Os melhores locais para estudar no Porto

Cansado de estudar em casa? A televisão e o aconchego do sofá são tentações difíceis de resistir? Quer encontrar um local para se focar, mas não sabe onde? Temos algumas sugestões que podem ajudar.

A cidade do Porto acolhe milhares de estudantes, e como tal, existem inúmeros espaços, desde bibliotecas, a cafés e salas de estudos, que oferecem um ambiente tranquilo e convidativo, e onde as distrações e tentações ficam longe do olhar. Na lista que se segue poderá encontrar locais para todos os gostos, que reúnem os elementos cruciais que qualquer estudante procura: silêncio, aconchego, tomadas e bom wi-fi. Além disso, apresentam-se ainda alguns locais mais agitados para quem prefere estudar em espaços com mais vida.

Bibliotecas com espaços de estudo

Se tem alguma dificuldade em concentrar-se com ruídos ou música ambiente e prefere um local calmo onde paira o silêncio completo, o mais indicado seria ir para uma biblioteca, onde as distrações são inexistentes. Lembre-se que estes não são os locais mais indicados para discutir ideias com colegas, já que a regra predominante é manter o silêncio. Aqui ficam algumas sugestões.

Biblioteca da Fundação de Serralves

© Fundação de Serralves

O local perfeito para se concentrar durante o estudo e espairecer durante as pausas com a bela vista que o parque de Serralves oferece. Tem aqui o balanço ideal entre produtividade e relaxamento.

Localização: Rua D. João de Castro 210, 4150-417 Porto
Horário: segunda-feira a domingo, das 10:00 às 18:00

Biblioteca Almeida Garrett

© Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Trata-se de um dos sítios mais populares entre os estudantes do Porto. Localiza-se entre os jardins do Palácio do Cristal, ou seja, tal como em Serralves, poderá disfrutar de vistas deslumbrantes sobre a cidade do Porto, bem como poderá relaxar durante as pausas junto da natureza. Se visitar esta biblioteca em época de exames, tente chegar perto da hora de abertura, pois arrisca-se a não ter lugar devido à grande procura por parte dos estudantes.

Localização: Jardins do Palácio de Cristal, Rua de Dom Manuel II, Porto Horário: Segunda-feira das 14:00 às 18:00; de terça-feira a sábado das 10:00 às 18:00

Biblioteca Florbela Espanca

© Biblioteca Florbela Espanca | C.M. Matosinhos

Espaço moderno e ideal para quem procura o silêncio e tranquilidade. Muito famosa entre os estudantes, esta biblioteca fica no coração de Matosinhos e está rodeada de vários cafés e pastelarias, onde muitas pessoas se dirigem durante as pausas de estudo.

Existem inúmeras mesas, todas elas acompanhadas de quatro cadeiras e várias tomadas dispostas perto das mesmas. Além disso, pode fazer uso dos computadores da própria biblioteca. Na época de exames, foca lotada muito rapidamente, portanto aconselha-se novamente a chegar cedo ao local para conseguir um lugar.

Localização: Rua de Alfredo Cunha 139, 4450-230 Matosinhos
Horário: Segunda a sexta-feira das 9:30 às 19:00 | Sábados das 9:30 ao 12:30 e das 13:30 às 17:30

Biblioteca de São Mamede de Infesta

© Biblioteca de São Mamede de Infesta | C.M. Matosinhos

O edifício onde se insere a Biblioteca de São Mamede de Infesta é multifuncional, tendo outros serviços disponíveis para além da biblioteca, como, por exemplo, um Espaço Internet e uma zona de alimentação. Tal como as restantes bibliotecas mencionadas, o espaço permite a tranquilidade necessária para quem apenas consegue estudar em silêncio, com menos probabilidade de distrações.

