Carta de apresentação: 20 modelos que pode seguir

Se estiver à procura de emprego, além do currículo e da carta de recomendação, é também importante começar a pensar em escrever a sua carta de apresentação, um documento através do qual deve expor os seus objetivos, capacidades, e motivações, de forma a dar-se a conhecer ao recrutador.

Escrever este tipo de documento não é difícil, no entanto, pode encontrar neste artigo vários modelos para tirar inspiração.

Carta de para candidatura espontânea

Prezado(a) (nome),

O meu nome é Rodrigo Santos e licenciei-me recentemente em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Estou a contactá-lo porque considero que a vossa empresa é o local certo para eu poder evoluir profissionalmente.

Estou atento aos projetos que criam e à mensagem uníssona que tentam passar ao público e acredito ter capacidades para ajudar a vossa empresa a produzir resultados ainda mais satisfatórios, razão pela qual apresento a presente candidatura espontânea.

Além de acompanhar e admirar o vosso trabalho, sinto genuinamente que este local teria muito a oferecer-me em termos de evolução e aprendizagem, pelo que estou muito entusiasmado por me candidatar a uma possível vaga.

Tenho toda a disponibilidade para prestar mais esclarecimentos, seja por entrevista pessoal ou através de qualquer outra forma que considerar necessária. Em anexo, envio o meu currículo para vossa análise.

Melhores cumprimentos,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um personal trainer

Prezado(a) (nome),

Desejo candidatar-me à posição de personal trainer no ginásio (nome). Por favor, encontre o meu CV anexado.

Licenciei-me em Desporto pela Universidade do Porto e conto com cinco anos de experiência na área. Já trabalhei em três ginásios diferentes e tenho ainda uma grande plataforma nas redes sociais que me permite partilhar os meus serviços e adquirir clientes individuais com os quais marco várias sessões ao longo da semana. Devido ao meu alcance nas redes sociais, estou também a escrever um livro sobre exercício físico que planeio lançar no final do ano.

O fitness é a minha paixão e nada me dá mais prazer do que ajudar as pessoas a lutar e a alcançar os seus objetivos. As transformações às quais já assisti enchem-me de orgulho e os meus clientes estão gratos pela minha ajuda, sendo que mantenho também uma relação de amizade com muitos deles.

Penso que um bom personal trainer deve motivar os seus clientes, bem como estabelecer uma relação de confiança e à vontade com os mesmos. Esse é o meu lema e tem dado muitos resultados.

Coloco-me à disposição para a realização de uma entrevista, onde possamos discutir aspetos que considere relevantes.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um advogado

Exmo(a). Sr(a). (nome)

Venho por este meio candidatar-me à posição de advogado na firma (nome). Por favor, encontre o meu currículo anexado. Licenciei-me em Direito na Universidade de Coimbra e conto com mais de 10 anos de experiência profissional, sendo que nos últimos cinco anos me tenho focado mais na consultoria. Acredito que as minhas competências são adequadas para a posição e que posso contribuir para elevar ainda mais o nível de satisfação dos seus clientes.

Sou dedicada, focada e ambiciosa e acredito realmente que esta seria uma ótima oportunidade para a minha carreira e que conseguirei atingir os meus objetivos pessoais nesta tão prestigiada sociedade de advogados.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um jornalista

Prezado (nome),

Desejo candidatar-me à posição de professor de jornalista no jornal (nome). Por favor, encontre o meu cvem anexo.

Após licenciar-me em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, fiz um estágio no jornal x, onde acabei por ganhar o meu primeiro emprego. Após oito anos, olho para essa primeira experiência na área como algo muito enriquecedor para o meu percurso que conta agora com inúmeras colunas de opinião em diferentes jornais nacionais e reportagens de investigação que deram frutos gigantes. Aliás, cheguei a trabalhar no terreno como repórter de guerra em países como a Síria e Afeganistão. Tenho o maior orgulho no meu trabalho: lutar eticamente para que a verdade seja exposta ao público.

Sou uma pessoa extremamente dedicada, determinada, corajosa e que adora correr riscos no bom sentido, gosto de me desafiar e de aceitar novos projetos se entender que estes têm algo benéfico a oferecer.

Penso que o meu percurso profissional aliado às minhas qualidades faz de mim a pessoa certa para este cargo.

Coloco-me à disposição para a realização de uma entrevista, onde possamos discutir aspetos que considere relevantes.

Atentamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um guia turístico

Prezado (nome),

Desejo candidatar-me à posição de guia turístico na empresa (nome). Por favor, encontre o meu curriculum vitae anexado.

Licenciei-me recentemente em Turismo e Gestão Turística na Universidade Lusófona do Porto, e estou à procura de uma oportunidade para aplicar os meus conhecimentos e evoluir profissionalmente. Já fiz alguns estágios nas empresas (nome) e (nome), que confirmaram o meu interesse e grande admiração por esta área, e vejo que esta é a oportunidade para realmente aprofundar o que aprendi ao longo destes três anos de licenciatura.

Apesar de ser ainda jovem e de ter pouca experiência na área, tenho noção de que sou uma pessoa dedicada, extremamente competente, com uma grande capacidade de me adaptar a novas situações e com uma significativa vontade de aprender.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um informático

Prezada (nome),

Desejo candidatar-me à posição de engenheiro informático na empresa (nome). Por favor, encontre o meu currículo em anexo.

Licenciei-me em Engenharia Informática na Universidade do Algarve e trabalho na área há quase oito anos, tendo já desenvolvido vários projetos como poderá confirmar no meu currículo. Trabalhei dois anos na Alemanha na prestigiada empresa (nome), mas decidi voltar ao meu país e tenho a certeza de que esta seria uma ótima oportunidade para voltar ao mercado de trabalho português.

Acredito que o que aprendi nos últimos dois anos no estrangeiro me preparou significativamente para aceitar novos desafios e para elevar a qualidade que qualquer trabalho que realize a partir de agora.

Aproveito ainda para manifestar a minha disponibilidade para a realização de uma entrevista, em data e local da sua conveniência.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um arquiteto

Prezado (nome),

Desejo candidatar-me à posição de arquiteta. Por favor, encontre o meu currículo anexado.

Sou licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura do Porto. Nos últimos 5 anos, estive envolvida em múltiplos projetos de arquitetura paisagística em Lisboa, sendo que através destes trabalhos consegui desenvolver as minhas capacidades de comunicação, cooperação e gestão de tempo. A arquitetura paisagística é a minha grande paixão, mas também tenho muito gosto em participar noutros projetos.

Sou uma pessoa criativa, dedicada e muito focada no trabalho, pelo que sou completamente apaixonada pela minha profissão. Tenho uma longa carreira pela frente e muito que aprender, sendo que acredito que este seja o cargo certo para me levar a alcançar os meus objetivos profissionais.

Coloco-me à disposição para a realização de uma entrevista, onde possamos discutir aspetos que considere relevantes.

Melhores cumprimentos,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um marketer

Caro (nome),

Desejo candidatar-me à posição de gestor de marketing. Por favor, encontre o meu curriculum vitae anexado.

Terminei recentemente a minha licenciatura em Gestão na Universidade de Economia do Porto, e como pode ver no meu currículo, tenho exercido diversas atividades extracurriculares que acredito serem um contributo para o meu aprofundamento de conhecimento na área.

Sou uma pessoa comunicativa e adoro aprender novas coisas, estou sempre a procurar melhorar no que faço e acredito que o conhecimento que adquiri através do meu trabalho de curso, além do meu bom relacionamento com os colegas, me tornam um candidato ideal para esta oportunidade.

Estou interessado nesta posição, pois acredito que posso crescer muito ao trabalhar neste local. Estou confiante de que a minha paixão e entusiasmo pelo marketing podem trazer ainda mais benefícios para a empresa.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um designer gráfico

Prezado (nome),

Desejo candidatar-me à posição de designer gráfico na empresa (nome). Por favor, encontre o meu CV anexado.

Terminei há cinco anos a minha licenciatura em Design Gráfico na Universidade de Lisboa, e fiquei dois anos a trabalhar como freelancer, fazendo trabalhos independentes. Quando decidi candidatar-me a uma empresa pela primeira vez, sabia que podia trazer a minha autonomia, autodisciplina e boa gestão de tempo para um novo meio, onde poderia também aprender e aprofundar as minhas capacidades. E é isso mesmo que pretendo fazer nesta empresa.

Tenho acompanhado o vosso trabalho e os projetos que desenvolvem são inovadores, originais e verdadeiramente revolucionários, sendo que tenho maior interesse em fazer também parte desta equipa e contribuir da melhor forma que puder.

