Andar sem sutiã em casa: sim ou não?

andar sem sutia em casa

Embora para algumas mulheres andar de sutiã o dia inteiro não seja propriamente um problema, mesmo enquanto dormem, para outras o momento de chegar a casa depois de um longo dia e poder tirar o sutiã é algo libertador!

A peça faz parte do vestuário feminino, no entanto, por vezes pode acabar por ser tornar num verdadeiro incómodo. É precisamente por essa razão que muitas mulheres optam por andar sem sutiã em casa. Mas será que esta é uma boa prática?

Existem diferentes modelos de sutiã, feitos de diferentes tipos de tecidos, de modo que existem uns mais confortáveis e outros menos, especialmente quando possuem na sua composição aros, enchimentos, entre outros.

Existem ainda alguns tabus no que concerne a andar sem sutiã em casa. A verdade é que não existe uma resposta definitiva para essa questão. Mas há, sim, alguns pontos que devem ser considerados por cada mulher antes de tomar uma decisão.

Por esse e outros motivos, redigimos o presente artigo onde pretendemos dar resposta a algumas das principais questões sobre este tema.

Porque usar sutiã?

O sutiã não é um item novo no guarda-roupa feminino. Segundo alguns registos, começou a ser usado no fim do século XIX. Até então, as mulheres usavam espartilhos, que eram muito apertados e desconfortáveis. Foi quando uma mulher francesa teve a ideia de cortar esta peça e ficar só com a parte superior, que protegia apenas os seios.

Todavia, parecem existir registos históricos bem mais antigos. Na Grécia Antiga, as mulheres já tinham o costume de usar alguns panos para enrolar no corpo e, assim, proteger os seios, de modo a que estes ficassem mais firmes e não balançassem enquanto estivessem a caminhar.

Porém, foi apenas no começo do século XX que o sutiã passou a ser comercializado e, alguns anos depois, foi patenteado como uma invenção americana. Desde então foi sendo popularizado, modificado, modernizado. E passou a fazer parte do vestuário de todas as mulheres.

Até que na década de 1960 um evento conhecido como a “queima dos sutiãs”, também conhecida por “Miss America protest”, ou simplesmente “bra-burning”, ficou marcada como um símbolo da revolução feminista da época. Para as integrantes deste movimento norte-americano, ter de usar a peça era uma imposição e simbolizava a opressão sobre as mulheres.

Todavia, o uso frequente desta peça permaneceu um hábito diário em quase todas as mulheres. Agora, com a nova onda do movimento feminista que vem surgindo há alguns anos, começou a ser novamente questionada a real necessidade de se usar o sutiã. E não usar a peça passou a ser visto, mais uma vez, como um símbolo de libertação.

Especialmente com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de ficar mais tempo em casa, muitas mulheres passaram a abrir mão do uso do sutiã em casa, pois adotaram um estilo mais casual, prezando o conforto e o bem estar. 

Ainda assim, usar sutiã em casa é um tema que gera muitas dúvidas e deixa muitas mulheres sem saber se é necessário ou não fazê-lo – no que à saúde se refere, naturalmente.

Andar sem sutiã causa flacidez?

Esta é com certeza a principal dúvida das mulheres que ponderam começar a andar sem sutiã em casa. Mas também o seu principal receio. Afinal, será que manter este hábito realmente faz com que os seios fiquem caídos?

Embora esta seja uma informação muito difundida, esta não passa de um mito. A flacidez dos seios depende de uma série de outros fatores, como o envelhecimento, o ganho de peso corporal e até maus hábitos como o tabagismo, além da genética, do tamanho e de outras características.

Embora o uso do sutiã em casa possa realmente fazer com que este processo aconteça mais tardiamente, não o pode impedir.

Uma boa forma de minimizar a flacidez dos seios é praticar atividade física, já que a região tem muitos músculos e, quanto mais essa musculatura for trabalhada, mais firmes ficarão os seios a longo prazo.

Mas afinal, posso andar sem sutiã em casa?

Ainda assim, para as mulheres que têm seios grandes a orientação é de não deixarem de usar sutiã, até mesmo em casa. A peça ajuda a sustentar os seios e isso é importante para evitar problemas na coluna, comum em quem tem seios maiores. 

Todavia, na hora de dormir, nada impede que o retire, principalmente porque durante o sono o corpo faz muitos movimentos, o que pode fazer com que o sutiã saia do lugar e até mesmo pressione e danifique a pele.

Já para as mulheres com seios pequenos, não há nenhum ponto negativo de andar sem sutiã em casa, pois não é preciso garantir sustentação. Além disso, como já referido, não existe nenhuma evidência que estabeleça uma relação entre o uso do sutiã e a flacidez dos seios e, portanto, este não será benéfico. 

Andar sem sutiã fora de casa é uma situação que ainda pode gerar constrangimentos, já que atrai muitos olhares e comentários muitas vezes extremamente desconfortáveis. Não é proibido sair sem sutiã, nem mesmo vestir roupa mais apertada ou transparente. No entanto, esta deve ser uma escolha individual que vai depender do que cada mulher deseja.

De toda a forma, não há qualquer risco em usar sutiãs todos os dias. O mais importante caso opte por usar é escolher um modelo que seja adequado ao tamanho e formato dos seus seios, deixando-a o mais confortável possível!

Aproveite para andar sem sutiã em casa e sentir a liberdade!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.