A retenção de líquidos é uma condição muito incómoda. Nas mulheres, principalmente, a retenção causa inchaço no corpo. Pernas inchadas no final do dia, marcas da pressão exercida pela roupa ou sapatos, e sensação de “peso” no corpo são apenas alguns sintomas que as pessoas que sofrem da retenção de líquido sentem.
Mas será que é possível evitar esta condição? Em caso afirmativo, como? Para responder a esta e outras perguntas redigimos o presente artigo onde abordamos os principais pontos da retenção de água pelo corpo. Confira!
Quais as causas da retenção de líquidos?
A retenção de líquidos é resultado do excesso de água entre as células do corpo. As mulheres são as mais atingidas por esta condição, ficando mais inchadas não só durante o período menstrual, como também na menopausa. Isto ocorre por conta das fortes alterações hormonais durante estas fases da vida da mulher.
Existem outros fatores que podem causar a retenção de líquidos, nomeadamente:
- Variação da pressão sanguínea;
- Consumo exagerado de proteínas e sais;
- Sedentarismo;
- Disfunções hormonais;
- Uso de alguns medicamentos;
- Má circulação sanguínea;
- Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
- Doenças da tiroide;
- Reações inflamatórias.
Quais os sintomas da retenção de líquidos?
Além do manifesto inchaço causado pela retenção de líquidos, é ainda possível que quem é afetado por esta condição apresente outros sintomas. Entre eles:
- Dores no corpo, principalmente nas áreas inchadas;
- Desconforto intestinal;
- Stress;
- Aparecimento ou agravamento da celulite.
Como é o diagnóstico da retenção de líquidos?
Escusado será dizer que o diagnóstico da retenção de líquidos apenas pode ser feito por um médico. Regra geral, é prescrita a realização de analises clínicas, entre outros exames, para determinar a quantidade de sais e proteínas no sangue. Em alguns casos, poderá ser necessário realizar exames específicos nas áreas afetadas pela retenção de água, de forma a avaliar o estado das veias e artérias.
Após o diagnóstico, o médico deverá indicar qual a melhor forma de tratamento para cada caso. Em alguns, uma mudança nos hábitos alimentares, aliada ao exercício físico, poderá ser suficiente. Em casos mais graves, poderá haver necessidade de recorrer a diuréticos e, possivelmente, a tratamentos estéticos como a drenagem linfática.
Que alimentos propiciam a retenção de líquidos?
Os maus hábitos alimentares podem influenciar a retenção de líquidos. Entre outros, o consumo de alimentos ricos em gorduras e com um alto teor de sal, por exemplo, fazem com que o corpo retenha mais água de forma a diluir o sal. A consequência é o inchaço.
Alimentos que podem propiciar a retenção de líquidos:
- Alimentos com muito sal;
- Produtos com alto teor de sódio;
- Salsicha, salame, presunto e enchidos;
- Álcool, principalmente na cerveja;
- Temperos industrializados;
- Refeições instantâneas;
- Pão, massa e farinhas;
- Sumos artificiais;
- Refrigerantes.
O que fazer para atenuar a retenção de líquidos?
Criar hábitos saudáveis pode ter um importante impacto na atenuação da retenção de líquidos. Por este motivo, recomendamos que:
- No final do dia, deitar-se com as pernas mais elevadas em relação ao corpo;
- Praticar exercício físico, principalmente ciclismos, caminhada e corrida;
- Fazer pequenas pausas durante o horário de trabalho (para se movimentar);
- Alimentação saudável e rica em alimentos diuréticos.
Que alimentos diminuem a retenção de líquidos?
A ingestão de, pelo menos dois litros de água por dia, por exemplo, é algo essencial no “combate” à retenção de líquidos. Acresce que todos os alimentos com propriedades antioxidantes e diuréticas, bem como aqueles ricos em potássio, contribuem para que a retenção de líquidos diminua.
Seguem alguns exemplos:
- Melancia: contém um alto teor de água, o que mantém o corpo hidratado e possui um alto poder diurético;
- Melão: trata-se de uma fruta diurética e possui uma forte ação antioxidante. Além disso, possui um alto nível de potássio que regula os níveis da pressão arterial;
- Abacaxi: possui muitas fibras que melhoram o funcionamento do sistema digestivo. Contém bromelina, uma enzima que auxilia na digestão de alimentos;
- Pera: auxilia na eliminação do excesso de líquidos corporais e possui pectina, uma enzima que regula o açúcar do sangue e ajuda a controlar os níveis de colesterol;
- Maçã: para além de um ótimo diurético natural, possui uma grande quantidade de potássio e vitamina B6;
- Limão: rico em potássio, fibras e vitamina C, o que contribui para o bom funcionamento do corpo;
- Coco: além de uma ótima fruta para se hidratar, a água do coco possui magnésio e potássio, que auxiliam na eliminação de líquidos.
- Legumes, como a batata, o feijão e a abóbora.
Receita de sumo para a retenção de líquidos
Ingredientes:
- ¼ prato de sobremesa de couve, lavada e picada;
- 1 fatia grande de melão;
- 250 ml de água de coco;
- 1 colher de sopa de hortelã picada;
- ¼ de colher de sopa de suco de limão;
- ¼ de uma maçã;
- Gelo.
Preparação: Basta ralar todos os ingredientes no liquidificador até que tudo se misture. Se quiser, acrescente um pouco de adoçante. Beba gelado.
Por fim, referir que o presente artigo não substitui o aconselhamento médico, pretendendo ser um guia genérico para os principais aspetos desta condição.