Por fim, manifestar a minha disponibilidade para a realização de uma entrevista, em data a combinar, para discussão de aspetos que considere relevantes para as funções em causa.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para secretária

Exmo. Dr. (nome),

Desejo candidatar-me à posição de secretária na empresa (nome). Por favor, encontre o meu CV anexado.

Possuo 8 anos de experiência de trabalho em gerir e administrar as atividades comuns de uma secretária executiva. Acredito que as minhas capacidades de relacionamento interpessoal, comunicação, organização e gestão de tempo fazem de mim a profissional correta para este cargo. Sou rápida e eficaz no meu trabalho, tendo também facilidade em gerir várias funções ao mesmo tempo.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atentamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para gestor de eventos

Prezada (nome),

Desejo candidatar-me à posição de organizador de eventos na organização (nome).

Possuo 10 anos de experiência na área dos eventos, tendo já trabalhado em eventos de todos os tipos, desde casamentos, batizados, festas de aniversário, eventos corporativos, eventos desportivos, etc. A minha paixão por eventos já me levou a trabalhar internacionalmente em países como Estados Unidos, Singapura e Austrália, tendo adquirido nesses diferentes locais novas formas de compreender os interesses de clientes de outras culturas.

Acredito que a minha bagagem profissional seja uma mais valia para esta organização, que trabalha de uma forma que eu tanto admiro e para a qual gostaria de contribuir com as minhas ideias e profissionalismo.

Coloco-me à disposição para a realização de uma entrevista, onde possamos discutir aspetos que considere relevantes.

Melhores cumprimentos,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um professor

Prezado (nome),

Desejo candidatar-me à posição de professor de Português na Escola Secundária (nome) . Por favor, encontre o meu currículo anexado.

Com mais de 15 anos de experiência e uma licenciatura e mestrado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pretendo agora levar os meus conhecimentos a novos alunos. Ao longo da minha carreira sempre tive o maior prazer em ensinar, ouvir e cativar os estudantes e os ótimos que resultados que os meus alunos sempre apresentaram são o reflexo da minha dedicação e paixão pelo que faço. Não há nada que me dê mais gosto do que nutrir nos estudantes a curiosidade e vontade de partilharem as suas ideias, crescendo e desenvolvendo o seu intelectual.

Por toda a minha paixão pela profissão e pelos métodos claramente eficazes que ofereço aos meus alunos, penso ser uma escolha muito adequada para este cargo.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um fisioterapeuta

Cara Dr. (nome),

Desejo candidatar-me à posição de fisioterapeuta na clínica (nome) . Por favor, encontre o meu curriculum vitae em anexo.

Licenciado na Universidade de Lisboa, conto com dez anos de experiência na área, tendo já percorrido vários hospitais, clínicas e centros de saúde da capital. Nos últimos dois anos decidi especializar-me na fisioterapia na área do desporto, mais concretamente ajudando atletas a recuperar de lesões. Neste momento, trabalho no Centro Desportivo de X três dias por semana e procuro agora um novo local de trabalho onde possa juntamente com o meu atual emprego melhorar as minhas capacidades e adquirir melhores competências.

Sou uma pessoa muito dedicado aos seus pacientes e ao desenvolvimento dos mesmos, sendo que estou sempre disponível para responder a quaisquer dúvidas que estes possam ter. Sou empenhado, focado e gosto de manter uma comunicação honesta e fluída com os meus pacientes, pois acredito que esta seja uma arma poderosa no que toca a estabelecer uma ótima relação médico-paciente.

Acredito ter todas as capacidades e requisitos necessários para esta posição. Tenho experiência na área e coloco o bem-estar dos meus pacientes sempre em primeiro lugar.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um veterinário

Prezado Dr. (nome),

Desejo candidatar-me à posição de veterinário na clínica (nome). Por favor, encontre o meu CV anexado.

Com mais de 10 anos de experiência na área, estou agora à procura de um novo trabalho em Lisboa, cidade para a qual recentemente me mudei. As clínicas onde trabalhei até agora sempre me deram espaço para aprender e melhorar as minhas qualificações, e tenho a certeza que não será diferente se me for dada a oportunidade de trabalhar convosco. A minha paixão por animais faz de mim um profissional dedicado e focado no meu trabalho e teria todo o gosto em levar o meu potencial para junto de vocês.

