Gosta de cebola? Em caso afirmativo, sabe certamente que a cebola é uma aliada de múltiplas receitas da nossa gastronomia, conferindo um sabor e aroma inconfundíveis! Em algumas receitas a cebola chega mesmo a ser a protagonista, como é o caso das famosas cebolas empanadas – que fazem muito sucesso no mundo inteiro.
Mas, depois de utilizar a cebola na preparação das suas refeições, o que costuma fazer com as cascas? Regra geral, o destino das cascas da cebola é o lixo, afinal de contas, muitos pensam que esta parte do vegetal não tem qualquer utilidade. Mas será mesmo assim?
Engana-se quem pensa dessa forma, pois assim como o vegetal, a casca da cebola contém substâncias benéficas para a saúde, tais como os flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes, antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias. Ou seja, na casca de cebola encontra o que nem sempre encontrará num combinado de remédios!
Ficou surpreendido e quer saber como aproveitar as camadas externas da cebola? Que tal um poderoso chá de casca de cebola? Está entusiasmado com a possibilidade? Então confira as vantagens que esta bebida pode proporcionar para a sua saúde!
Benefícios do chá de casca de cebola
O chá de casca de cebola é uma infusão que todos deveriam conhecer e incluir na sua rotina de autocuidados. Isto porque as camadas exteriores da cebola são fontes de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento, prevenir doenças, entre outros benefícios, conforme sugere um estudo conduzido por investigadores japoneses da Universidade Tottori. Ainda de acordo com este estudo, a casca da cebola reúne 96% de todo o conteúdo mineral da cebola, sendo a cebola roxa o tipo mais rico em minerais.
Os benefícios do chá de casca de cebola não ficam por aí: quem consome esta bebida tem maiores probabilidades de prevenir o aumento do peso corporal e o colesterol mau em dietas ricas em gordura. Ficou surpreso? Então confira outras ações benéficas desta bebida para a sua saúde, cujos detalhes abordaremos a seguir:
1. O chá de casca de cebola diminui a pressão arterial
O chá de casca de cebola pode ser um excelente aliado na luta contra a hipertensão, dado que a casca da cebola (principalmente a casca da cebola roxa) é composta por um pigmento conhecido pelo nome de quercetina, que ajuda a diminuir a pressão arterial e a prevenir a obstrução das artérias. Este pigmento é conhecido por apresentar efeitos anti-inflamatórios.
2. Ajuda na prevenção da doença coronariana
A doença coronariana é provocada pelas placas de aterosclerose, que são constituídas de tecido fibroso e colesterol, crescem e são acumuladas na parede dos vasos, dificultando ou até impedindo a passagem do sangue. Felizmente, os compostos fenólicos presentes no chá de casca de cebola contribuem com a prevenção da enfermidade que afeta o coração e pode até mesmo levar à morte.
3. Promove o alívio das cólicas menstruais
O chá de casca de cebola é um recurso amplamente utilizado para amenizar as cólicas menstruais severas, auxiliando também na regulação do ciclo menstrual. Não obstante, antes de utilizar o chá de casca de cebola para a menstruação, converse com o seu médico ginecologista para ter certeza de que a bebida realmente pode mesmo ajudar.
4. Alivia os sintomas da sinusite
Inflamação que se instala ao redor das vias nasais e se pode desenvolver por diversos motivos como um constipação ou alergia, desaparecendo, pouco tempo depois, por conta própria, a sinusite pode ser amenizada graças ao chá de casca de cebola, que é excelente para infeções e inflamações de uma forma geral. Além disso, o chá apresenta propriedades expectorantes, ajudando o muco formado pela sinusite a sair, o que melhora a respiração.
5. O chá de casca de cebola ajuda a eliminar os gases
O chá de casca da cebola, acrescido de folhas de louro, pode ajudar na eliminação dos gases, bem como evitar a sua formação. Isto acontece porque a cebola é um vegetal famoso por melhorar a digestão.
6. Em breve, poderá ser usado como tinta de cabelo natural
Ao que tudo indica, em breve o chá de casca de cebola será uma alternativa viável para pessoas que desejam pintar o cabelo mas apresentam alergia às tintas convencionais e/ou estão grávidas.
Numa análise, 1 g da casca seca e triturada misturada em 10 ml de solvente e aquecida em banho-maria deu origem a um pigmento que pode vir a usado na indústria de cosméticos naturais. Por enquanto, o chá pode ser tomado para acelerar o crescimento dos fios e tratar a queda capilar, visto que a cebola ajuda no tratamento de possíveis inflamações que possam provocar a queda do cabelo.
Preparação do chá de casca de cebola
Modo de preparação:
- Separe as cascas das cebolas, sejam amarelas, roxas ou brancas;
- Retire com cuidado sem a polpa branca da cebola, lave bem e faça uma infusão em água quente. Para cada litro de água, use a casca de duas cebolas.
Poderá consumir o chá de casca de cebola após a infusão ou reservar e esperar arrefecer para usar na preparação de sumos de frutas em substituição da água. Importante referir que o chá não fica com sabor a cebola, caso não aprecie o sabor desta vegetal.
Cuidados a ter com o chá de casca de cebola
O chá de casca de cebola pode ser consumido, embora com a devida moderação. Pessoas com histórico de problemas de estômago devem evitar ou ingerir em doses reduzidas, pois a bebida pode causar acidez estomacal e excesso de gases.
Importante referir que, antes de começar qualquer tipo de tratamento fitoterápico, convém consultar um especialista para que este avalie se a bebida pode realmente trazer benefícios – e não o contrário. Além disso, ressaltamos que não deverá, em hipótese alguma, substituir um tratamento médico pelo consumo deste ou de outro chá, pois isso pode prejudicar gravemente a sua saúde. Cuide-se!