Bodas de prata: o guia completo

Ao compartilharem vinte e cinco anos em união sólida, os casados comemoram, no seu aniversário de casamento, as tradicionais bodas de prata, ocasião em que a longevidade e a resistência do matrimónio são representadas pela prata, uma peça nobre – tal e qual o relacionamento do casal que completa um quarto de século. Tradicionalmente, é realizada uma pequena cerimónia para a celebração da data, tendo como objetivo a renovação dos votos e os laços para os anos seguintes.

Como nem sempre é fácil organizar um evento dessa importância, preparamos um guia completo com todas as informações necessárias para a organização da cerimónia das bodas de prata.

Origem e significado das bodas de prata

De acordo com a história, o costume de celebrar a durabilidade dos casamentos começou na antiguidade, mais precisamente na Alemanha da Idade Média. Nessa época, os povos germânicos realizavam grandes festejos para homenagear os casais que atingissem os marcos de 25 e 50 anos de casados. Durante as comemorações, adornos de prata e de ouro, chamados de guirlandas, eram ofertadas aos amantes, surgindo daí o hábito de associar diferentes materiais às bodas de casamento.

Derivada do latim, a expressão “boda” significa “promessa” ou “voto”, aludindo ao comprometimento conjugal através dos anos. Na atualidade, cada boda representa respetivamente um aniversário de casamento, tendo como símbolo criativo diferentes tipos de materiais, que, ano após ano, se tornam mais sólidos e valiosos – assim como os relacionamentos que resistem ao tempo. Para tanto, ao completarem vinte e cinco anos de casamento, o casal comemora as bodas de prata.

Nesse caso, este metal nobre e maleável pode simbolizar o zelo com a relação e o cuidado com o outro, bem como a priorização de sentimentos positivos em detrimento dos negativos, criando assim uma união tão valorosa quanto a prata.

Como organizar a festa de bodas de prata?

Tal e qual um casamento tradicional, a cerimónia das bodas de prata deve ser organizada com alguns meses ou, até mesmo, um ano de antecedência, necessitando de um planeamento sólido para garantir que nenhum detalhe é deixado de lado. Sendo assim, os casados deverão definir um orçamento total e à posteriori, selecionar a data, o local, os convites, a decoração, o jantar, o vestuário e demais pormenores a serem tratados.

Para descomplicar, preparamos uma checklist com todas as etapas envolvidas na organização da cerimônia e da festa das bodas de prata. Fique à vontade para adaptar de acordo com a realidade e a personalidade dos casados!

1. Orçamento

Em primeiro lugar, é necessário definir o orçamento total a ser gasto com a realização deste evento. Para isso, o casal precisa de considerar o seu tipo ideal de festa, que irá variar conforme o número de convidados, podendo ser um evento grande ou algo mais intimista – com menos de cem pessoas. É também preciso ponderar quais serão os itens indispensáveis na festa de bodas de prata, como a decoração, a comida, a bebida e quaisquer outros detalhes desejados.

Dessa forma, o orçamento é moldado ao passo que os casados vão decidindo as suas prioridades. Além disso, estipular uma quantia máxima de gastos ajudará a filtrar os fornecedores ideais para o evento.

2. Convidados

Por se tratar de um marco que celebra a trajetória de um relacionamento, a festa de bodas de prata deve incluir a presença de todos aqueles que acompanharam de perto e participaram ativamente da vida do casal ao longo dos seus vinte e cinco anos juntos, como a família e os amigos íntimos. Portanto, embora o evento não tenha um número máximo ou mínimo de convidados, pressupõe-se que a festa das bodas tenha menos convidados que uma festa de casamento.

3. O local, a data e o horário do evento

Com a lista de convidados pronta, a data, o local e o horário da festa das bodas de prata já podem ser escolhidos. Para o local, o casal deve ponderar se deseja realizar uma cerimónia religiosa, numa igreja ou capela. Em caso negativo, a festa pode ser realizada num salão de festas, um jardim ou, até mesmo, na própria casa dos casados.

