Trabalhos de verão para jovens

Os meses de Verão, mais propriamente a pausa escolar, podem ser uma boa oportunidade para experimentares algo de novo. Desde alguns trabalhos de verão a uma experiência de voluntariado, não faltam opções para tornares o teu tempo livre muito mais proveitoso.

Experiências no mundo de trabalho nunca são em excesso, mesmo que não sejam na tua área de eleição e mesmo que se trate de algo sazonal, como os trabalhos de verão. Nestes pequenos (grandes) trabalhos sentirás o peso da responsabilidade, aprenderás a cumprir horários e a colaborar com outros. São um ótimo vislumbre daquilo que viverás um dia no mundo do trabalho.

Muito provavelmente um trabalho de Verão vai ser a tua porta de entrada para ganhares o teu primeiro dinheiro. Poderás optar por guardá-lo ou para comprar algo que realmente desejas. De qualquer maneira é importante que entendas que é preciso trabalhar para receber um salário ao final do mês e que a gestão financeira é ainda mais importante.

Exemplos de trabalhos de Verão para jovens

Desde a agricultura à restauração, são várias as opções para trabalhos de Verão

1. Trabalhos sazonais

Durante o verão, tendo em conta o grande aumento de turistas, algumas áreas de atividade procuram aumentar o número de colaboradores. O setor da hotelaria e restauração dispõe de inúmeros trabalhos de Verão. Encontrarás nestas áreas duas boas opções para um trabalho de verão e para assim começar a ganhar algum dinheiro. E como as funções o abrigam, poderás melhorar as tuas capacidades linguísticas ao comunicar com os inúmeros estrangeiros.

Se a restauração e a hotelaria não te agradam muito, poderás tentar trabalhar durante o Verão num salão de cabeleireiro, ou até num supermercado, sendo habitual procurarem colaboradores também pela altura do verão.

2. Colónias de Verão

Ocupação de Tempos Livres, Atividades de Tempos Livres (ATL) e Campos de Férias, são boas opções de trabalhos de Verão para os jovens quem querem trabalhar nesta altura do ano e adquirir competências de liderança. Terás a oportunidade de ver espectáculos ou realizar atividades que por norma não farias.

Se te agrada um trabalho de verão deste género, dirige-te à Càmara Municipal da tua cidade ou à tua Junta de Freguesia, que são, normalmente, as entidades reguladoras destes projetos.

3. Agricultura e natureza

A altura de verão coincide com a época da colheita de muitas frutas. Se és um amante da natureza e os trabalhos mais árduos fisicamente não te assustam, tens aqui a oportunidade perfeita para receber um bom salário. Seja na apanha da pêra, do morango, ou da uva, estarás melhor do que no sofá a ver séries ou agarrado ao telemóvel porque estarás em ativo e a respirar ar puro. O setor agrícola dispõe de inúmeros trabalhos de Verão para jovens.

4. Praiar o verão todo e salvar vidas

Este é, muito provavelmente, o trabalho que mais associamos ao Verão. Ser nadador salvador permite-te fazer praia o verão inteiro, não só nos dias solarengos mas também nas manhãs de nevoeiro ou nos dias de chuva e… sempre atento. Estamos a falar de um emprego de muita responsabilidade que implica salvar vidas. Para seres nadador salvador necessitas de ter aprovação no curso e só conseguirás isso se fores dono de uma boa condição física. Se é o desafio perfeito para ti, informa-te com o Instituto de Socorros a Náufragos.

5. Babysitting

Não, não é só nos Estados Unidos da América! Muitos pais afligem-se quando se aproxima o Verão porque não sabem com quem deixar os filhos durante o seu horário de trabalho. Se tens jeito com crianças, paciência e criatividade para as entreter podes avançar com esta ideia. Pensa nos amigos dos teus pais, aqueles que têm filhos mais pequenos e oferece-te para cuidar deles durante o Verão.

6. Trabalhar no estrangeiro

E ser babysitter no estrangeiro (au pair)? Existem algumas empresas que procuram jovens que estejam disponíveis para viajar e para cuidar de crianças durante os meses de Verão. Normalmente estes trabalhos de Verão implicam um horário de trabalho mais alargado mas compensa o facto de estares noutro país e teres oportunidade de aprender uma língua diferente.

Voltando à agricultura e às colheitas, poderás procurar trabalhos de verão nessa área no estrangeiro porque elas também existem. Era algo muito comum para os portugueses há umas décadas atrás.

7. Vender e promover

Nos meses de Verão é comum cruzarmo-nos com jovens a distribuir panfletos ou a vender gelados em cima de uma bicicleta. Também encontramos jovens nos supermercados com aquelas bancas de degustação (onde vamos duas e três vezes para realmente degustar). Porque não experimentar algo assim para ocupares os teus tempos livres? É um dos trabalhos de Verão que te dá maior flexibilidade.

