Como lidar com seios pequenos?

seios pequenos

O tamanho dos seios é uma característica que interfere diretamente na autoestima feminina. Enquanto algumas mulheres se sentem bonitas e muito femininas, outras poderão não estar propriamente satisfeitas.

Embora os seios demasiado grandes possam também ser motivo de desconforto, são sobretudo os seios pequenos aquelas que mais incomodam as mulheres, levando a que muitas recorram a cirurgias de aumento, na procura de um tamanho que as satisfaça.

Enquanto as próteses de silicone são um desejo de muitas mulheres, outras preferem assumir os seus seios pequenos – algo que deve ser encarado como extremamente positivo, afinal de contas não há realmente nada de errado! 

A verdade é que não existe um tamanho ideal! E não há nada de errado em ter seios pequenos. Cada mulher tem o seu tipo de corpo e, portanto, cada uma terá um desenvolvimento diferente do tamanho dos seios. 

No entanto, o tema ainda gera algumas questões e dúvidas. Se encara o facto de ter seios pequenos como algo não muito positivo então, muito provavelmente, este artigo é para si. Afinal de contas, independentemente do tamanho, o importante é valorizar o seu corpo.

Até que idade crescem os seios?

Os seios começam a crescer por volta dos 12 anos de idade, como resultado das mudanças hormonais que ocorrem neste período da vida. Estas mudanças fazem com que o corpo feminino passe por algumas transformações, sendo a principal delas o crescimento dos seios.

É relativamente comum haver dúvidas sobre qual a duração desta fase. A verdade é que, mesmo depois da chegada da primeira menstruação, os seios continuam a crescer, regra geral, por mais três ou quatro anos.

Como não há uma idade certa para menstruar, também não há como definir uma idade limite para o desenvolvimento dos seios. No entanto, na generalidade dos casos, o crescimento dos seios pode ocorrer até aos dezanove anos. Algumas mulheres ficarão com seios pequenos, outras não.

O acompanhamento de um médico ginecologista, desde a primeira menstruação, ou mesmo antes, pode ser importante para ajudar as crianças e adolescentes a lidar com as inúmeras mudanças no seu corpo, o crescimento dos seios é apenas uma delas.

Porque é que alguns seios não crescem tanto?

Existem diferentes fatores que podem fazer com que uma mulher tenha seios pequenos. A principal causa são os fatores genéticos. Não obstante, existem outros fatores que não devem ser descartados, nomeadamente causas hormonais e transtornos alimentares.

Como já referimos, cada corpo tem as suas próprias características. Assim, em algumas mulheres o crescimento pode ser mais rápido, ainda no começo da adolescência, não havendo muitas transformações ao longo dos anos. Noutras, o crescimento dos seios pode ser mais lento e ocorrer sobretudo numa fase mais tardia da adolescência.

O peso interfere no tamanho dos seios?

Sim. A perda excessiva de peso corporal é outro fator que pode fazer com que algumas mulheres tenham seios pequenos. Da mesma forma, o aumento do peso pode também aumentar o tamanho dos seios. Isto acontece porque, além do tecido mamário, os seios são formados também por gordura. Por isso é natural que possam ser um pouco maiores ou menores em função das oscilações de peso que ocorrem ao longo da vida.

Os seios pequenos são mais sensíveis?

Alguns fatores podem fazer com que os seios pequenos sejam mais sensíveis que os seios grandes. O principal é o facto de possuírem um percentual de gordura baixo e uma quantidade maior de glândulas. A sensibilidade dos seios, na verdade, não tem qualquer relação com o seu tamanho, mas sim com as referidas glândulas e, por isso, pode, sim, ser maior.

Esta sensibilidade pode ser sentida em diferentes ocasiões e de diferentes formas. No caso de algum trauma ou batida na região, a tendência é que a dor seja mais intensa. Já, durante as relações sexuais, o toque nos seios pode acabar por despertar uma sensibilidade maior, o que poderá ser encarado como uma vantagem.

Quem tem seios pequenos precisa usar sutiã?

Muitas mulheres estão a optar por andar sem sutiã em casa (ou fora desta) devido a questões relacionadas com o conforto. Tudo vai depender do estilo e da escolha de cada uma. O facto de ter seios pequenos, por exemplo, pode ser particularmente vantajoso neste âmbito.

Para quem tem seios grandes, usar sutiã é importante para ajudar a sustentar o peso e não prejudicar a coluna nem causar dores. Já as mulheres com seios pequenos não precisam de ter este tipo de preocupação e, portanto, não terão nenhum problema se optarem por não usar sutiã.

As mulheres com seios pequenos amamentam?

Embora a questão possa parecer fazer pouco sentido, existem alguns mitos em torno dos seios pequenos, nomeadamente a ideia de que as mulheres com seios pequenos não podem amamentar – o que não é de todo verdade!

Neste âmbito, importa referir que o tamanho dos seios não interfere na produção do leite materno, que depende ainda de vários outros fatores, como dos níveis hormonais, o estímulo do bebé ao sugar e até o estado emocional da mulher.

Além disso, a estrutura interna dos seios pequenos é a mesma dos seios grandes: glândulas produtoras de leite, ductos que transportam o leite, tecido de sustentação, tecido adiposo e vasos sanguíneos e linfáticos.

Assim, quem tem seios pequenos e tem ou pretende um dia ter um bebé, poderá amamentá-lo normalmente. É importante lembrar também que, independente do tamanho, os seios costumam mudar de formato durante a fase de amamentação, ficando um pouco maiores.

Como valorizar os seios pequenos?

Uma das melhores formas de lidar com seios pequenos é apostar em roupas que ajudam a valorizar a região. São dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença. Veja algumas:

  • Escolher blusas com folhos, bolsos e outros detalhes que dão a perceção de mais volume;
  • Preferir peças com cores mais vibrantes, como o amarelo e o vermelho, ao invés de preto, cinza ou branco, que são cores mais apagadas;
  • Complementar o visual com o uso de acessórios como colares e lenços;
  • Para o biquíni, todos os modelos ficam bem nas mulheres de seios pequenos. No entanto, assim como nas roupas, os folhos e as cores vibrantes também ajudam..

Com todas estas informações é possível entender que os seios pequenos, além de serem bonitos, também têm os seus pontos positivos. Lembre-se: independentemente do tamanho do peito, o importante é valorizar-se! Seja feliz!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.