Além disso, outra questão a ser considerada, é o horário desejado para o evento, já que este pode fugir do padrão e ocorrer de dia, reunindo os convidados num brunch ou almoço. Dessa forma, é preciso verificar a disponibilidade do local no horário e na data desejada – que normalmente é a mesma data em que ocorreu o casamento.

4. Convites

Embora o casal conheça bem os seus convidados, o ato de preparar e enviar os convites ajuda a manter a singularidade e a formalidade do evento. Para a festa de bodas de prata, nada melhor que convites com detalhes prateados em contraste com tons neutros, como o bege, o branco e o preto. Em todo o caso, os convites devem ser enviados com alguns meses de antecedência, para que seja possível que os convidados reservem a data do evento nas suas agendas.

5. Vestuário

Conforme a tradição, as roupas selecionadas para a festa das bodas de prata costumam ser em tons prateados ou acinzentados, mas tudo dependerá do gosto individual do casal, que pode optar por apenas acrescentar ao visual alguns acessórios em prata.

Lembre-se que apesar de ser uma cerimónia formal, a comemoração das bodas de casamento é diferente de um casamento tradicional  e, portanto, , tanto a esposa quanto o esposo estão mais livres para escolherem cortes, tecidos, modelos e sobretudo, a cor da sua indumentária.

6. Fornecedores

Para que o cerimonial e a festa das bodas de prata seja realizada adequadamente, serão necessários alguns fornecedores de serviços, que serão personalizados de acordo com o planeamento da festa ideal para os casados. Em geral, esse tipo de evento costuma incluir:

  • Catering, considerando sempre que a ementa deve ser leve e democrática, além de incluir opções de pratos para convidados com restrições alimentares.
  • Decoradores para a festa, que deverão planear todos os ornamentos da festa, incluindo arranjos e demais flores, centros de mesa, posicionamento das mesas e cadeiras, etc.
  • Serviço de pastelaria para fazer os bolos e doces do evento, sendo que para as bodas de prata, a sugestão é que estes produtos contenham detalhes prateados.
  • Fotógrafo para registrar todos os momentos do evento.
  • Cabeleireira e maquilhadora auxiliando a noiva com o cabelo e a maquilhagem.
  • Entretenimento, que irá variar de acordo com cada casal e com o evento escolhido, podendo ser uma banda apenas instrumental, um coral, um grupo de cantores e assim por diante.

7. Alianças

Durante o cerimonial das bodas de pratas, é comum que os noivos façam uma nova troca de alianças. Assim sendo, os casados substituem as suas alianças de casamento por novos anéis em prata, simbolizando a renovação dos votos de casamento e as novas promessas para os próximos anos em união. Isso pode ser realizado apenas de forma representativa durante a cerimónia, utilizando réplicas em prata e resguardando os anéis originais.

Entretanto, para aqueles que realmente desejarem marcar o momento, outra ótima opção é acrescentar uma camada interna de prata às suas alianças de casamento.

Bodas de prata: como comemorar sem festa?

Embora realizar um novo cerimonial para a renovação dos votos de casamento seja o mais comum para os casais que completam 25 anos de matrimónio, existem diversas outras formas de comemorar as bodas e fugir do tradicionalismo! E como o essencial é não deixar a data passar despercebida, confira abaixo algumas ideias para celebrar as suas bodas de prata sem festa:

1. Viagem

Fazer uma viagem a dois é a oportunidade perfeita para o casal que deseja renovar os seus laços de forma íntima, vivendo uma segunda lua-de-mel. E para deixar o clima mais romântico, a ideia é que ambos fiquem responsáveis pelo planeamento da viagem bem como pela seleção do destino, procurando optar por lugares que possuam atrações e atividades para casais.

Os cinco destinos mais procurados por casais são:

  • Veneza, Itália.
  • Paris, França.
  • Santorini, Grécia.
  • Rio de Janeiro, Brasil.
  • Funchal, Portugal.

2. Almoço ou jantar em família

Para muitas pessoas, a presença da família é imprescindível em qualquer comemoração, inclusive nas bodas de prata, onde tudo fica mais especial quando os parentes fazem parte da trajetória do matrimónio. Nesse cenário, é possível programar um almoço em família, que pode ser preparado pelo próprio casal ou ainda, contar com um serviço de catering. Contudo, para os casais mais práticos, escolher um bom restaurante é também ótima opção.