Por último, manifestar a minha total disponibilidade para a realização de uma entrevista de emprego, em data da sua conveniência.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para segurança/vigilante

Prezada (nome),

Desejo candidatar-me à posição de segurança na empresa. Por favor, encontre o meu currículo em anexo.

Sou segurança há mais de sete anos, tendo já exercido funções em diversos locais diferentes como discotecas, bancos, empresas, supermercados, segurança pessoal, etc. Acredito que o facto de já ter trabalhado em diferentes locais e lidado com variadas pessoas em circunstâncias também diferentes me tornou um profissional capaz de agir e reagir em qualquer tipo de situação. Acredito ser realmente uma boa adição para a vossa equipa de segurança.

 Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para agente imobiliário

Exmo. Sr. (nome),

Desejo candidatar-me à posição de agente imobiliária que encontrei na vossa página do LinkedIn. Por favor, encontre o meu CV anexado.

Sou agente imobiliária há 15 anos e procuro agora uma nova oportunidade para mostrar as minhas capacidades. Sou uma vendedora nata, tendo já contribuído significativamente para as vendas dos locais onde já trabalhei. Sou dedicada, determinada, esforçada e disponho de ótimas capacidades de comunicação que me permitem relacionar muito bem com os clientes, que confiam em mim e falam abertamente comigo.

Acho que uma boa agente imobiliária precisa de saber conectar-se com os seus clientes, colocá-los à vontade e incentivar nos mesmos um sentimento de confiança, e acredito ter todas estas qualidades para oferecer.

Coloco-me à disposição para a realização de uma entrevista, onde possamos discutir aspetos que considere relevantes para as funções.

Melhores cumprimentos,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um contabilista

Prezado (nome),

Desejo candidatar-me à posição de contabilista. Por favor, encontre o meu curriculum anexado.

Sou contabilista há cerca de 10 anos e estou agora a procurar um lugar na vossa empresa, que penso ser o local ideal para continuar o meu percurso profissional.

Sou rápido, eficaz e determinado e possuo boas capacidades de comunicação, pelo que tento sempre criar um ambiente positivo e envolvente nos locais por onde passo.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para nutricionista

Cara Dra. (nome),

Desejo candidatar-me à posição de nutricionista na clínica (nome). Por favor, encontre o meu currículo anexado.

Terminei a minha licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Minho há cerca de três anos, tendo apenas trabalhado numa única clínica até agora. No entanto, estou muito confiante nas minhas capacidades como profissional e teria todo o gosto em integrar a vossa equipa.

Sou jovem e tenho ainda muito que aprender, sou esforçada e dedicada e adoro a minha profissão, especialmente por me permitir ajudar as pessoas.

Por fim, aproveito para manifestar a minha inteira disponibilidade para a realização de uma entrevista de emprego.

Subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

(Assinatura)

Carta de apresentação para biólogo marinho

Prezado (nome),

Desejo candidatar-me à posição de Biólogo Marinho em (local). Por favor, encontre o meu CV anexado.

Após tirar a minha licenciatura em Biologia Marinha, decidi entrar imediatamente no mercado de trabalho, pois a minha vontade de aprender com a prática fora mais forte do que eu. Agora que conto com seis anos de experiência, apesar de ter ainda muito que aprender, sei que estou na profissão certa e que as minhas capacidades são uma mais valia para a vossa equipa.

Além de profissional e focado, sou uma pessoa animada e apaixonada pelo que faço. Assim, acredito que seria uma boa escolha para integrar a vossa equipa tão qualificada e que tanto admiro.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(assinatura)

Carta de apresentação para uma bailarina

Prezado (nome),

Desejo candidatar-me à posição de bailarina na vossa companhia (local). Por favor, encontre o meu currículo em anexo.

Danço desde que me lembro e foi com seis anos que decidi que seria esse o meu propósito de vida. Ser bailarina é um sonho tornado realidade e acredito que esta companhia enriqueça ainda mais o meu percurso profissional. Acompanho o vosso trabalho há mais de um ano e identifico-me muito com a vossa visão criativa. Teria a maior honra em integrar a vossa equipa e contribuir para trabalhos ainda mais incríveis.

Coloco-me à disposição para a realização de uma entrevista, onde possamos discutir aspetos que considere relevantes.

Atenciosamente,

(assinatura)

Esperamos que estes modelos o ajudem a construir a sua própria carta de apresentação. Boa sorte!

A redação do trabalhador.pt