8. Aproveita as tuas skills

Porque não aproveitar as tuas capacidades? Se sabes tocar violino podes participar na cerimónia de um casamento, se a tua especialidade é fazer bolos podes alegrar o dia de aniversário de muitas crianças, se és o rei (ou rainha) dos cocktails podes animar uma festa. Só tens de pensar no que te destaca e como podes ganhar dinheiro a partir disso.

9. Estágios de Verão

Se estás na faculdade podes pensar num estágio de verão. Alguns bancos portugueses como a Caixa Geral de Depósitos, o Milenium BCP ou o Novo Banco têm academias de verão em várias áreas como gestão ou marketing. Os CTT também promovem estágios de verão para alunos que tenham concluído pelo menos o segundo ano da licenciatura.

Isto é uma excelente opção para um trabalho de Verão. Para além de te dar alguma experiência profissional é algo que podes sempre colocar no currículo e que, chegando o momento de procurar o primeiro emprego, te pode dar alguma vantagens face aos outros candidatos.

Para além destes, podes também consultar o Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas (PEJENE). É um programa de estágios, a nível nacional, desenvolvido pela Fundação da Juventude, que pretende capacitar os jovens para o mundo do trabalho.  

Todos os anos surgem novos estágios em novas empresas, é apenas uma questão de estares atento. De todos os trabalhos de Verão que abordamos neste artigo esta pode ser uma das melhores opções para o teu futuro.

10. Viagens colaborativas

E se dissermos que podes aproveitar as tuas férias para viajar? Deves estar a revirar os olhos e a pensar: “Mas como se não tenho dinheiro?”. Podes tentar as viagens colaborativas, ou seja, prestas algum serviço e em troca tens alojamento ou alimentação ou até transporte gratuitos. E que trabalhos é que podes realizar?

Podes tomar conta da casa de alguém e dos seus cães, podes trabalhar numa quinta, podes simplesmente ajudar num café ou podes simplesmente fazer as lides domésticas de um hostel a troco de dormida. Hoje em dia já existem aplicações que facilitam este processo, cruzam os interesses de quem procura com os de quem oferece. É uma boa opção para os amantes de viagens e podes terminar o verão com várias experiências de trabalho.

E se for um voluntariado?

São várias as experiências de voluntariado disponíveis no Verão

Ter experiências de trabalho diversificadas e desde jovem é importante para começares a compreender o mundo do trabalho desde cedo. No entanto, existem outras opções igualmente enriquecedoras e pelas quais podes optar durante os meses de pausa escolar.

Existem muitas formas de fazer voluntariado no Verão. Podes procurar junto à tua zona de residência em IPSS porque algumas delas procuram ajuda, certamente. Existem Câmaras Municipais que dispõem de um Banco de Voluntariado que consiste na aproximação entre pessoas que querem fazer voluntariado e organizações que promovem ações desta natureza. Aqui serás elucidado sobre o tipo de voluntariado mais adequado à tua personalidade.

  • Voluntariado Hospitalar – Aqui podes dar assistência ao doente e aos seus acompanhantes, oferecendo apoio, informação e esperança.
  • Voluntariado de Solidariedade Social – Desde organizações que lutam contra o desperdício alimentar e ajudam os mais carenciados a programas de companhia aos mais idosos ou a entreter crianças, não faltam instituições que agradecem qualquer ajuda.
  • Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas – Prende-se com a sensibilização da população para a preservação da natureza. Evitar catástrofes naturais é o objetivo deste tipo de voluntariado.

Voluntariado no Estrangeiro

  • Serviço Voluntário Europeu É uma ação da Comissão Europeia que permite os jovens realizarem um periodo de voluntariado noutro país da Europa. Podes escolher entre ambiente, terceira idade, cultura, património, entre outras áreas.
  • AIESEC – Promove voluntariado a nível global e pretende desenvolver nos jovens a capacidade de liderança. As áreas de voluntariado prendem-se com diferença de género, a qualidade da educação, mudanças climáticas, etc.

O ideal é que te sintas útil durante a tua paragem letiva, seja experiências relacionadas com trabalhos de Verão ou a participar em ações de voluntariado. Procura nas várias plataformas e descobre aquilo que realmente desejas fazer porque será, sem dúvida, uma mais valia para o teu futuro.

­

Mariana Ledo

Uma eterna namorada da literatura, vibra com as pequenas notas que encontra nas páginas dos livros da biblioteca. Decidiu viver das palavras e por isso formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos, pela Universidade do Minho.