Exame de bioimpedância: o que é e qual a sua importância?

exame de bioimpedancia

Sabe o que é bioimpedância? Trata-se de um exame que avalia a composição corporal, com base na quantidade aproximada de músculos, ossos e gorduras do corpo. É bastante requisitado em ginásios e por nutricionistas para auxiliar no diagnóstico geral de saúde, além de ser uma ótima forma de identificar ganhos ou perdas de peso de acordo com o plano de treino ou da dieta.

O exame de bioimpedância pode ser realizado a cada 3 ou 6 meses para se comparar os resultados obtidos e verificar se houve alguma evolução da composição corporal. Contudo, não é feito em balanças comuns, sendo necessárias balanças específicas para este tipo de exame.

As balanças de bioimpedância são construídas com recurso a placas de metal que conduzem um tipo reduzido de corrente elétrica que atravessa todo o corpo da pessoa avaliada. As balanças de bioimpedância mostram, além do peso atual, a quantidade de músculo, gordura, água e até mesmo as calorias que o corpo elimina ao longo do dia, de acordo com o sexo, a altura, a idade e a intensidade da atividade física, que são dados introduzidos na balança.

Como é feito o exame de bioimpedância?

O exame de bioimpedância deve ser feito com a pessoa em pé, em cima de uma balança de bioimpedância para este tipo de análise. Ao subir no aparelho, a pessoa deve pisar um sensor e segurar duas hastes que ajudam na captura das informações por meio de impulsos elétricos que, importante referir, não causam qualquer dor. Essa corrente elétrica, transmitida facilmente pela água, atravessa o corpo – encontrando menor resistência nos tecidos muito hidratados, tais como os músculos.

Todavia, encontra certa resistência ao atravessar gordura e ossos (visto que estes possuem pouca água), então, por conta dessa diferença de resistência nos diferentes tecidos do corpo, a balança calcula um valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água.

É possível aferir o resultado em poucos segundos, contabilizando assim o peso, percentual de gordura, massa magra e como a divisão de massa desses três componentes está presente no corpo.

As balanças de bioimpedância são fiáveis?

Existem algumas condições precisam de ser garantidas antes da realização do exame de bioimpedância, pois apenas assim será possível ter acesso aos valores exatos de massa gorda e massa magra. Entenda o que deverá fazer antes do procedimento:

  • Evitar comer, beber café ou praticar atividades físicas nas 4 horas antes do exame;
  • Ingerir 2 a 4 copos de água duas horas antes do exame;
  • Não consumir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores;
  • Não usar nenhum tipo de cosmético nas mãos e pés para melhor leitura do equipamento;
  • Urinar 30 minutos antes do procedimento;
  • Não frequentar saunas durante as 12 horas que antecedem o exame;
  • As mulheres não podem estar durante o período pré-menstrual ou grávidas;
  • Informar os medicamentos de que estiver a fazer uso;
  • Usar roupas pequenas e de tecido leve para não interferir no exame – geralmente é solicitado que use roupa de banho ou roupa interior.

Caso as instruções acima não sejam seguidas à risca, poderá haver alterações nos resultados obtidos através do exame. Por exemplo, caso não ingira a quantidade de água indicada, o seu corpo poderá não estar suficiente hidratado para facilitar a passagem da corrente elétrica pelos músculos – desta forma, o resultado poderá mostrar um valor de massa gorda maior do que aquela que realmente existe.

Importante: caso sofra com a retenção de líquidos, deverá realizar o exame o mais cedo possível. Além disso, é fundamental que informe o técnico dessa mesma condição, visto que o excesso de água no organismo poderá levar a um aumento da quantidade de massa magra, camuflando assim o verdadeiro resultado.

Quem deve ou não realizar o exame?

O exame de bioimpedância é indicado para aqueles que desejam conhecer a composição do seu corpo em relação à massa magra, gordura e água. Esse exame é muito útil sobretudo para pessoas que estão em processo de emagrecimento, que realizam atividades físicas regulares, bem como para a avaliação nutricional de pacientes com patologias que comprometem a nutrição e a estrutura corporal.

Pessoas com pacemaker, ou que possuam parafusos ou placas metálicas no corpo não devem realizar o exame de bioimpedância. É contraindicado também para as gestantes, visto que o aparelho liberta uma pequena corrente elétrica que atravessa o organismo – por este motivo, o  procedimento pode representar perigo para a mãe e para o bebé.

Que informações são fornecidas pelo exame?

O exame de bioimpedância, ou teste de bioimpedância, como é também conhecido, é um exame bastante detalhado, que fornece os seguintes resultados:

  • peso;
  • altura;
  • Índice de massa corporal (IMC);
  • água intra e extracelular;
  • massa de músculo esquelético;
  • massa de gordura;
  • área de gordura visceral;
  • percentagem de gordura corporal;
  • percentagem de água corporal em cada segmento do corpo;
  • valores de peso e de medidas ideais para a altura;
  • cálculo estimado da taxa metabólica basal;
  • análise comparativa com dados anteriores.

Na posse desses resultados, o médico poderá realizar o diagnóstico de obesidade não apenas pelo critério do índice de massa corporal (IMC), mas também pela percentagem de gordura corporal. O IMC, embora seja utilizado e válido para avaliar e ajudar a definir tratamentos para a obesidade, sendo, inclusive, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), não mede a composição corporal do organismo.

Além disso, o exame de bioimpedância é um ótimo método para fazer o acompanhamento de pacientes em processo de perda de peso, visto que o ideal é que a perda de massa de gordura seja de, pelo menos, 75% do peso total perdido. Com o resultado em mãos, os profissionais de educação física e nutrição conseguem criar uma rotina de exercícios e uma dieta equilibrada, de acordo com os objetivos de cada pessoa.

Que especialista pode realizar o exame?

Este exame poderá ser realizado por profissionais de educação física, por médicos e nutricionistas. São feitos em clínicas especializadas, consultórios e até mesmo em alguns ginásios – desde que com o acompanhamento de um profissional.

Quanto ao custo, este pode variar de acordo com a sua localidade, bem como a partir da escolha do profissional e do segmento. Alguns nutricionistas dispõem de balanças de bioimpedância nos consultórios, estando o valor do exame já incluído no valor da consulta.

Poderão ser solicitados outros exames como hemograma, ultrassonografia da tireoide e exames cardiológicos para complementar e ajudar a mensurar o quadro geral de saúde do paciente.

Importante: o exame de bioimpedância é um grande aliado da sua saúde, seja qual for o seu objetivo (emagrecer, engordar ou aumentar a massa muscular). Com o resultado em mãos, será mais fácil definir estratégias e assim alcançar os objetivos desejados. Contudo, esta análise deverá ser feita apenas com o acompanhamento de um especialista, jamais recorra ao auxílio de curiosos. Cuide-se!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)