Sabe quais os países mais seguros do mundo? Todos os anos, o Institute for Economics and Peace publica o Global Peace Index (GPI), um índice onde classifica os Estados e territórios independentes de acordo com o seu nível de paz.
Esse é o relatório mais completo no que diz respeito à segurança mundial, cujas análises levam em consideração quesitos como: índice de desenvolvimento humano, investimento em segurança, políticas públicas, estabilidade política, índices de criminalidade, entre outros.
A 15.ª edição do estudo revelou uma deterioração no nível médio de paz global em 0,07%, provocada, principalmente, pela crescente incerteza económica, um dos resultados nefastos da pandemia de COVID-19. Entretanto, foi possível constatar também que os conflitos e crises que surgiram na última década começaram a diminuir.
Na Europa, por exemplo, houve uma melhoria da paz, impulsionada por incrementos na segurança interna. Por isso, não é de se estranhar que oito dos dez países mais seguros do mundo estejam localizados no velho continente.
Os dez países mais seguros do mundo
Confira infra os dez países mais seguros do mundo e os “pontos” de acordo com o seu desempenho em áreas, como algumas das que já citamos. Quanto mais pontos um país recebe, mais baixa é a sua classificação:
- Islândia 1.1
- Nova Zelândia 1.253
- Dinamarca 1.256
- Portugal 1.267
- Eslovênia 1.315
- Áustria 1.317
- Suíça 1.323
- Irlanda 1.326
- República Checa 1.329
- Canadá 1.33
Como referido, oito dos dez países no topo do Global Peace Index estão localizados na Europa. Este é o maior número de países europeus a figurar entre os dez primeiros da história do índice. Singapura (11.ª posição) saiu dos dez primeiros lugares, sendo substituída pela Irlanda, que melhorou três lugares.
Como pôde ver, a Islândia está no topo da lista dos países mais seguros do mundo, posição que ocupa desde 2008. Logo em seguida, estão a Nova Zelândia, a Dinamarca, Portugal e a Eslovênia, países que são referências em bem-estar social, sobre as quais falaremos um pouco mais a seguir.
1. Islândia
Há treze anos na liderança do ranking de países mais seguros do mundo, a Islândia é uma ilha vulcânica localizada no norte do oceano Atlântico um pouco ao sul do Círculo Polar Ártico.
Colonizada no século IX por escandinavos, a famosa “terra do gelo e do fogo” é um modelo mundial de desenvolvimento social e ambiental, o que faz com que a sua pequena população – de apenas 300 mil habitantes – seja conhecida como a mais feliz do mundo. Pudera, afinal de contas, o país tem uma das mais altas taxas de alfabetização e desenvolvimento humano, além de ser uma referência internacional em igualdade social.
2. Nova Zelândia
Na vice-liderança da lista de países mais seguros do mundo está a Nova Zelândia, país independente localizado no Pacífico sul, formado por duas ilhas, a Ilha Norte e a Ilha Sul, além de algumas outras bem menores. Com uma população de 4,99 milhões de habitantes, o país, notável pelo seu isolamento geográfico, é um dos mais desenvolvidos e industrializados do globo, e alcança sempre ótimos índices de desenvolvimento humano.
Ademais, as suas cidades também estão entre as “mais habitáveis do mundo”, com destaque para Auckland, considerada a melhor cidade para se viver, de acordo com a renomada revista The Economist.
3. Dinamarca
Ocupando a terceira posição no pódio de países mais seguros do mundo, a Dinamarca ultrapassou Portugal – até 2020 ocupávamos o terceiro lugar do ranking do GPI – em 2021.
Com elevados índices de educação, saúde e rendimento, o país nórdico é hoje considerado o país com mais alto nível de igualdade de riqueza do mundo, segundo a revista norte-americana Forbes. Com uma população de 5,98 milhões de habitantes, esta nação é gerida com base no princípio de saúde, bem-estar, assistência social e educação universal, por isso é frequentemente classificada como “o país mais feliz do mundo” em estudos internacionais sobre os níveis de felicidade entre a população.
4. Portugal
Como referido, Portugal desceu um lugar na lista dos países mais seguros do mundo, passando de terceiro (em 2020) para quarto (em 2021). De acordo com o relatório Global Peace Index 2021, Portugal, cuja população é estimada em 10,31 milhões de habitantes, é o segundo país mais seguro da União Europeia, e isto dá-se em razão do nosso alto índice de desenvolvimento humano.
Ademais, temos um dos melhores sistemas de saúde do planeta e somos uma das nações mais globalizadas do mundo. Viver em Portugal é sinónimo de uma vida tranquila e com segurança, por isso cada vez mais o país se tem tornado o destino favorito para aqueles que desejam viver bem com pouco.
5. Eslovênia
Conhecida pelas montanhas, pelas estações de esqui e pelos lagos, a Eslovênia, país situado na Europa Central, ganhou fama também pela posição que ocupa na lista dos países mais seguros do mundo. Hoje, este pequeno país de 2 milhões de habitantes, resultante da desfragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, figura entre os cinco lugares mais seguros e não violentos do mundo.
Trata-se de um Estado pequeno, com poucas discrepâncias sociais (sejam elas de económicas, religiosas ou étnicas), economicamente forte e com altos índices sociais herdados do passado socialista. Aliado a estes fatores, está uma política inteligente de combate ao crime, e uma política legislativa muito restritiva no que toca ao armamento. Ademais, a educação gratuita, universal e de qualidade é apontada como um fator importante na formação dos seus cidadãos.
Os países menos pacíficos do mundo
O relatório do Institute for Economics and Peace apontou no recente estudo quais os países menos pacíficos do mundo. A lista revelou que o Afeganistão é o país menos pacífico do mundo pelo quarto ano consecutivo, seguido pelo Iêmen, Síria, Sudão do Sul e Iraque. Todos, com exceção do Iêmen, foram classificados entre as cinco nações menos pacíficas desde pelo menos 2015, com o Afeganistão tendo sido classificado entre as três nações menos pacíficas desde 2010.
Gostou desta lista dos países mais seguros do mundo? Então que tal preparar as malas e começar uma aventura em direção aos melhores lugares para se viver? Boa viagem!