinamente italiano!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)