Localização: Edifício da Nova Centralidade 95, 4465-363 Porto
Horário: segunda a sexta: 10h30 às 19h00 | sábados: 10h30 às 13h00

Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia

© Biblioteca Municipal de Gaia | C.M. Vila Nova de Gaia

Se reside em Vila Nova de Gaia e não se quer deslocar até ao outro lado do rio a Biblioteca Municipal de Gaia é um ótimo local para estudar sem grandes distrações. Todos os serviços são de livre acesso, sendo apenas necessário uma inscrição se pretender levar algum livro, por exemplo. O espaço oferece ainda serviço de fotocópias, computadores com acesso à internet e um serviço de materiais de leitura especiais (braille, digital e áudio).

Localização: Rua de Angola 4430-014, Vila Nova de Gaia

Horário de Inverno (outubro a junho):
Segunda a sexta-feira das 9:30 às 19:30 (encerra aos feriados)
Sábados das 9:30 às 13:00

Horário de Verão (julho a setembro):
Julho – Segunda a sexta-feira das 9:30 às 19:30
Agosto – Segunda a sexta-feira das 9:30 às 13:00 e 14:00 às 17:00 
Setembro – Segunda a sexta-feira das 9:30 às 19:30

Horário em época de exames:
Horário alargado até às 22:00 de 3 a 7 e de 10 a 14 de Setembro

Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

© Biblioteca da Faculdade de Engenharia do Porto

É a maior biblioteca da Universidade do Porto (UP), tendo capacidade para receber cerca de 400 estudantes. Qualquer pessoa pode fazer uso do espaço, não estando limitado apenas a estudantes da FEUP ou da UP. É um local muito famoso entre os estudantes, principalmente para os que estudam nas faculdades do Pólo Universitário da Asprela.

Localização: Rua Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto
Horário: segunda a sexta-feira das 8:30 às 19:30

Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

© Biblioteca da Faculdade de Medicina do Porto

Tal como na FEUP, este é um local aberto a qualquer pessoa. Trata-se de um espaço aconchegante e bastante luminoso graças às várias e grandes janelas presentes. Dispõe de mesas individuais e outras mais largas em forma retangular, cabendo a cada estudante escolher a que prefere.

Se não tiver um computador pessoal, não se preocupe porque pode utilizar os que estão presentes na biblioteca. Além disso, pode desfrutar ainda dos serviços de impressão. Contudo, é necessário ter em mente que esta biblioteca não é muito grande, sendo que nas épocas altas de exames se encontra completamente lotada desde as horas matinais.

Localização: Rua Dr. Plácido da Costa s/n, 4200-450 Porto
Horário: segunda a sexta-feira das 8:30 às 20:00

Salas de estudo

Semelhantes às bibliotecas, estes são locais mais calmos, com muitas tomadas e wi-fi gratuito. Apesar de silenciosas, as salas de estudo abrem espaço para o diálogo, sendo frequente debater ideias e trabalhar em grupo, mas sempre de forma discreta de modo a não perturbar terceiros.

Pólo Zero

© Pólo Zero – Federação Académica do Porto

Este famoso local está dividido em duas zonas distintas, uma mais formal onde se encontram as mesas individuais, e uma zona para relaxar ou trabalhar em grupo nos pufes e sofás. Pode encontrar ainda microondas e máquinas de snack para poder ir comendo ao longo de um intenso dia de trabalho. É um espaço de livre acesso, e por se encontrar no coração da cidade do Porto, fica perto de famosas atrações como a Torre dos Clérigos, Livraria Lello e Ribeira, todos eles ótimos locais para espairecer entre as pausas de estudo.

Localização: Rua de São Filipe de Nery, Porto
Horário: aberto das 10:00 às 00:00 (incluindo fins de semana e feriados)

E-learning Café Botânico

© E-learning Café Botânico

O E-learning Café Botânico é mais que um café, razão pela qual optamos por inclui-lo na categoria “Salas de estudo”. Localizado em pleno Jardim Botânico do Porto, o espaço encontra-se numa casa que foi transformada num agradavél espaço de estudo. Na nossa opinião é o espaço ideal para quem gosta de estudar em proximidade com a Natureza. Tem capacidade para cerca de 70 pessoas.

