Passaporte qualifica: descubra o que é e para que serve

Pretende registar a sua progressão escolar e profissional? Apresentamos-lhe o Passaporte Qualifica, um instrumento que lhe permite organizar informação relevante acerca das suas formações e competências profissionais.

O que é e para que serve o passaporte qualifica?

O Passaporte Qualifica é uma ferramenta digital de registo das competências adquiridas e desenvolvidas por cada adulto ao longo da sua vida. Foi criado pelo Programa Qualifica, que se foca na qualificação de adultos, e que através de medidas e estratégias bem pensadas, permite melhorar os níveis de qualificação e empregabilidade da população.

Este Passaporte é um documento oficial que tem como objetivos:

  • Apresentar as formações e competências que um indivíduo foi adquirindo ao longo dos anos;
  • Possibilitar que os empregadores tenham fácil acesso às competências de um candidato à procura de um novo emprego;
  • Identificação clara das competências de um indivíduo e dos domínios em que este pode melhorar;

O Passaporte pode ser atualizado, modificado e impresso sempre que quiser. Desta forma, pode manter este documento atualizado em todas as fases da sua vida, sabendo sempre quais as formações já realizadas, desde que estas estejam devidamente registadas pelas entidades formadoras na plataforma SIGO.

A plataforma SIGO é coordenada pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), e é onde as Entidades Formadoras certificadas, que integram a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), fazem o registo dos percursos de qualificação desenvolvidos pelos indivíduos para depois prosseguirem para a emissão dos certificados de formação profissional daqui oriundos.

O que permite o passaporte qualifica?

  • Enumera as unidades de formação e os créditos que faltam para que o indivíduo possa obter a formação em questão;
  • Regista as competências e formações adquiridas ao longo da vida do indivíduo (estes dados podem ser consultados de forma detalhada no Registo Individual de Competências – RIC);
  • Sugere automaticamente os diversos percursos de formação escolar ou profissional, ou de reconhecimento, validação e certificação de competências que o indivíduo poderá selecionar de forma a concluir o certificado da qualificação que pretende;
  • Simula e apresenta possíveis trajetórias de qualificação para o alcance de novas progressões a nível escolar e profissional, através da reunião de resultados de aprendizagem e de competências que o indivíduo já obteve; 
  • Identifica as formações já concluídas e os créditos de formações anteriores para a qualificação pretendida;

A quem se destina o passaporte qualifica?

  • A jovens NEET, pessoas com idades compreendidas entre os 15 e 29 anos, que não estejam empregados, a estudar ou a fazer formações.
  • A adultos com idade igual ou superior a 18 anos que queiram melhorar as suas competências, por exemplo, através da conclusão do ensino secundário ou na obtenção de uma qualificação profissional.

Como aceder ao passaporte qualifica?

Pode aceder ao Passaporte Qualifica através de duas maneiras diferentes: através de um site criado apenas para esse efeito, ou a partir do Portal Qualifica.

De qualquer das formas, precisa de um código de registo para poder fazer o login. Contudo, por motivos de segurança, o código de registo só pode ser fornecido pelos Centros Qualifica e Entidades Formadoras (caso o indivíduo já tenho feito uma formação no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações). Quem desejar visitar um Centro Qualifica, só precisa de solicitar o código de registo que dará acesso ao Passaporte.

Além disso, é importante realçar as áreas com que se irá deparar no site do Passaporte Qualifica, e explicar para quem estas são indicadas:

  • Área pública – Destinada a utilizadores não autenticados. Permite simular apenas percursos de educação e formação já realizados, mas não registados no SIGO. Além disso, permite ainda simular caminhos que o indivíduo pretende ainda seguir no futuro;
  • Área privada – Destinada a utilizadores autenticados, e que possuem os registos das suas formações e competências na plataforma SIGO. Permite organizar o percurso escolar e profissional do indivíduo através da recolha de dados de formações já certificadas e de créditos já alcançados. Além disso, identifica e sugere possíveis caminhos a seguir.

Como está estruturado o passaporte qualifica?

Assim que tiver acesso ao seu Passaporte Qualifica, será confrontado com os seguintes passos:

  • Registo – Dados referentes à identificação, escolaridade e percurso realizado até ao momento. Além disso, disponibilizam-se aqui outras informações profissionais registadas por entidades formadoras ou empregadoras;
  • Diagnóstico – Esta etapa dá ao indivíduo a possibilidade de se dar a conhecer um pouco melhor, podendo expor as suas motivações, expectativas e interesses no que toca à procura de uma qualificação;
  • Percursos possíveis – Aqui são apresentadas metas de conclusão ou de aquisição de novas qualificações escolares ou profissionais, e as respetivas modalidades de formação;
  • Seleção de percurso – Através dos dados inseridos no passo anterior, o indivíduo poderá analisar com atenção a informação registada sobre a qualificação selecionada;
  • Pesquisa de oferta educativa e formativa – Aqui poderá ter acesso a informação mais detalhada acerca de cada caminho possível, principalmente sobre as entidades de educação e formação onde poderá encontrar essa oferta de formação, bem como os locais e datas de realização das ações, tendo como referência o seu local de residência e a data da pesquisa.

O Passaporte Qualifica revela-se, assim, como uma ótima ferramenta para atualizar sempre que quiser o seu percurso educacional e profissional, organizando eficientemente uma espécie de portfólio com as competências e formações que foi adquirindo ao longo dos anos. Além disso, oferece ainda a ótima vantagem de permitir que os recrutadores tenham uma compreensão clara das suas competências e histórico profissional.

A redação do trabalhador.pt

Adicionar comentário