3. Presentes para as bodas de prata

Escolher um presente significativo é uma ótima maneira de celebrar as bodas e homenagear os vinte e cinco anos de relacionamento de forma material. Para essa ocasião, opções de presentes com prata são simbólicos e exclusivos desta data.

Não sabe por onde começar? Veja cinco opções de presentes para as bodas de prata:

  1. Joias: Para essa ocasião, as joias podem ser em prata esterlina, sendo que as melhores opções incluem anéis, pulseiras, relógios, correntes e brincos.
  2. Serviço de jantar em prata: Um novo serviço de jantar pode ajudar a inovar as refeições do casal, sendo que para as bodas de prata, idealmente devem ser escolhidas peças totalmente em prata, como é o caso dos talheres, ou peças com detalhes prateados, como é o caso das louças.
  3. Cafeteira inox: Uma cafeteira moderna com acabamento em aço inoxidável é uma boa opção para aqueles amantes que adoram desfrutar uma chávena de café juntos.
  4. Chaveiro: Um chaveiro com uma placa em prata é um presente delicado e que pode facilmente acompanhar a pessoa amada em qualquer momento do seu dia. A melhor parte é que é possível abusar da criatividade, adicionando ao chaveiro uma foto do casal ou uma frase em homenagem ao aniversário de casamento.
  5. Marcador de página: Os marcadores de livro em prata são uma opção elegante que estará sempre presente na mesinha de cabeceira do seu parceiro(a), podendo ainda, ser personalizado com algum objeto emblemático, como um coração ou com uma frase romântica com as iniciais do casal.

Mensagens para as bodas de prata

Independentemente de qual seja a sua escolha de comemoração para as bodas de prata, escrever ou até mesmo recitar algumas palavras que sejam capazes de descrever as emoções positivas e contar um pouco da vida do casal, tornam o aniversário dos 25 anos de casamento mais especial.

Com o objetivo de lhe inspirar, confira abaixo algumas ideias de mensagens curtas para as bodas de prata e sinta-se livre para adaptar conforme achar necessário.

Para o marido:

  • “Completas a minha vida de uma maneira que eu nunca pensei ser possível. Feliz vigésimo quinto aniversário de casamento meu querido marido.”
  • “Obrigada por seres meu marido, o meu melhor amigo, o meu companheiro e meu confidente por tantos anos! Eu amo-te muito por isso, feliz vinte e cinco anos de história juntos.”
  • “Apesar de termos mudado muito ao longo destes vinte e cinco anos que passamos juntos, o brilho nos teus olhos ainda é o mesmo de quando te vi pela primeira vez.”

Para a esposa:

  • “Querida, não me lembro de um dia sequer nestes vinte e cinco anos que eu não me tenha sentido apaixonado por ti.”
  • “Todas as coisas boas que aconteceram na minha vida começaram quando te pedi em casamento há vinte e cinco anos atrás. Uma feliz vida para nós, meu grande amor.”
  • “Passei uma boa parte da minha vida à procura de uma mulher como tu e desde que te conheci, sinto-me abençoado por ter a oportunidade de te continuar a escolher por todos estes vinte e cinco anos. Prometo fazê-lo por mais vinte e cinco. Amo-te.”

Dos filhos para os pais:

  • “Para os meus pais nas suas bodas de prata: o vosso amor tem sido o pilar que sustentou a nossa família ao longo destes vinte e cinco anos. Desejo que continuem sempre assim. Com amor, do vosso filho querido.”
  • “25 anos de compromisso mútuo, 25 anos de afinidade, 25 anos de consideração, 25 anos de carinho, 25 anos de paixão, 25 anos de união, 25 anos de amor, 25 anos de felicidade. Feliz bodas de prata, queridos pais.”
  • “O vosso romance brilha como uma prata recém polida. Feliz aniversário de casamento para aqueles que me criaram e ajudaram a entender o que é o verdadeiro amor.”

A redação do trabalhador.pt