Localização: Rua do Campo Alegre, 4150-181 Porto
Horário: todos os dias das 10:00 às 22:00

Faculdades com salas de estudo

Muitas são as faculdades que disponibilizam ótimas salas de estudo para estudantes internos ou externos. Além do silêncio, aconchego e ambiente propício a um estudo produtivo, os locais mencionados na lista que se segue têm a grande vantagem de se encontrarem abertos 24 horas por dia. Esta característica é uma mais valia para inúmeros estudantes que podem ficar a pernoitar nestes locais.

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)
Edifício FC6, localizado na rua do Campo Alegre 1021, 4150-179 Porto

Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP)
Via Panorâmica Edgar Cardoso 215, 4150-564 Porto

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
Bloco B, localizado na rua Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto

Universidade Portucalense – 4º piso
Rua Dr. António Bernardino de Almeida 541, 4200-072 Porto

Cafés e esplanadas

Se preferir locais com mais vida e agitação, no Porto existem inúmeros cafés e esplanadas com ótimas instalações para quem pretende estudar. Confira as sugestões que lhe deixamos em seguida.

Costa Café Clérigos

© Costa Café Passeio dos Clérigos

Este é um dos cafés mais famosos na baixa do Porto. A sua localização central, perto de várias atrações de interesse, é uma mais valia para quem gosta de dar um passeio entre as horas de estudo. Devido ao crescente fluxo de turistas ao qual a cidade tem assistido, este tornou-se um local cada vez mais procurado, sendo muitas vezes um espaço ruidoso e de grande agitação.

Contudo, contém inúmeras tomadas, wi-fi gratuito e uma ótima música ambiente, além do menu repleto de bons snacks. Neste espaço veem-se muitos estudantes a trabalhar com fones nos ouvidos, o que pode ser uma boa opção para se distanciar das distrações ao seu redor. Portanto, se se conseguir abstrair da confusão, este é um bom espaço para colocar algum estudo em dia.

Localização: Rua São Filipe Neri, 4050-546 Porto
Horário: domingo a quarta-feira das 9:00 às 00:00 | quinta-feira a sábado das 9:00 às 02:00

Starbucks

Espaço muito agradável e semelhante ao Costa Café em diversos aspetos: os preços são muito parecidos, a localização é também central, o espaço é aconchegante, a música ambiente é boa, e as várias tomadas e o wi-fi são também elementos positivos. Trata-se de um local agitado, mas não tanto quanto o Costa.

Localização: Rua de Mouzinho da Silveira 196, Porto
Horário: domingo a quinta-feira das 8:00 às 23:00 | sexta-feira e sábado das 8:00 às 00:00

Café da Casa da Música

© Casa da Música do Porto | Café/esplanada

Este é um espaço mais calmo comparado com os anteriores. É um local acolhedor e muito luminoso que oferece preços acessíveis e que se destaca dos restantes por oferecer música ao vivo. Além disso, proporciona uma grande vista para a Avenida e Rotunda da Boavista.

Localização: Avenida da Boavista 604-610, 4149-071 Porto
Horário: segunda-feira a domingo das 10:00 às 00:00

Armazém do Café

© Armazém do Café | Leça da Palmeira

Localizado em Leça da Palmeira, mesmo em frente à praia, este espaço tem dois pisos à sua disposição. Pode disfrutar da bela paisagem e de um ambiente convidativo com sofás confortáveis e música ambiente. As opções do menu são também muito diversificadas e os preços acessíveis. Apesar de ficar um pouco mais afastado do centro do Porto, este local tem como vantagem, além da ótima vista sobre o mar, o facto de ser um espaço muito sossegado, com pouca circulação de pessoas, algo ótimo para quem precisa de se concentrar.

Localização: Rua António Nobre 17, 4450-618 Leça da Palmeira
Horário: domingo a quinta-feira das 8:00 às 00:00 | quinta-feira a sábado das 8:30 às 02:00

Conhece algum bom espaço para estudar no Porto que não esteja listado neste artigo? Envie-nos um email para geral@trabalhador.pt. A nossa equipa irá proceder à sua avaliação e inclui-lo neste artigo.

trabalhador.pt

Adicionar comentário